Consultas

Edição IV | 06 - Nov . 2000
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Esta seção da revista SEEDNews está sendo coordenada pela equipe da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas 
 
    Estou confuso com o tamanho da semente de soja que estão ofertando no mercado. Há várias denominações e não sei o que significam. Poderiam explicar o que está acontecendo? 
    A semente de soja pode ser classificada de acordo com a largura (utilizando peneiras de furos redondos) ou pela espessura (utilizando peneiras de furos oblongos) e, além disso, dentro de cada uma pode utilizar várias peneiras, dependendo da variedade e do ano de produção. Assim, para melhor entender, é bom olhar sempre o peso de 1.000 sementes e que tipo de peneira foi classificada, redonda ou oblonga. A de perfuração oblonga faz um trabalho melhor, apresentando menor variação de tamanho dentro do lote de sementes. Há um movimento para padronizar as especificações. 

 
    Como posso observar o efeito da densidade de uma semente na sua qualidade fisiológica, pois estou cansado de escutar que o arroz mais pesado é melhor? 
    Há um processo que os chineses utilizam para separar o arroz bom do ruim, que consiste em preparar um balde com água e misturar sal até que um ovo de galinha fique boiando. Neste ponto, colocam-se as sementes de arroz. As que ficam em cima da água são as ruins, enquanto as que vão para baixo são as boas. Para confirmar é só colocar para germinar; as boas (pesadas) em três dias já estarão emitindo a radícula, enquanto as outras não. A densidade (peso específico) é a propriedade física que melhor se relaciona com a qualidade fisiológica das sementes. 

 
    Compreendo que sementes de alto vigor apresentem uma germinação maior em condições de campo do que aquelas de baixo vigor, porém a utilização de sementes de alto vigor leva também a um aumento de produtividade ? 
    Sim, a utilização de sementes de alto vigor leva, realmente, a um aumento na produtividade. Sementes de alta qualidade vão originar um estande inicial uniforme, o que não ocorre com sementes de baixo vigor. Esta uniformidade leva a um melhor aproveitamento da luz, da água e nutrientes do solo, o que, conseqüentemente, leva ao desenvolvimento de plantas mais vigorosas e resistentes. Estas plantas apresentam uma maior área foliar e, desta forma, maior superfície fotossintética, o que resulta em uma maior produtividade. 

 
    O que as plantas transgênicas podem trazer de novo em termos nutricionais? 
    As plantas transgênicas podem ter incorporadas importantes qualidades nutricionais que a planta original, não modificada geneticamente, não apresenta. Já é uma realidade o arroz enriquecido com vitamina A, assim como a soja com maior nível de aminoácidos. Está sendo desenvolvida a soja transgênica, da qual pode ser produzido óleo com as características nutritivas do azeite de oliva. 

 
    Por favor, vocês podem me explicar o que vem a ser peso volumétrico ? Fui informado de que o milho pesa 770 Kg/m3 e o arroz, somente 580 Kg/m3. Por que ocorre esta diferença ? 
    O peso volumétrico vem a ser o peso de um material colocado em determinado volume, que neste caso é o metro cúbico. Este peso depende principalmente do tipo de semente (as palhentas pesam menos porque não se acomodam bem), do tamanho da semente (as menores, como deixam menos espaço entre si, pesam mais), e da umidade das sementes. No caso do arroz, seu peso específico é menor porque a lema e a pálea que recobrem a semente deixam um espaço vazio, o que não acontece com o milho. 

 
    Tem se falado muito em vigor, entretanto, apesar de já existirem alguns testes praticamente padronizados, como o de frio para o milho e o de envelhecimento acelerado para a soja, ainda não existe obrigatoriedade de seu uso. No caso de começar a haver esta obrigatoriedade, como será determinado o período de validade dos testes de vigor? 
    Esta é uma pergunta difícil de ser respondida, no entanto, podemos afirmar que deverá ser um período de validade menor do que o do teste de germinação. No momento, a obrigatoriedade do teste de vigor ainda está longe de acontecer, porém seu uso para comparação entre lotes e também para o agricultor realizar, pouco antes da semeadura, já é uma realidade. 

 
    No artigo sobre o retrato dos produtores de sementes do Rio Grande do Sul, publicado na SEEDNews ano IV, nº 5, é comentado que cerca de 30% dos produtores de sementes do estado vão sair do mercado. Por que esta previsão? 
    Os produtores que provavelmente sairão do mercado são aqueles que não estão relacionados com programas de melhoramento vegetal e nem com associações de classe, agregando-se a isso a falta de escala, problemas de gestão e inovações tecnológicas. Em síntese, são ótimos agricultores, porém não evoluíram para a nova realidade da produção de sementes, a qual envolve uma série de atitudes. 

Compartilhar