Consultas

Edição II | 06 - Nov . 1998
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Tenho escutado e lido com frequência  que a CTNBio está analisando um evento. Por favor, explique o que vem a ser isso ?

    Com a era da biotecnologia e da engenharia genética somos expostos a muitas palavras a que não estamos acostumados. Em biotecnologia, um evento significa um processo, pelo meio do qual a planta transgênica desenvolve determinada característica. Por exemplo, a resistência da soja ao herbicida glifosate é um evento.

 

    Como são os procedimentos para cultivo, uso, comercialização e consumo das plantas transgênicas?

    Para essa função o Governo criou a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), constituída por 18 membros oriundos do governo e da iniciativa privada. Essa comissão, primeiro, analisa a possibilidade de começar os ensaios a nível de campo; depois estende para áreas maiores e, por fim, libera para comercialização e uso generalizado,

se for o caso.

    Com a lei de proteção de cultivares não há mais necessidade, de quem faz melhoramento, testar materiais na rede oficial de pesquisa, acabando com a recomendação oficial de  cultivares. Como fica a situação?

    Agora existe no Governo o Registro Nacional de Cultivares, que exige, entre outras características, que uma cultivar para ser comercializada tenha seu valor de cultivo e uso (VCU). Essa informação é fornecida por quem detém os direitos da cultivar. Para normalizar a situação, foi publicada no D.O.U. de 18/ 09/98 a relação de todas as cultivares que estavam nos programas oficiais de recomendação. Com isso, o agricultor pode solicitar empréstimos bancários.

     

    Realmente estou convencido de que o tratamento de sementes é uma tecnologia benéfica, entretanto não consegui comprar semente já tratada, e assim tenho que tratar no momento da semeadura, com todos problemas de manuseio. Por que os produtores de sementes já não tratam as sementes durante o beneficiamento?

    É que semente tratada e não vendida traz sérios problemas, pois nem para grão dá para vender. A solução é encomendar a semente com antecedência e pedir que já saia tratada da UBS.

 

    Há várias cultivares de estilozantes; como posso identificar através da semente cada uma?

    É tarefa difícil, mas a maneira mais segura é conduzir um teste de eletroforese. No campo há possibilidade de diferenciar através de algumas características agronômicas.

 

    Estamos colhendo trigo e como pretendo ficar com ele até maio junho do próximo ano, o que posso fazer para que os insetos não o ataquem?

    O trigo é um dos cereais que os insetos atacam muito e, para evitar, a primeira operação é fazer o expurgo (para matar os insetos em todas suas fases) assim que o trigo chega da lavoura, pois muitos insetos começam a atacar no campo. Uma vez realizado o expurgo, deve-se proteger a pilha de sacos ou o silo com um produto de contato.

 

    Com a necessidade de plantar cultivares de soja com 10 a 12 sementes por metro linear, como posso assegurar-me de que não terei problemas com estande na lavoura? Algumas dicas são: a) utilizar semente com alta germinação e vigor; b) preparar bem o solo; c) no plantio direto, providenciar que haja um bom contato solo-semente; e d) realizar a semeadura com semente tratada e o solo com umidade.

 

    Andei comprando sementes de soja que estavam com 10-11% de umidade. Devo tomar algumas providências?

    Não, isso considerando que a semente tenha sido colhida com alta qualidade e sua umidade permanecido com 10-11%. Sementes de soja com esse grau de umidade armazenam bem e ainda suportam o manuseio com pouca danificação

 

    Afinal, o que está sendo feito do teosinto, depois de ter originado o milho?

    O teosinto está sendo utilizado como forrageira em pequenas propriedades, que utilizam baixa tecnologia. Trata-se de um material bastante rústico, que perfilia bem e inclusive está sendo cogitado para ser utilizado como cobertura na região de cerrados.


 

    Sementes de Teosinto

 

 

    Como assinante e leitor da revista SEEDNews, gostaria de saber o que é uma semente apomítica? Desde que na página 5 da edição no 7 consta na revista que apomixia nada mais é do que o desenvolvimento do embrião da semente sem fecundação, pergunto: existe embrião sem fecundação?

    Sim, por isso o processo é chamado de apomixia, pois quando há fecundação denomina-se anfimixia. A apomixia pode ser natural, como mencionado na edição anterior, ou provocado por fitohormônios.

 

 

    Estou planejando montar uma unidade de beneficiamento de sementes para trigo. Recebi várias propostas, uma diferente da outra em termos de disposição e necessidade de equipamentos. Gostaria de saber se o cilindro separador é realmente necessário, e ,se positivo, deve estar antes ou depois da mesa de gravidade?

    O cilindro separa por comprimento os materiais indesejáveis, como o trigo partido ao meio e sementes de nabo. Assim, ele se torna necessário, pois os outros equipamentos não fazem isso. É aconselhável que seja colocado antes da mesa de gravidade – isso para uniformizar o produto, pois além dos materiais indesejáveis saem também as sementes que são mais curtas.




    Trigo com sementes partidas e nabo

Compartilhar