Formulação para tratamento de sementes

Edição XIV | 02 - Mar . 2010
Hermann Platzen-platzen70@t-online.de

    No passado, nem sempre era possível fazer fórmulas à base de água (FS) com uma nova molécula. Então, só eram possíveis aquelas à base de solvente (LS). Devido aos avanços na pesquisa em formulação, hoje a maioria das formulações para tratamento de sementes são à base de água. Um outro obstáculo que dificulta bastante a descoberta de novos ativos para TS é o fato que, particularmente em alguns casos, a compatibilidade da nova molécula com o ambiente – solo, água, ar – é muito mais importante do que sua eficácia contra qualquer patógeno.

    Uma outra limitação importante no desenvolvimento de ingredientes ativos novos e melhores é o cálculo da expectativa de “volume a ser comercializado” após o registro. Isto se deve  aos altos custos de pesquisa e desenvolvimento, o que é difícil para mercados de nicho, como para sementes de hortaliças ou plantas ornamentais.

    Quanto mais baixa a dosagem recomendada da formulação para TS, maior a importância de uma aplicação precisa. Volumes mais altos de ingrediente ativo poderiam ser necessários para uma proteção mais longa à planta em crescimento. Entretanto, não é possível fixar mais do que um certo volume de ingrediente ativo na superfície da semente.

TIPOS DE FORMULAÇÕES

    Supõe-se que os tipos de formulações sejam bem conhecidos até o momento. Portanto, daremos alguns aspectos básicos para uma melhor compreensão.

DS = Pó seco para tratamento de sementes

    DS foi a primeira formulação TS. Substâncias para tratamento contínuo foram desenvolvidas para tratamento das sementes com pó. Foram construídos equipamentos especiais para aplicação de uma dose constante de um pó colorido adaptado a um fluxo constante de sementes. 

Alguns obstáculos maiores às formulações DS são:

1. Formação de torrões e canaletas no tanque de dosagem do DS
2. Quantidade limitada de pó total em uma unidade de semente (não mais de 300g/100kg para cereais)
3. Necessidade de adesivo adicional
4. Nenhuma forma ideal de tratar duas formulações ao mesmo tempo: DS e líquida.

    Embora algumas receitas provadas tenham sido desenvolvidas e usadas com DS para coating de certas sementes, como colza, as formulações foram substituídas sempre que possível. O motivo principal era a segurança do trabalhador e a proteção do usuário durante a semeadura.
    Em Unidades de beneficiamento de sementes (UBS) em que ainda usa-se DS, ela deve ser considerada como para tratamento de sementes de algodão não deslintadas. Isto deve-se aos altos volumes de líquido necessários para tratamento com FS, o que pode influenciar de forma negativa a germinação durante a armazenagem das sementes não deslintadas tratadas.

WS = Pó molhável para tratamento de sementes

O WS foi uma solução paliativa no trajeto do DS para FS.

• Principais prós:
1. Fácil de embalar e armazenar durante frio e calor
2. Manejo como pó e tratamento como líquido (ativos que não podiam ser formulados como líquido eram tratados como líquido pela produção (Calda).

• Principais contras:
1. Antes de tratar com a calda, ainda é preciso lidar com um pó
2. A UBS precisará de pelo menos dois pré-mixers
3. Para aplicações especiais, um adesivo adicional na calda é básico
4. Certas temperaturas são necessárias quando da preparação e tratamento da calda (como FS)
5. O volume mínimo total de calda é inevitável para fazer uma calda homogênea  
6. Nenhum resíduo de calda pode ser deixado para o dia seguinte, a fim de evitar a sedimentação no pré-mixer

FS = Concentrado fluído para tratamento de sementes
    Este concentrado em suspensão à base de água do ingrediente ativo e certos aditivos é o tipo padrão de formulação hoje em dia.

LS = Líquido para tratamento de sementes (à base de solvente)
GF = Formulação em Gel

• Principais prós:
1. Simples aplicação, já que é uma formulação pronta para uso (RTU)
2. Excelente adesão à semente
3. Completamente livre de pó
4. Notável desempenho do tratamento 

Porque a necessidade de cor?
    O principal motivo para o tratamento de sementes colorido é a necessidade de diferenciar a semente tratada da não tratada. Outro motivo é controlar a simetria do tratamento. Isto é possível com certa experiência, já que a cor não esconde a cor original da semente. Cores solúveis podem ser usadas para analisar o grau de carga com este tratamento específico de semente.

Concentração de cor
    A adição da cor é cara, particularmente quando é uma cor aprovada como qualidade alimentar. Quando as demandas mencionadas anteriormente podem ser cobertas com uma dada concentração de cor, está correto. Em algumas situações pode ser mais fácil acrescentar cores adicionais miscíveis na calda do que partir para concentrações mais altas na dosagem recomendada.  

A cor na semente tratada significa concentração de I.A.?
    Isto pode ser um mal-entendido e pode não estar correto, apenas para o caso em que é adicionada uma cor adicional à calda de tratamento da semente.

