Consultas

Edição IV | 05 - Set . 2000
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Esta seção da revista SEEDnews está sendo coordenada pela equipe da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas 
 
    Fui informado de que o teste de tetrazólio não detecta danificações mecânicas em sementes de milho. Por que isso ocorre? 
    Na realidade, o teste de tetrazólio pode, através de reação do sal de tetrazólio com enzimas presentes nos tecidos vivos da semente, detectar alterações apenas nos tecidos que apresentem tal atividade enzimática, ou seja, tecidos vivos. Como o endosperma da semente de milho é um tecido de reserva nutritiva, não vivo, o teste de tetrazólio não vai detectar danos sofridos por tais tecidos. Porém, se o embrião da semente, que é um tecido vivo, for danificado, isto será perfeitamente visível no teste de tetrazólio. 
 

    O que vem a ser a transilagem? 
    A transilagem nada mais é do que a transferência das sementes ou grãos de um silo para outro. É uma forma de arejamento da massa de sementes, reduzindo sua temperatura e eliminando as “bolsas” de calor que porventura tenham se formado. Além de ser apenas uma solução momentânea, porque o foco de aquecimento dilui-se em vários pequenos focos que podem aumentar com o tempo, não é muito eficiente porque as sementes passam através do ar por um período de tempo reduzido, não suficiente para um arejamento satisfatório. 
 

    Tenho observado em sementes de soja que os lotes nunca são superiores a 20 t ou 500 sacos de 40 kg. Recebi a explicação de que isso era para que as sementes dentro de um mesmo lote apresentassem qualidade similar dentro de uma certa tolerância. Como se explica que os produtores de sementes utilizem silos com até 1000 t para armazenar suas sementes? 
    Por lei as sementes podem ser separadas em lotes no momento da limpeza e classificação, oportunidade em que a cada 20 t (no máximo) ou 500 sacos de 40 kg, recebem um código. Entretanto, com a conscientização cada vez maior da importância da qualidade da semente, os produtores de sementes estão implementando um rígido controle interno de qualidade para não misturar sementes com qualidade diferente e, ao mesmo tempo, adquirindo silos menores para não misturar muitas sementes. 
 

    As sementes para serem comercializadas necessitam ter um mínimo de qualidade e este padrão mínimo varia entre estados dentro do país e entre países. Assim, quais são os padrões da ISTA para essa situação? 
    A ISTA é uma associação internacional sobre procedimentos para análise de sementes, que padroniza internacionalmente os procedimentos para o teste de germinação, pureza, etc, e não se envolve com padrões de qualidade. Os padrões são estabelecidos por lei ou normas em cada país ou estado. 
 
    Com relação à matéria sobre armazenamento publicada na SEEDnews ano 4, número 04, gostaria que comentassem algo mais sobre a velocidade do equilíbrio higroscópico da semente com o meio ambiente. 
    Como foi explicado, a semente é um material higroscópico, ou seja, perde ou ganha umidade em função da temperatura e umidade relativa (UR) do ar. Assim, para sementes de milho a 250 C e 70% UR a semente entra em equilíbrio a 13,4% de umidade. Entretanto, esse equilíbrio será rápido se o ar passar rapidamente pelas sementes e será lento se o ar tiver dificuldades de passar. Como exemplo: as sementes ensacadas dentro de uma pilha demoram meses para entrarem em equilíbrio, quer para ganhar ou perder umidade. 
 
 
    O artigo sobre quanto vale o vigor, ilustrado com sementes de arroz, publicado na última SEEDnews, realmente evidencia o quanto valem as sementes de alta qualidade. Entretanto, porque os agricultores ainda não buscam essas sementes? 
    O agricultor, de uma forma geral, conhece muito bem as características agronômicas de uma variedade, pois foi exposto à tal análise por muitos anos nos dias de campo e nos fôlderes sobre os novos materiais, o que não ocorria com relação à qualidade das sementes. Felizmente, vem se observando que atualmente, durante os dias de campo, a qualidade da semente já está recebendo a devida atenção. E, considerando que o agricultor é um bom aluno, em pouco tempo estará exigindo sementes de alta qualidade comprovada) para estabelecer sua lavoura. 
 

    Sou produtor de sementes de arroz e gostaria de saber a qualidade das mesmas o quanto antes, para programar a comercialização. Entretanto, como possuem
 dormência por até 4-5 meses após a colheita, como posso fazer? 
    As sementes de arroz podem ter a sua dormência superada colocando-as a 500 C por 4 dias. Porém algumas variedades possuem uma dormência mais profunda e essa exposição não é suficiente, requerendo que se aumente a temperatura para 55 ou mesmo 600 C. Para a determinação correta da qualidade das sementes deve-se enviá-las à um laboratório de análise de sementes, onde são realizados os procedimentos necessários para tal fim, inclusive tratamentos para superação da dormência. 

Compartilhar