Na Caixa da Semeadora

Edição VI | 06 - Nov . 2002
James Delouche-JCDelouche@aol.com
    Pouco tempo depois de eu haver começado a trabalhar na Universidade do Estado do Mississippi, em 1957, o reitor chamou-me para perguntar  “O que é um levantamento na caixa da semeadora?” e, ao mesmo tempo, entregou-me um memorando. 
    Não respondi imediatamente porque, francamente, nunca havia ouvido falar do assunto. Retornei à minha sala e comecei a ler o memorando que relatava que a agricultura no Mississippi não estava avançando tão rapidamente como deveria porque os agricultores não estavam dando a devida atenção às sementes que utilizavam para semeadura. 
    Muitos agricultores pareciam estar utilizando sementes de cultivares obsoletas ou desconhecidas, obtidas de vizinhos ou de outras fontes, enquanto somente poucos utilizavam as sementes certificadas de alta qualidade das melhores cultivares.
    O memorando solicitava um levantamento para verificar que tipo de sementes estava sendo usado para as culturas da soja, aveia, e trigo, além de uma campanha de extensão, baseada nos resultados obtidos, para aumentar o uso de sementes certificadas. 
    Atender a esta solicitação constituiu-se em um dos períodos de mais intenso estudo e trabalho de minha carreira profissional.

    Em que consiste um levantamento no caixa da semeadora? 
    É um levantamento do tipo, fonte e qualidade das sementes de uma determinada espécie plantada pelos agricultores em uma área especificada, realizado por meio de entrevistas com agricultores representativos e coletas de amostras de sementes para análise na época de semeadura. 
    As duas características críticas desse tipo de levantamento são: as amostras de sementes devem ser tomadas dos compartimentos para sementes da semeadora durante as operações reais de semeadura; e o levantamento deve ser conduzido de acordo com os critérios elementares de estatística. 
    Este tipo de levantamento era muito popular nos Estados Unidos. Os cultivos selecionados para o levantamento eram em sua maioria grãos de auto-polinização e sementes oleaginosas. Sementes destas culturas não são difíceis de serem guardadas e fácil de obtê-las dos agricultores vizinhos ou de comerciantes itinerantes.

    Objetivos e usos dos levantamentos do tipo de sementes utilizadas para semeadura 
    As agências certificadoras de sementes e os comerciantes de sementes certificadas sentiam que os agricultores poderiam ser persuadidos a utilizar melhores sementes, se eles reconhecessem o quanto era de baixa qualidade algumas das sementes que utilizavam.

     Atualmente os levantamentos priorizam as opiniões dos agricultores sobre o uso de sementes. O conhecimento é importante para as estratégias mercadológicas.


    Afinal, eles tinham se acostumado a comprar sementes relativamente caras de milho híbrido e o faziam sem hesitação. Algumas agências de certificação e de extensão   decidiram usar levantamentos do que estava sendo semeado para demonstrar a baixa qualidade das sementes utilizadas e para obter informações a serem usadas em campanhas visando aumentar o mercado para sementes certificadas. 
    Os resultados obtidos dos levantamentos foram os esperados em alguns aspectos, porém surpreendentes em outros. 
    Não foi surpresa alguns agricultores guardarem sementes e esta ser a fonte mais comum das sementes utilizadas para semeadura. Contudo a importância dos agricultores vizinhos e dos comerciantes itinerantes como fornecedores de sementes, foi muito maior do que o esperado. 
    Os efeitos dos levantamentos sobre a utilização de sementes certificadas de alta qualidade não foram muito grandes, porém uma crescente percentagem de agricultores percebeu que não estava dando atenção suficiente para as sementes, que utilizava e começou a usar sementes profissionalmente produzidas mais frequentemente. 
    Os resultados do levantamento foram utilizados pela extensão em campanhas para aumentar a percepção dos agricultores sobre o valor das sementes de boa qualidade. 
    Os levantamentos podem fornecer informações valiosas para a indústria de sementes e para os serviços de extensão. Eles apenas precisariam ser bem planejados e propriamente executados.
    Terminando a história do levantamento de semeadura iniciada nos parágrafos introdutórios, o que ocorreu foi que realizamos os levantamentos, os resultados foram publicados e utilizados pelos serviços de extensão, agência certificadora e vendedores de sementes comerciais em seus esforços conjuntos para aumentar o uso de sementes de alta qualidade para as culturas mais importantes no Mississippi. 
    O reitor escreveu uma bela carta recomendando meu trabalho e ainda obtive um aumento de salário maior do que o esperado naquele ano.
    E, o mais importante, tenho sido bem sucedido em evitar levantamentos nas semeadeiras, mesmo escrevendo sobre eles, até o presente ensaio.

Compartilhar