Consultas

Edição I | 01 - Set . 1997
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Qual a diferença entre pureza e o valor cultural?

    A pureza é fornecida em função  da quantidade de material “indesejável” no lote de sementes, enquanto o valor cultural é obtido multiplicando a percentagem de pureza pela percentagem de germinação e dividindo por 100. O valor cultural é, em geral, utilizado para forrageiras com baixo percentual de pureza .

     

    Por que soja com sementes grandes em geral possuem menor qualidade?

    Sementes de soja possuem uma delicada proteção natural que é o tegumento (casca) e as grandes danificam-se com maior facilidade, perdendo essa proteção.

 

    Em palavras simples, o que é vigor de sementes?

    O teste de germinação é realizado fornecendo às sementes as melhores condições de temperatura, água, substrato e oxigênio. Entretanto, quando a semente é levada para o campo, dificilmente as condições são ótimas para germinar. Assim, desenvolveram-se métodos de vigor para verificar a capacidade das sementes também vencerem as condições adversas do solo como baixa temperatura, pouca ou muita água e alta profundidade de semeadura. Vigor é a capacidade das sementes estabelecerem se em um amplo espectro de condições do solo.


     Pode-se utilizar com sucesso uma semente que sobrou do ano anterior?

    Nem sempre, pois depende de como foram armazenadas. Sementes em bancos de germoplasma podem permanecer vivas por 50 anos. Porém comercialmente poucas sementes resistem de um ano para outro. Exceto as de arroz e de milho, quando colocadas a tempo em quarto frio.


    O tamanho da semente possui relação com a qualidade fisiológica ?

Muitas pesquisas já foram realizadas sobre esse assunto. Entretanto, de uma forma geral, retirando as sementes bem pequenas(mal formadas), as outras que permanecem no lote praticamente não apresentam diferença na qualidade fisiológica. Há situações, como em sementes de soja grandes, em que elas podem ser danificadas mecanicamente com maior facilidade. As sementes de milho e soja são classificadas em tamanhos para proporcionar uma melhor semeadura.

  

    Por que toda semente de milho híbrido é tratada?

    Primeiro, porque é uma semente muito valiosa e as empresas procuram obter germinação acima de 95% e que nenhuma seja atacada por gorgulho. Uma outra explicação é mercadológica, pois há uma cultura popular de que semente tratada é de alta qualidade.

 

    Por que as sementes custam tanto?

    Na realidade, no Brasil, as sementes são até baratas. Poucas são as que atingem duas vezes o valor do grão. As sementes de milho híbrido custam algumas vezes mais do que o grão, porém a produção é bastante dispendiosa, envolvendo a pesquisa, isolamento, despendoamento e o descarte, entre outras despesas.

 

    Com a lei de proteção de cultivares, o agricultor poderá guardar sua semente para a safra seguinte, sem necessidade de pagar a alguém?

    Pode. Mas se vender parte para o vizinho deverá pagar alguma coisa para quem criou a cultivar. Com a iminente entrada no comércio de sementes transgênicas, não se sabe ainda como as empresas de sementes irão administrar o assunto.

 

    Por que se recomenda em algumas sementes de hortaliças esfregá-las com um pouco de areia?

    As sementes, para germinar, necessitam absorver água. E como algumas sementes possuem a casca impermeável, é necessário arranhá-la, danificar essa proteção antes de colocá-la no solo. Esse processo deve ser realizado momentos antes da semeadura, pois com a casca rompida a semente fica sem a proteção natural, deteriorando rapidamente.

 

    Por que as sementes de hortaliças e flores são colocadas em latas ou envelopes de alumínio?

    Para que não absorvam água, pois quanto mais baixa for a umidade das sementes maior é o tempo que permanecem vivas. Uma vez aberta a lata ou o envelope de alumínio, as sementes absorvem água e com isso começam a respirar mais depressa, diminuindo seu potencial de vida.

 

    Por que é tão difícil um lote de sementes apresentar 100% de germinação?

    A causa principal é que na maioria das espécies a maturação não ocorre toda ao mesmo tempo. Assim, ou se colhe algumas sementes verdes ou se colhem todas as sementes maduras, com algumas já deterioradas junto. A colheita é um dos gargalos na obtenção de sementes de alta qualidade.

 

    Tenho ouvido que algumas empresas de sementes possuem o Certificado ISO 9002. O que isso significa?

   Esse certificado atesta que uma determinada empresa utiliza um processo perfeitamente dominado pelos seus funcionários para obtenção de suas sementes. Envolve, entre outros aspectos, o registro de dados e domínio do processo tecnológico (produção, secagem,beneficiamento, armazenamento, testes de qualidade, comércio, pessoal).

Compartilhar