Consultas

Edição VIII | 02 - Mar . 2004
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Esta seção da revista SEEDnews está sendo coordenada pela equipe da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas. Objetivando responder às inúmeras dúvidas enviadas pelos seus leitores.

 

    Tenho observado que em meu secador estacionário há uma diferença de até cinco pontos percentuais de umidade entre as diferentes camadas de sementes. Como posso resolver isso?

    As sementes são materiais higroscópicos, perdem ou ganham umidade em função da umidade relativa do ar. Nos secadores estacionários, quando se usa umidade relativa muito baixa, as sementes perto da entrada do ar secam a teores muito baixos de umidade, enquanto as sementes mais distantes permanecem com umidade mais alta, propiciando esta diferença de cinco pontos percentuais. A solução é terminar a secagem das sementes com uma umidade relativa mais alta (50 a 60%), para que a diferença de umidade seja minimizada.

 

    Para o meu jardim, costumo comprar sementes de flores em pacotinhos de alumínio. Entretanto, com certa freqüência, constato que, mesmo dentro do período de validade e fazendo um bom preparo da terra, as sementes não germinam (chegando ao índice de zero%). Há explicações para isso?

    Sementes com baixa umidade em embalagens impermeáveis, como é o caso das de alumínio, possuem um potencial de armazenamento geralmente superior a três anos. Em seu caso, pode ter ocorrido uma falta de controle de qualidade da empresa, deixando de verificar a umidade das sementes e sua germinação antes de embalá-las. Entre em contato com quem lhe vendeu a semente.

 




    As sementes de milho híbrido, girassol, sorgo e de muitas hortaliças têm de fato demonstrado através dos anos os seus benefícios, em termos produtivos. Por que na soja ainda não temos sementes híbridas?

    Sementes híbridas de soja, com certeza, terão um desempenho superior às normais, entretanto, o entrave está no processo de produção. Estima- se que no futuro também teremos sementes híbridas desta espécie.

 

    Dizem que o processo de coating é um importante aliado na tecnologia de produção. Atualmente, para as grandes culturas, como milho, o que pode ser indicado?

    O milho é, normalmente, tratado com fungicida e, como é muito atacado por insetos, tudo leva a crer que o processo de coating para essa cultura consistirá num fungicida, inseticida e o polímero para formar o sistema. Realmente, uma semente de milho com coating é uma semente mais protegida e fácil de plantar, destacando-se das demais.

 

    Estou certo de que a classificação de sementes de soja veio ajudar a semeadura, mas tenho dúvidas em termos de terminologia do tamanho das sementes. O que quer dizer uma semente de soja peneira de número seis?

    Seguindo o mesmo princípio que se utiliza para milho, o número da peneira é aquele em que a semente fica retida. Assim, uma peneira 6 corresponde a sementes cujo diâmetro está entre 6,0 e 6,5mm.

 

    Em minhas andanças pelas lavouras de soja no final do ano, observei que muitos campos não se estabeleceram. Havia alguns em que menos de 30% das sementes conseguiram emergir. Poderiam comentar sobre as causas que fazem uma semente não germinar?

    Para germinar, as sementes necessitam de água, temperatura adequada, substrato, e algumas também de luz. Essas condições estando adequadas, temos que verificar a profundidade de semeadura e materiais fitotóxicos. Ultimamente, a fitotoxidade tem sido o principal problema, ocasionado por herbicidas, colocação do adubo muito próximo à semente e dosagens mal formuladas de materiais que são agregados às sementes, como fungicidas e micronutrientes. Há a percepção de que problemas de emergência são ocasionados pela má qualidade da semente, entretanto, isso raramente ocorre, a não ser quando se quer poupar na hora da compra, pois sempre é possível baixar o preço quando se baixa a qualidade.

 

  

    Não ignoro que a semente é um insumo essencial no estabelecimento de uma lavoura. Como posso obter uma semente confiável, pois num comércio tão disputado muitos materiais são oferecidos?

    De forma resumida, uma semente confiável é aquela de uma variedade ou híbrido adaptada e testada, em que sua qualidade foi devidamente determinada e acompanhada. Isso se consegue em sistemas organizados, em que há o devido credenciamento dos produtores e comerciantes de sementes. Um bom sistema, aceito universalmente, é o de certificação de sementes. Ou seja, uma semente certificada é uma semente confiável, o que não quer dizer que não existam outros sistemas.

Compartilhar