Consultas

Edição III | 03 - Mai . 1999
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Trabalho numa cooperativa em que se recebe bastante trigo para industrialização. Com o consumidor cada vez mais exigente em relação ao produto que compra, começamos a ter dificuldades de colocar nossa farinha. Analisando a situação, constatamos que aparentemente nossa farinha é de alta qualidade; entretanto, uma vez umedecida, aparecem pontos negros, provenientes da contaminação com sementes de aveia preta. Como podemos resolver essa situação? 
    O caminho é utilizar o mesmo processo que os produtores de sementes usam, qual seja, passar o produto pela máquina de ar e peneiras, cilindro separador e mesa de gravidade. 

    Possuo secadores estacionários com distribuição radial do ar e tenho observado que no final da secagem aparece uma grande diferença de umidade entre as sementes que estão perto do tubo, em relação às outras. Por favor, comente sobre esse inconveniente. 
    Na secagem estacionária ocorre uma frente de secagem em que as sementes começam a secar do local onde o ar está entrando, para ir progredindo até onde o ar está saindo do secador. Nesse processo, aceita-se uma diferença de umidade, entre camadas de sementes, de até 1-2%. Para conseguir esse resultado, a umidade do ar de secagem tem que estar entre 40 e 70%. 

    Coloquei dentro de um silo 800 toneladas de arroz com 19% de umidade, e agora, 3 semanas depois, observo que a semente está ainda com 17% e os grãos descascados estão começando a apresentar mofo. O que ainda posso fazer? 
    Primeiramente, você não deveria ter enchido o silo com sementes a 19% de umidade. Entretanto, para minimizar os efeitos, deve ligar os ventiladores e “esquecer” de desligá-los (desligar apenas durante o horário nobre, das 18h às 20h). Fazendo isto, após mais um mês, a umidade das sementes virá para 13% e o processo de deterioração será mínimo. 

    Seco toda minha produção de arroz em secadores intermitentes com alta temperatura do ar de secagem. Uma vez terminada a secagem de cada lote, aguardo duas a três horas para ensacar o arroz, pois foi me recomendado assim, devido à possibilidade do arroz trincar e apresentar baixo rendimento de engenho. Esse tempo de espera muitas vezes torna-se um entrave. Por favor, discorra sobre o assunto. 
    Na secagem intermitente ocorrem grandes diferenças de umidade entre as partes interna e externa do grão e, para evitar que ocorram fraturas, não se pode esfriar abruptamente o arroz. Assim, a espera ou o repouso do grão por um determinado de tempo em um silo pulmão, é necessário. Há também outras alternativas para aumentar a capacidade de secagem. 

    Resolvi comprar uma mesa de gravidade para melhor separar o material leve do pesado. Revisando o manual que vem com máquina, descobri que não é fácil deixála ajustada. Consegui colocá-la a funcionar, entretanto, apesar de ver o material que está sendo descartado, não tenho certeza se está operando bem. Como posso verificar? 
    Utilize o método da canequinha: deixe encher um recipiente na parte baixa da mesa e pese, e repita o mesmo procedimento na parte alta da mesa. Se o peso entre as frações apresentar uma diferença de no mínimo 7,0%, a máquina está trabalhando bem. 

    Tenho perdido muito milho nos últimos anos devido ao ataque de insetos. Por favor, indique um caminho para diminuir essa perda, pois é deprimente perder algo que tanto trabalho deu para produzir? 
    Realmente, o milho é um dos cereais que é muito atacado por insetos. O processo recomendado para minimizar as perdas consiste em colher o mais rápido que der, fazer o expurgo (pois algum inseto já vem da lavoura) e colocar um inseticida com efeito residual para evitar re-infestações. A limpeza do armazém também ajuda. 



    Cultivo 1000 ha de soja e todos os anos compro sementes para instalar meus campos de produção. Estou com vontade de comprar, agora em 1999, sementes de algumas novas cultivares que o pessoal diz que estão protegidas. Devo pagar royalties para utilizar esses materiais? 
    Você pagará o royalty de forma indireta, pois virá embutido no preço da semente. O royalty é um acordo comercial entre quem criou a cultivar e o produtor de semente. 

    Tenho escutado com freqüência que o determinador de umidade tipo universal não é indicado para determinar a umidade das sementes durante o processo de secagem. Como posso resolver o inconveniente, pois só tenho esse tipo de determinador de umidade? 
    No processo de secagem, as sementes tornam-se mais secas na superfície do que no seu interior, fazendo com que a determinação da umidade nos equipamentos tipo “universal” seja menor que a realidade. Para resolver o problema, deve-se tomar a amostra e esperar 10 minutos para que ocorra uniformização da umidade na semente. É um bom aparelho, desde que bem operado. 

    Lendo o artigo “Arroz Híbrido no Brasil” na edição 10 da SEEDnews observo uma grande diferença no estádio de desenvolvimento entre linhas macho e fêmeas. É isso normal? 
    O híbrido explora o grau de heterose do material, assim, quanto maior a diferença entre o macho e a fêmea, melhor será o desempenho do híbrido resultante. 
     
    Parece que a adoção de arroz híbrido será uma realidade num futuro bem próximo. Gostaria de saber quanto custará sua semente? 
    Conforme pesquisa realizada na UFPel, considerando que o híbrido produza 20% a mais que o arroz convencional e que possua boas qualidades industriais, o orizicultor estará disposto a pagar 4 a 5 vezes o preço do grão. Creio que o valor dá uma boa idéia de quanto será o preço da semente. 

Compartilhar