Produzindo Sementes de Alta Qualidade

Edição IV | 05 - Set . 2000
James Delouche-JCDelouche@aol.com
   O componente genético é um importante determinante do desempenho das sementes, porém não é o único! Se a semente não germina ou produz uma plântula fraca, o componente genético não pode ser totalmente expresso em termos de desenvolvimento da planta, qualidade e quantidade de produção.
     O foco da pesquisa sobre o componente genético não leva em conta que a genética de alta tecnologia das variedades de novos cultivos está dentro de um sistema de entrega - a semente, que tem mudado pouco desde os tipos ancestrais. Na realidade, as mudanças que ocorreram na semente têm geralmente tornado-as mais vulneráveis a fatores que afetam adversamente sua qualidade fisiológica. É necessário que haja um ressurgimento de atenção para os atributos fisiológicos e físicos da qualidade de sementes, devendo-se compreender os fatores que determinam os níveis dos mesmos.

     Influência do ambiente
    A concentração da produção de sementes de algumas culturas em áreas específicas de um país é um testemunho convincente da influência dos atributos climáticos do meio ambiente na produção e qualidade das sementes. Nos EUA, grande quantidade das sementes de espécies de forrageiras de clima temperado e gramíneas é produzida na região do Pacífico Noroeste, sendo distribuídas para serem utilizadas em outras regiões e outros países, com climas bastante diferentes. A razão para esta situação é a condição climática quase perfeita existente no Pacífico Noroeste para produção de sementes de qualidade de muitas espécies de gramíneas de estação temperada ou fria: período de crescimento em época de temperatura baixa com bastante chuva, e condições quentes e secas na época de maturação e colheita, o que é ideal para manter a qualidade durante as operações que envolvem corte, secagem a campo e debulha.
     A melhor região para a produção de sementes seria um deserto irrigado, o tipo de região que tivesse bom solo, porém pouca ou nenhuma chuva, tais como as áreas áridas, irrigadas, na Califórnia e no Arizona (EUA), norte da África, noroeste da China, Chile, e várias localidades na Austrália. Estas regiões vêm se tornando importantes produtoras e fornecedoras de sementes de hortaliças, flores e leguminosas forrageiras.
     Baixa umidade, chuva mínima e temperatura favorável reduzem a incidência e disseminação de doenças transmitidas por sementes, bem como os riscos associados com as intempéries durante o período do final da maturação e colheita.

     “Bons solos, suprimento de água controlado por meio de irrigação, e dias de sol brilhante, garantem altas produções e alta qualidade de sementes.”

    Um exemplo da influência do componente climático do meio ambiente sobre a produção de sementes é a mudança do local de produção de sementes de algodão da região úmida e chuvosa do sudeste e meio-sul dos EUA para as áreas áridas, irrigadas no sudoeste. A produção de sementes de algodão no cinturão úmido dos EUA sempre foi arriscada e a qualidade das sementes produzidas era geralmente medíocre. Felizmente, algumas das mesmas variedades cultivadas na área úmida de algodão foram também cultivadas nas áreas áridas, irrigadas, do Arizona e outros estados do sudoeste. Quando agricultores de área úmida utilizaram sementes produzidas na região árida, ficaram atônitos com seu desempenho. As sementes do oeste germinaram e as plântulas emergiram muito mais rápida e uniformemente do que aquelas produzidas localmente, o que fez com que fosse mudada a produção de sementes para o Arizona e outras regiões áridas.
   O principal efeito do clima sobre a produção de sementes de qualidade envolve a deterioração das sementes durante a pós-maturação, pré-colheita, como um resultado da chuva freqüente, alta umidade e temperatura alta, que causam a deterioração a campo, fator de risco mais comum e importante na produção de sementes de qualidade.

     Influência dos fatores não climáticos
    Outros fatores, além dos componentes climáticos do meio ambiente, são também importantes na escolha do local da produção de sementes. A produção de algumas espécies de sementes teria sido impossível sem a presença de alguns elementos específicos do ambiente. A localização da produção de sementes de híbridos de hortaliças e de ornamentais no Japão, Taiwan, Índia, Tailândia e China foi determinada pela abundância e baixo custo da mão-de-obra para a polinização manual e controlada. Da mesma forma, a Índia e o Paquistão são os dois únicos principais produtores de algodão híbrido, considerando o trabalho manual envolvido na polinização cruzada e colheita.
     São muitas as vantagens de produzir- se sementes em áreas especialmente adaptadas à sua produção. Infelizmente, áreas favorecidas freqüentemente não são disponíveis em muitos países, afinal, não são todos que têm acesso a um deserto irrigado! Em tais casos, os fatores que afetam a qualidade das sementes necessitam ser identificados e avaliada sua importância relativa, permitindo o desenvolvimento de estratégias para obtenção e manutenção da qualidade das sementes.

Compartilhar