Qual cor?
    A cor para uma certa semente tratada deve ser diferente da cor da semente não tratada, para dar uma diferença conspícua na aparência. A razão maior é prevenir o mau uso. Com certeza, as diferentes empresas de sementes usarão suas próprias cores em suas sementes.

Comparação de dois modernos tratamentos de sementes à base de água


Aderência
    Agentes coloridos de coating adicionais significam uma melhor adesão na maioria dos casos. Não podemos esquecer que, normalmente, as formulações FS têm boa adesão devido ao ingrediente ativo finamente pulverizado e sua concentração de agentes em suspensão.
    
A seguir, alguns casos nos quais é necessário aprimorar a adesão:

1. Formulações WS
2. Sementes de formato irregular, como sementes de milho
3. Sementes de algodão não totalmente livres de linter
4. Ingredientes ativos irritantes, tal como piretróide
5. Ingrediente ativo tóxico
6. Sementes semeadas manualmente
7. Sementes semeadas com semeadoras pneumáticas
8. Ingrediente ativo de alto valor e eficácia.
9. Caldas com dois ou mais produtos


Mscibilidade dos STs e adtivos
    
Há algumas questões a serrem respondidas antes de preparar um novo TS para um dado lote de sementes:

• Quais os tratamentos necessários e sua dosagem recomendada?
• No caso de haver mais de um produto, são eles miscíveis entre si?
E mais:
• Qual é o volume total/100 kg de sementes?
• É o suficiente para obter uma cobertura completa?
• A viscosidade é adequada para uma dosagem e distribuição contínuas na tratadora? Se a resposta for “não”, quanta água tem que ser adicionada?
• A colorabilidade resultante se adequa aos padrões da UBS? Se a resposta for ”não”, qual cor ou agente de coating colorido tem que ser adicionado?
• Ainda há a necessidade de um agente de coating aderente adicional devido ao manejo agressivo esperado durante o transporte e a semeadura?

    Estas questões podem ser facilmente respondidas quando o pessoal responsável na UBS pode fazer testes pré-laboratoriais. Eles podem ser feitos pelo menos numa proveta, num pequeno balão ou, ainda melhor, numa tratadora de laboratório. 

São necessários pré-testes sobre estas questões quando:

1. As instruções do rótulo não dão a resposta
2. Serviços técnicos de empresas e companhias Agroquímicas não estão disponíveis
3. Ainda não há experiência com os novos produtos para tratamento de sementes 

    Atualmente, as UBS trabalham com variedades de semente e TS de alta tecnologia, ambos muito valiosos. Portanto, os pré-testes são uma necessidade e é muito importante ter pelo menos um técnico na UBS com experiência de campanhas prévias. Técnicos que conhecem as máquinas para processamento e trabalhadores safristas não terão o conhecimento necessário sobre a composição da calda e a qualidade da semente com coating.
    Assim, empresas que desenvolvem produtos para tratamento de sementes treinam os clientes par ajudá-los a tratar suas sementes, a fim de obter a melhor qualidade possível.

PESSOAL
    Operar uma tratadora de sementes é uma tarefa muito importante, não apenas para o gerente encarregado, para a chefia técnica da Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) em geral, mas também para os operadores  da tratadora. 

Os operadores devem entender:

1. as funções técnicas da tratadora e seus possíveis problemas;
2. que a operação/adaptação do pré-mixer e da tratadora implica numa compreensão das características dos diferentes tratamentos de sementes (TS) e agentes de coating;
3. os locais a proteger, e evitar qualquer contaminação com produtos químicos e pó, sejam perigosos ou não;
4. como e onde livrar-se de dejetos contaminados com resíduos, líquidos para limpeza das bombas dos tratadores e do pré-mixer, bem como do descarte das embalagens (balde, latas e pacotes) dos produtos para tratamento de sementes.

    Os operadores também necessitam conhecer/sentir o que é uma semente limpa e os atributos de qualidade da semente tratada. Dependendo do tamanho e da estrutura da empresa de sementes, este “know how” pode ser adquirido:

• por experiência
• na própria empresa de sementes
• pelo pessoal do serviço técnico das empresas que vendem os produtos químicos

Gerenciamento da UBS
    Já que o TS é um trabalho de safra, o gerenciamento deve começar pela supervisão, manutenção e a limpeza na área com a tratadora de semente e o depósito para TSs. A Gerência também deve decidir sobre: 

• O TS em questão;
• A calibração da tratadora com a dosagem recomendada (para evitar sub ou super tratamento);
• A supervisão das precauções necessárias referente à segurança dos funcionários, incluindo roupa de proteção, equipamentos e instrumentos técnicos de segurança e questões gerais de segurança numa UBS.
Eles também são responsáveis pelas precauções necessárias com respeito ao ambiente, como:
• Pó
• Ruído
• Qualquer poluição inevitável, incluindo a ingestão de produtos químicos.

