A Cultura do Arroz

Edição V | 05 - Set . 2001
James Delouche-JCDelouche@aol.com
A cultura do Arroz
    O arroz é minha cultura preferida. Sou fascinado pelo seu cultivo, tanto no sentido antropológico, como no agrícola. O cultivo dos tipos de arroz “selvagens” iniciaram, provavelmente, na Índia, há cerca de 10.000 anos, sendo que sua domesticação ocorreu primeiro na China. Para as grandes populações de seu ambiente ancestral, a Ásia, o arroz representa vida e, praticamente, toda a dieta das pessoas e muito das suas esperanças. Nas lendas asiáticas, o arroz é uma cultura sagrada, um presente dos deuses. Em algumas regiões da Ásia, as pessoas ainda costumam se cumprimentar com a pergunta: “Tem comido seu arroz?”. O arroz é a principal fonte de alimentação para cerca de 40% da população mundial. Embora seja o segundo, depois do trigo, em área global cultivada, produz mais calorias por unidade de área do que qualquer outra cultura.
 Origem e tipos de arroz 
Existem ao redor de 20 espécies de Oryza, o gênero do arroz. Somente duas delas são cultivadas, Oryza sativa, a espécie asiática e mais importante, e O. glaberrima, a espécie africana, que vem sendo substituída pela O. sativa . Existem três raças de O. sativa em cultivo: indica, japonica e javanica. Os arrozes indica, os mais cultivados, são nativos para zonas úmidas dos trópicos e subtrópicos da Ásia; enquanto os arrozes japonica são principalmente limitados às áreas temperadas e sub-tropicais na Ásia; sendo os javanica, cultivados na Indonésia. O arroz é cultivado em mais de 100 países na Ásia, África, Américas do Norte e do Sul, Europa e Oceania, sendo que a China e a Índia produzem mais da metade do arroz mundial.
Sistemas de Cultivo 
    A cultura do arroz é classificada em termos de fonte de água utilizada - sequeiro ou irrigação, e práticas de manejo do solo e da água. A diversidade de condições sob as quais o arroz é cultivado é quase inacreditável. Existem cinco diferentes sistemas de cultivo baseados apenas na fonte e profundidade da água: arroz de terras altas, cultivado com o uso da água da chuva, até o arroz flutuante, com profundidades de água de 5 a 6 m. De forma interessante, a Zizana aquatica , uma espécie de gramínea selvagem da América do Norte que produz um grão comestível delicioso, desenvolve-se em águas frias relativamente profundas e é chamado “arroz selvagem”, embora não seja  intimamente relacionado ao arroz.


A diversidade no arroz 
não se manifesta apenas 
em sua extrema 
adaptabilidade à 
profundidade de água. 
Muitos métodos são 
utilizados no 
estabelecimento da cultura.




    Quanto à semeadura, temos o arroz de terras altas, que é semeado em linhas; o arroz de terras baixas, irrigado ou com uso de água da chuva, que é principalmente transplantado para solo enlameado nas principais áreas de cultivo de arroz da Ásia, enquanto nas áreas de produção altamente mecanizadas na Austrália, EUA, Brasil, Colômbia, o plantio é realizado através de semeadura mecânica em solos secos preparados. Na Califórnia, contudo, o método comum de plantio é espalhar as sementes por via aérea sobre os campos com uma pequena camada de água. As sementes utilizadas na semeadura aérea são geralmente pré-germinadas.
Diversidade do arroz 
    Existe também extrema diversidade no grão e nos produtos do grão. O mercado reconhece quatro classes de grãos baseado primariamente no comprimento dos mesmos: extra longo, longo, médio e curto. Baseado no processamento, existe arroz marrom, arroz branco, arroz parboilizado e arroz fermentado. Existem ainda arrozes glutinizados, aromáticos, e com cores de pericarpo variando de vermelho a branco. Periodicamente, gosto de visitar as seções de arroz e massa no supermercado para examinar a quase ilimitada variedade de produtos disponíveis, Geralmente, meu apetite fica tão estimulado que não resisto e compro alguns dos produtos novos ou exóticos, que minha esposa, Shirley, prepara, dependendo de seu humor.
Arroz vermelho 
    Sou também fascinado pelo arroz vermelho, que é um arroz daninho, especialmente problemático na produção de arroz onde se utiliza semeadura direta. É chamado de arroz vermelho devido à pigmentação vermelha do pericarpo. Ele pode cruzar-se com cultivares, o que ocorre continuamente, criando híbridos que são inadvertidamente selecionados pelo homem de forma a ficarem semelhantes ao tipo das cultivares em produção. O arroz vermelho é certamente uma das invasoras padrão. As características que contribuem para seu hábito daninho são rigorosamente preservadas, enquanto outras características gradualmente tornam-se mais e mais iguais àquelas das cultivares dominantes. O arroz vermelho debulha com facilidade, de forma que a maior parte das sementes cai no solo, sendo que as sementes são de vida longa e apresentam alto vigor. Ainda, são cultivados arrozes de pericarpo vermelho em alguns países para certas ocasiões e cerimônias. Lembro que no Haiti era produzido um tipo de arroz vermelho devido ao fato de ser considerado como um alimento de desmame muito bom para crianças. Quando começo a falar sobre arroz vermelho, tenho muita dificuldade em parar. Porém, vou parar, por enquanto, com a promessa de que em futuro ensaio, ou ensaios, vou divulgar tudo que sei sobre o assunto. Portanto, seja paciente.

Compartilhar