Consultas

Edição II | 02 - Mar . 1998
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br
    O que vem a ser deterioração de campo?
Quando a semente, uma vez madura, é deixada no campo, diversos fatores fazem com que ela perca sua qualidade. Os mais comuns são o excesso de umidade, altas temperaturas e o ataque de insetos e microorganismos. E é a este processo que os cientistas chamam de deterioração de campo.



 
    Observei, nas primeiras horas da manhã, que muitas vezes as plantas estão molhadas. Quanto dessa umidade pode passar para as sementes, falando especificamente de soja?
Há registros mostrando que a umidade da manhã pode chegar a ser cinco pontos percentuais maior do que a registrada à tarde. Ocorrendo isso muitas vezes, a casca da sementes vai enrugar no lado oposto do hilo.
 
    Para evitar a deterioração da semente de soja no campo, com que taxa de umidade devo colhê-la?
Esta semente atinge sua máxima qualidade quando a umidade atinge os 50 a 55%. Entretanto, para ser colhida mecanicamente, a soja deve estar com umidade inferior a 20%. Isso faz com que o processo de trilha seja mais eficiente.
 
 
    Como posso saber se as perdas de sementes na minha lavoura estão em níveis aceitáveis?
Com os avanços da tecnologia de colheitadeiras, tipos de plantas e possibilidade de treinamento de pessoal, considera-se 1% como uma perda razoável. Verifica-se esse percentual contando todas as sementes em uma faixa que abrange a largura da colheitadeira. Como um saco tem 60Kg, e um quilo significa
 Numericamente 800 sementes, podemos afirmar que 48 sementes/m2 equivale a um saco por hectare.
 
 
    Dedico-me à produção de sementes de arroz, comercializando da mesma forma o grão. Mas tenho recebido muitos descontos pelo baixo rendimento de engenho de meu arroz, como posso reduzir esse problema?
    O primeiro passo é colhê-lo assim que a umidade das sementes atingir os 20-24%. Assim sofrerão menos com o orvalho da noite. Outra medida importante é adotar um processo de secagem com temperaturas crescentes. Normalmente, o arroz fissura pela grande diferença de umidade dentro do grão e entre o grão e o ar.
 




 
    O que é tecnologia limpa?
    Devido aos problemas que os poluentes podem causar na qualidade de vida dos homens, procura-se utilizar tecnologias que livrem as cidades dos males causados pelos subprodutos da semente. Por isso o nome Tecnologias Limpas.
 
    Tenho escutado com frequência o termo commodit, o que significa?
    Em linguagem simples quer dizer algo comum, que muitas pessoas têm. No Brasil, as principais commodities são soja, milho, feijão, algodão, café e arroz. Esses produtos são negociados em bolsas de valores, sendo que a soja é nos Estado Unidos, pela Bolsa de Chicago. Nestes casos, quem põe o preço no produto é o comprador, e a barganha do agricultor passa a ser o volume de produção e a época de venda.
 
    É comum ouvir homens de negócios referindo-se ao preço FOB de alguma mercadoria. A que se referem?
    Este é o preço do produto colocado geralmente num porto, livre do frete, impostos e custos portuários. FOB (Free on board)
     
    Por causa das chuvas na colheita do trigo fiquei com dúvidas para a próxima safra: é melhor usar as sementes produzidas em condições desfavoráveis em 97 ou as bem armazenas, mas da safra de 96?
    As sementes sempre sofrem  um pouco com o armazenamento. Contudo, no caso do trigo, arroz e milho o decréscimo para efeitos práticos, pode ser desconsiderado. Assim, é melhor utilizar a semente de alta qualidade, mesmo que colhida em 1996.
 
    Costumo colher meu arroz com umidade ao redor de 20% e entregá-lo na cooperativa. Lá, depois de pesar, eles descontam mais de 7% do peso. Por que isso, considerando que a diferença entre 20 e 13 é 7?
    Quando o produto é seco, somente a água sai do grão, permanecendo igual a quantidade de matéria seca. Assim, em vez de calcular por uma regra de três, devemos fazer um cálculo utilizando a seguinte igualdade: Peso Inicial X (100 – Umidade Inicial) = Peso Final X (100 - Umidade Final). O resultado, no caso, será de 8.05%.
 
    Possuo problemas em minha lavoura de soja com o nematoide do cisto. Quanto tempo ainda vai levar para que tenhamos uma variedade resistente a ele?
    Uma vez desenvolvida a variedade resistente, é preciso testá-la e reproduzi-la em escala suficiente para comercializar. Todo o processo, com a tecnologia atual, leva uns oito anos.
Compartilhar