Consultas

Edição V | 05 - Set . 2001
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Esta seção da revista SEEDnews está sendo coordenada pela equipe da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas 
 
    1 - Por favor, poderiam explicar o que são sementes de milho híbrido simples, triplo e duplo, pois há uma diferença de preço bastante grande entre eles. 
    A produção de sementes de milho híbrido requer técnicas especiais. Semeia- se, em geral, três partes que funcionarão como mãe, e uma parte que será o pai, e colhe-se para sementes apenas a parte mãe. Assim, aproveitase apenas 75% da área plantada. Para o híbrido simples, semeiam-se dois materiais chamados de linhas puras, que irão cruzar entre si. O híbrido triplo é o cruzamento de um híbrido simples e uma linha pura, enquanto o híbrido duplo é o cruzamento de dois híbridos simples. A diferença de preço está na dificuldade de produzir sementes e no potencial de rendimento – em nosso caso, o maior é do híbrido simples, depois o triplo. 

 
 
    2 - Em relação às diversas fontes de energia que se podem utilizar para aquecer o ar de secagem, gostaria que comentassem sobre o óleo diesel. 
    Tecnicamente, é tão bom como qualquer outro, apenas apresenta um inconveniente nos secadores com tubo central perfurado. Nesses secadores, como o ar tem que passar por pequenos orifícios do tubo central, a fuligem que vem junto tende a obstruir as aberturas, dificultando a passagem do ar e, com isso, afetando o processo de secagem. O ar tem que passar pelas sementes para que ocorra a secagem. 

 
 
    3 - Estou planejando aumentar o armazém, mas estou em dúvida se é ou não aconselhável prever amplas aberturas laterais para facilitar a aeração. 
    Sementes ensacadas e prontas para venda estão secas e limpas, com baixo processo de respiração, não requerendo praticamente que o ar passe por elas. Assim, as aberturas laterais são desnecessárias, e ainda deve-se considerar a possibilidade de entrada de roedores, luz ou pó, danificando a embalagem das sementes. Não esqueça de prever a colocação de ventiladores eólicos (tipo cebola) no teto do armazém. 

 
 
    4 - Desejo ter uma população de 400.000 plantas de soja/ha, e como as sementes são comercializadas por peso e nem todas germinam, como posso fazer para adquirir a quantidade certa de sementes? 
    Em milho, o comércio já é realizado  por número, e cremos que as sementes de soja também estão indo para o mesmo caminho. Considerando um lote de sementes com 90% de germinação e peso de 1000 sementes de 143 gramas, temos o seguinte: 100 : 143 = 7 sem/g ou 1 kg = 7000 sementes; assim, caso todas as sementes germinassem, seriam necessários 400.000 : 7000 = 57 kg. Entretanto, como apenas 90% germinam, devemos fazer uma correção, qual seja: 57 : 0,9 = 63 kg. Dessa maneira, caso as condições de semeadura sejam adequadas, 63 kg de sementes de soja proporcionarão uma população de 400.000 plantas/ha. Caso a semeadura seja pelo sistema direto ou as condições de solo não sejam as melhores, é aconselhável prever um acréscimo na quantidade de sementes a ser utilizada. 
 
 5 - Em nosso estado, o padrão mínimo de germinação para sementes de algodão é 70%; entretanto, como parece que vai faltar semente, há uma forte pressão para que o padrão seja diminuído para 60%. Peço que comentem a respeito. 
 Primeiro, 70% já não é um alto padrão, e ao baixar para 60%, a situação se complica um pouco. Entretanto, para situações de baixa tecnologia, em que as sementes são plantadas em covas e os agricultores fazem um desbaste posterior, o problema dos lotes de baixa qualidade é minimizado, pois mesmo em lotes com 60% de germinação encontram- se sementes que vão originar plântulas de alto vigor. 
 
 6 - Muito tem se falado sobre colheita em termos de perdas e qualidade de produto. Qual é o melhor parâmetro a ser utilizado para dar início ao processo de colheita? 
 Mesmo quando o produto é destinado para grãos e não para sementes, utiliza- se o grau de umidade do produto para verificar se o mesmo pode ser colhido. Utilizando soja como exemplo, recomenda-se iniciar a colheita quando a umidade da semente estiver entre 17- 18%. No caso de grãos, o produto pode ficar um pouco mais na lavoura, colhendo- se quando a umidade estiver entre 12-15%, isso para evitar a secagem do produto. Além da umidade, há o aspecto visual, sendo recomendável que se tenha junto algumas sementes verdes, pois isso indica que o campo não está “passado”. 
 
 7 - Outro dia, presenciei uma discussão sobre o significado de sementes informais e sementes para consumo próprio. Por favor, poderiam comentar a respeito? 
 Consideram-se sementes informais aquelas que são comercializadas sem um padrão de qualidade e que não passaram pelos processos tradicionais de produção de sementes. São também chamadas de sementes piratas. Por outro lado, para consumo próprio são aquelas que o produtor separa da produção de grãos para utilizar na próxima safra como semente. 

Compartilhar