    Indubitavelmente, o gerenciamento delegará sua responsabilidade a  pessoal de confiança, baseado em sua responsabilidade pelo treinamento e informação do pessoal na empresa sobre todas as coisas que todos precisam saber, a fim de executar seu trabalho com TS e coating de sementes, levando em consideração as normas existentes como um processo passível de reprodução.

Situação dos Trabalhadores - Segurança 
    Em UBS nova é recomendável instalar áreas com duas cores, em que uma  significa “contaminação possível” e a outra “nenhuma contaminação”. Trabalhadores e supervisores devem se preocupar com as medidas de proteção escritas nos rótulos dos pacotes de TS. Sem questionar, devem seguir as instruções gerais da organização nacional da saúde e outras organizações profissionais.
    Os trabalhadores devem documentar os produtos químicos e o resultado final de calibração da tratadora com cada lote de sementes e de produtos.
    Eles também devem observar e informar sobre quaisquer irregularidades antes e enquanto a tratadora estiver funcionando. Isto pode ajudar muito na “solução de problemas”. 
    E por fim, e o mais importante, os operadores devem tomar uma amostra das sementes tratadas em intervalos prescritos.
    Todas ou a maioria destas tarefas são mais fáceis de gerenciar em UBS de um piso do que nas que têm múltiplos pisos, mas não menos importante nestas últimas.

Perdas de I.A. calculadas em % de semente tratada


Flexibilidade e pessoal
    Como o TS é uma operação de safra, as máquinas são de alta capacidade e quanto maior o volume a ser processado, maior será também a responsabilidade do pessoal encarregado. Pessoal treinado será de grande valia, mas sabe-se como é difícil conseguir e manter tal pessoal. Sempre é recomendável ter duas linhas preparadas para a safra, para que, em caso de falhas, a produção possa continuar na segunda linha.
    O tamanho da UBS tem um papel importante na necessidade de uma equipe altamente treinada e flexível para poder realizar tarefas de outros, pelo menos por períodos limitados de tempo, em caso de necessidade. A flexibilidade também é importante no caso de tratamento de várias espécies com a mesma tratadora.
    Como exemplo de sofisticação, cita-se o tratamento de algodão, em que o deslintamento é a fase mais delicada da fase pós-colheita, já que envolve o uso de ácido sulfúrico (H2SO4), concentrado ou diluído, mais água e neutralizantes. Neste momento, o monitoramento de parâmetros como temperatura, umidade, qualidade da semente e pH deve ser permanente para garantir a integridade da semente, de modo que a presença de pessoal treinado e qualificado é indispensável. 

Pó como um importante aspecto da segurança 
    O pó depositado nas sementes pode estar contaminado com esporos, micotoxinas, I.A. de TS ou resíduos da fumigação. Como em todas as áreas de dejetos, o melhor procedimento para minimizá-lo é evitar sua geração. Mais uma vez, a pré-limpeza na entrada da UBS e em todos os pontos de manejo com sistemas de transporte seguro podem, em conjunto, contribuir para a prevenção do pó adicional.
    Até mesmo o mero pó orgânico pode levar a uma explosão de poeira, quando a concentração crítica ocorre concomitantemente a uma fonte de ignição.
    Além do processo de tratamento, nenhum pó deve levantar da fraca adesão do I.A. do TS sobre a superfície da semente. Então, na UBS, o sofisticado coating da semente fará o ajuste da mesma para que suporte o transporte, manejo e esvaziamento na semeadora. Isto significa que a empresa de sementes é responsável por um bom “preparo” da semente , sem perdas de I. A. via geração de pó em sua trajetória até o solo. Cerca de 30% do TS recomendado pode ser perdido em UBS com um mau “Gerenciamento do pó”.

Limpeza e manutenção
    Muitas tratadoras modernas são feitas de aço inoxidável e robustas. Dependendo da quantidade processada em cada safra, e apesar da manutenção constante, algumas partes podem quebrar ou gastar, de forma que um funcionamento preciso já não é assegurado. Uma verificação anual básica ajudará a prevenir quebras durante a safra.
    Além disso, as partes com maior demanda devem ser estocadas, como escovas, bombas, tubos ou equipamentos de medição de líquidos.
    As empresas fabricantes de tratadoras também oferecem um kit de peças para reposição sob encomenda.
    Como para outros maquinários, é recomendado tomar o cuidado de limpar a tratadora regularmente, sendo esse um requisito crucial da manutenção.
    Nenhum resíduo líquido deve permanecer no pré-mixer para a próxima safra. Bombas e tubos devem ser limpos e esvaziados após a safra. 
    Painéis eletrônicos devem estar protegidos da água e do pó. Isto parece fácil, porém não acontece em todos os casos, mesmo após a construção de UBS novas.
    A limpeza também é um requisito dos armazéns para sementes tratadas, quase tão importante quanto o controle da umidade e da temperatura.
Compartilhar