Consultas

Edição III | 04 - Jul . 1999
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Parece que os testes de vigor para sementes de milho e soja já estão determinados, entretanto gostaria de saber o que está sendo indicado para sementes de arroz? 
    Pesquisas realizadas na Universidade Federal de Pelotas, com sementes de arroz, evidenciam que o teste de vigor que melhor se relaciona com a emergência a campo é o de frio, que consiste em colocar as sementes umedecidas (em papel) a 10ºC por 7 dias e após, colocar para germinar a 25ºC. 
    
    Tenho lido bastante sobre a polêmica das sementes transgênicas, mas estou confuso. Afinal está ou não liberado o comércio das mesmas? 
    Atualmente, qualquer nova cultivar para ser comercializada deve ser registrada no sistema nacional de proteção de cultivares do MAA. As transgênicas não fogem à regra e deverão ser produzidas de acordo com um processo especial que necessita ser regulamentado. Neste sentido, há indícios de que as sementes transgênicas somente possam ser produzidas no processo de certificação, o qual possui um maior controle de qualidade e da geração de sementes. 

    Como devo fazer para obter uma boa amostra de sementes de milho em espiga para determinação da umidade? 
    Como as sementes das pontas da espiga, em geral, secam mais rápido, deve-se debulhar de preferência duas fileiras completas, de ponta à ponta, de algumas espigas (5) para obter-se uma amostra representativa da informação de umidade nas sementes de milho. 




    O que o ácido giberélico faz nas sementes de arroz para que tenham um desempenho superior? 
    Ele propicia que os alimentos da semete estejam disponíveis numa forma fácil de utilizar no processo de germinação, proporcionando uma germinação mais rápida e, em muitos casos, salvando as sementes da morte certa, pelas condições adversas do solo. 
    
    No artigo sobre milho nos Andes foi informado que o Peru possui a maior diversidade de sementes de milho. Gostaria de saber quantos tipos de milho existem e onde estão guardados? 
    Há ao redor de 50 mil tipos de milho guardados no centro de melhoramento de milho e trigo (CIMMYT), localizado no México. Os países, através de seus programas de melhoramento, possuem franco acesso a esse material. É só saber solicitar o tipo certo. Mesmo com toda essa diversidade de milho, foi necessário utilizar as técnicas dos transgênicos para obter -se um milho resistente ao ataque da broca do colmo. 

    Por favor, gostaria que me explicassem por que foi permitido o cultivo de vários hectares de soja transgênica no ano agrícola 1998/ 1999, ocasião em que o comércio ainda não era permitido? 
    As sementes que são comercializadas aos agricultores chamam-se certificadas e/ou fiscalizadas e, para a produção destas, necessita- se de sementes da classe registrada, e essa da básica, que por sua vez necessita da semente genética. Assim, tendo-se a semente genética (poucos kg) somente após anos é que se vai ter a semente comercial para vender ao agricultor. Por isso, o governo permitiu compos de produção de semente básica no ano agrícola 98/99, pois apenas para a safra 2000/2001 ela estará disponível aos agricultores em quantidade de sementes comerciais. 

    As sementes de soja são colhidas em geral de março a abril, e semeadas de outubro a dezembro, período esse em que as sementes só perdem qualidade. Muitas vezes, fico com dúvidas se a qualidade é realmente aquela registrada no atestado de garantia emitido alguns meses antes. Como posso minimizar meus riscos de utilizar sementes de baixa qualidade? 
    Felizmente, temos quase 300 laboratórios de análise de sementes espalhadas por esse Brasil a fora. É só tomar uma amostra e enviar para um desses laboratórios, que em duas semanas você terá a informação de seu lote de sementes. O custo da análise é pequeno pela informação que proporciona. 

    Em relação ao tratamento de sementes, o que vem a ser um produto sistêmico e um de contato? 
    O sistêmico é absorvido e permanecerá na planta por um período que varia de 40 a 80 dias, protegendo- a do ataque de insetos e doenças, enquanto um produto de contato, como o próprio nome está dizendo, age diretamente na superfície da semente contra as pragas, não sendo absorvido. 

    Tenho sido bastante exposto ao assunto das sementes transgênicas. Gostaria de saber quais os benefícios que nós, os agricultores, vamos ter? 
   Nesta primeira fase dos transgênicos, o grande beneficiado é o produtor rural. Ele utilizará uma semente que requer menos agroquímicos, barateando seus custos e diminuindo os riscos à sua saúde, pois precisará entrar menos na lavoura para aplicação de defensivos químicos. Em uma segunda fase, o consumidor final será o maior beneficiado, pela disponibilidade de produtos mais saudáveis. 

    Afinal, quanto pesa um saco de sementes de soja ? 
    Varia, entretanto muitas empresas estão vendendo em embalagens de 40Kg. No futuro próximo vamos ter número de sementes por embalagem, ao invés de peso. 

Compartilhar