Consultas

Edição IV | 03 - Mai . 2000
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Esta seção da revista SEEDnews está sendo coordenada pela equipe da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas. 
 
 
    Resolvi plantar uma lavoura com a abóbora Tetsukabuto e, seguindo a orientação de um vizinho, plantei junto algumas covas de abóbora comum. O resultado foi que praticamente não houve produção da abóbora. O que pode ter ocorrido? 
    A abóbora Tetsukabuto produz plantas macho-estéreis, necessitando assim de um outro tipo de abóbora comum para fazer a polinização. Para uma boa frutificação, deve haver bastante pólen e as flores estarem maduras ao mesmo tempo. No seu caso, é provável que tenha ocorrido falta de pólen pelo baixo número de abóbora comum, ou as flores não amadureceram ao mesmo tempo – em geral planta-se a abóbora comum duas a três semanas antes da Tetsukabuto. É fácil verificar se foi por falta de polinização pelo número de abóboras comuns que ficou na lavoura. 
 
    Fui procurado para fornecer um laudo técnico sobre uma lavoura que sofreu fitotoxidade devido à aplicação de herbicida, por problemas de deriva; como posso caracterizar se houve danos na produção? 
    Dimensione a área afetada para saber a grandeza do problema. Depois, determine, por amostragem, a produção das duas áreas, utilizando os parâmetros dos componentes de produção, quais sejam: panículas/m²; sementes/panícula e peso de mil sementes. Não se esqueça de realizar as amostragens em vários pontos, para uma maior confiabilidade. 
 
 
    Temos uma variedade de arroz com alta demanda de sementes, e, para não faltar, vamos fazer uma multiplicação na região tropical brasileira. Sabendo que o arroz possui dormência, que método de superação posso utilizar? 
    O método que melhor resultado tem apresentado é o do hipoclorito de sódio. Deixa-se as sementes imersas em água com 0,025% de hipoclorito por 16 horas. É bom realizar isso momentos antes da semeadura. 
 
    Tenho entendido que o registro de uma variedade é válido para todo território nacional; isto quer dizer que a mesma tem permissão, por lei, para ser cultivada em qualquer estado da União. Então, para que ainda existem, em algumas regiões, uma comissão para recomendação de cultivares? 
    O desempenho de uma variedade é função do ambiente e de sua carga genética, assim, apesar de não serem obrigatórias, as comissões prestam um bom serviço, indicando quais as melhores variedades para um determinado local. 
 
 
    Este ano tivemos que colher o milho com umidade entre 35-40%. Será que devemos ter algum cuidado especial? 
    É provável que uma pequena percentagem de espigas tenham sido colhidas com umidade de suas sementes superior a 40% e essas, caso a secagem tenha sido rápida ou tenha demorado para começar, poderão ter sido afetadas em sua qualidade fisiológica. Sugere-se que essas sementes sejam separadas em lotes menores e sua qualidade testada a cada dois meses para evitar qualquer surpresa desagradável. 
 
    Com a disponibilidade de gás, que o Brasil está comprando da Bolívia, estou planejando trocar minha fonte de calor do secador por esse combustível. Há alguma precaução a tomar com essa fonte de energia? 
    A secagem é função do fluxo de ar, da umidade relativa, e em menor escala, da temperatura. O gás é uma das melhores fontes de energia, pois é limpa e a temperatura que se deseja utilizar para secar, tanto a semente como o grão, é de fácil controle. Uma vez ajustado, o tamanho e a intensidade da chama e a mistura de ar frio, praticamente não necessitam de maiores cuidados. Você está no caminho certo. 
 
    Pela matéria da SEEDnews 4 no 2, em que a semente de soja se faz no campo, constatei que o potássio é elemento que melhora a qualidade da semente, em especial a sanitária. Há outros elementos que merecem atenção? 
    Para soja, fósforo e cálcio também são importantes. Sementes ricas em fósforo irão produzir plantas com maior potencial de rendimento e o cálcio fará com que o tegumento da semente de soja seja mais resistente à danificação mecânica. As sementes oriundas de uma planta bem nutrida terão um melhor desempenho. Visualiza-se que no futuro também iremos analisar rotineiramente a composição química de uma semente. 
 
    Na minha região está havendo demanda por uma variedade criada num país vizinho. Sou produtor de sementes e gostaria de atender meus clientes. Como posso fazer para produzir sementes dessa variedade? 
    Primeiro, você deverá consultar o Serviço Nacional de Proteção de Cultivares ou o órgão de seu estado que atua como agência de certificação e/ou fiscalização de sementes, para verificar se a variedade está registrada para cultivo. Em caso positivo e não estando protegida, você estará livre para a produção. Caso seja uma variedade protegida deverá obter licença do obtentor antes de começar todo processo de produção. Bons negócios. 
 
    Instalei 10 ha de pastagem, gastando um bom dinheiro; entretanto, para minha surpresa, apareceu muita coisa em meu campo, exceto a forrageira. O que deve ter ocorrido? 
    Você comprou sementes de baixa qualidade de alguém que provavelmente não mais encontrará. Apesar do negócio com sementes de forrageiras estar melhorando, ainda há inescrupulosos atuando no mercado. Sugere-se que da próxima vez que comprar semente, o faça de empresas com tradição no mercado e de alguém que se encontre com facilidade. 

Compartilhar