Mudanças

Edição VII | 03 - Mai . 2003
James Delouche-JCDelouche@aol.com
    Há um ditado comum que diz existirem somente duas coisas certas na vida: a morte e os impostos. Atualmente, é necessário incluir a palavra mudança nessa lista. No início da história da humanidade, a velocidade com que as mudanças ocorriam era tão baixa que as pessoas nem reparavam em nenhum tipo de modificação durante todo seu período de vida.               
   No último século, as mudanças começaram a se processar em velocidade exponencial. Tivemos que aprender a nos adaptar às rápidas mudanças que ocorrem em praticamente todos os aspectos de nossas atividades sociais e econômicas. E confesso que há algum tempo ainda sentia dificuldades em aceitar essas mudanças e ficava lembrando em detalhes para meus netos como as coisas se passavam. Mas minhas recordações eram vistas com espanto de como as coisas podiam ser tão primitivas naquela época, de forma que comecei a aceitar as mudanças e apreciá- las, considerando-me até mesmo afortunado em poder presenciá-las.            
    
    Um café da manhã internacional
              
    Algumas das melhores mudanças que estão ocorrendo são no campo da agricultura. Comemos muito mais frutas e hortaliças frescas do que há anos atrás. E isso é possível devido às grandes mudanças no mercado de produtos frescos. Podemos ter um café da manhã  internacional: melões do México, pêssegos da Califórnia, suco de laranja do Brasil, uvas do Chile... Estas frutas e muitas outras estão disponíveis nos mercados locais durante todo o ano, de uma maneira jamais imaginada há 50 anos atrás, quando encontravam-se apenas umas poucas frutas frescas, de produção local, durante seu breve período de produção.               
    A única fruta disponível durante todo o ano eram as bananas do Panamá e Honduras, que eram comercializadas de forma muito eficiente. A eficiente distribuição de uma grande variedade e quantidade de frutas, hortaliças e outros produtos frescos foi possibilitada devido aos quase inacreditáveis avanços nas comunicações, transportes, tecnologia de processamento e de armazenamento. Estas mudanças e avanços afetaram não somente a disponibilidade de frutas e legumes frescos, como também onde eles são produzidos e, assim, a economia agrícola dos países envolvidos.    
           
    Mudança na produção               
    Quando visitei o Havaí pela primeira vez, em 1960, vi enormes plantações de cana-de-açúcar e abacaxi. No mês passado, visitei novamente as ilhas do Havaí, andei por inúmeros campos e não vi uma única plantação de cana-de-açúcar ou de abacaxi! Em lugar delas, vimos muitos campos de produção de macadamia, um tipo de noz de alto valor trazido da Austrália, assim como inúmeros viveiros de plantas ornamentais e flores, tais como as igualmente caras orquídeas e antúrios.     
           
    “A soja nunca era semeada antes do algodão. Então, alguns pesquisadores e produtores começaram a ser bem sucedidos plantando cedo as cultivares de soja de maturação precoce.”    
           
    O que ocorreu é que a produção de cana e de abacaxi mudou-se para outros países devido aos custos da mão-de- obra. Hoje em dia compra-se muito flores em supermercados e lojas de produtos para decoração e/ou material de construção.               
    Na realidade, o comércio nesse tipo de estabelecimento é hoje o principal meio de comercialização a varejo de sementes de grama, mudas de hortaliças e de plantas ornamentais, assim como de arbustos e árvores, e isso constitui-se no maior testemunho das mudanças que ocorreram no mercado de sementes e de plantas. A produção de muitas frutas e hortaliças mudou definitivamente de uma região, ou mesmo país, para outra/o, como aconteceu com o abacaxi do Havaí. Durante o inverno, nos EUA, muitas frutas vêm do Chile e Nova Zelândia, mas passam a vir do México, Texas, Califórnia e Flórida na primavera e no verão.               
    Certamente, haverá outras mudanças na produção, não somente de frutas e legumes, mas também de outros produtos agrícolas, à medida que a economia de alguns países passe da agricultura para a indústria e o valor da mão de obra fique elevado.  
              
    Soja e milho mais precoces
                
    Há alguns dias, fiquei surpreso ao saber que, nos EUA, a maior parte da área de milho, grande parte da área de soja e um pouco da de arroz já tinha sido semeada. Fiquei surpreso porque na nossa região, tanto o milho, como a soja e o arroz, costumavam ser semeados mais tarde. Na verdade, eu não deveria ter me surpreendido, uma vez que as mudanças nas épocas de plantio dessas culturas já haviam começado há cerca de 10 a 15 anos.               
    No passado, a soja nunca era semeada antes do algodão. Então, alguns pesquisadores e produtores começaram a ser bem sucedidos plantando cedo as cultivares de soja de maturação precoce, sendo que a partir daí, as empresas de sementes desenvolveram melhores cultivares precoces e, atualmente, uma grande área é plantada no início da primavera. E assim as coisas vão indo, de mudança em mudança. A maioria das mudanças são boas, e contribuem para uma melhoria na nossa vida; algumas são relativamente neutras; porém, as coisas seriam bem mais pacíficas e agradáveis sem outras, como por exemplo aquela mudança que levou ao desenvolvimento de aparelhos de som cada vez mais potentes...   
 
Compartilhar