O volume de fusões e aquisições no agronegócio brasileiro supera o ano anterior

O volume de fusões e aquisições no agronegócio brasileiro supera o ano anterior

   De janeiro a novembro de 2025, o agronegócio brasileiro contabilizou 60 operações de Fusões e Aquisições (M&A), informa levantamento da PwC Brasil. O volume corresponde a um incremento de 15 pontos percentuais em relação ao mesmo intervalo de 2024. Embora este avanço seja menor quando comparado ao desempenho de outubro — mês em que o aumento atingiu 40% — observa-se um padrão consistente de crescimento no setor.

   O movimento está diretamente associado ao contexto econômico que afeta o setor no país. Diante da perspectiva de incertezas para 2026, as operações de M&A têm sido utilizadas como uma estratégia de sustentação, especialmente diante do aperto nas margens operacionais. A volatilidade permanece elevada devido a fatores macroeconômicos globais. Além disso, com o mercado de Ofertas Públicas Iniciais (IPO) permanece pouco favorável, com isso fusões ou vendas de ativos surgem como alternativas relevantes para empresas que buscam maior estabilidade financeira.

   No que diz respeito ao perfil dos compradores, predominam os investidores nacionais, responsáveis por 41 transações em 2025, ou seja, 68% do total até o momento. Na sequência aparecem compradores dos Estados Unidos, com 3 operações, de acordo com a consultoria.

   A PwC destaca que o segmento de agropecuária — que inclui cultivo e criação de animais — apresentou um avanço expressivo, passando de três operações entre janeiro e outubro de 2024 para 12 em igual período de 2025. O setor de frigoríficos e abatedouros também se expandiu, duplicando o número de transações, de três para seis. Por outro lado, o segmento de avicultura manteve estabilidade ao contabilizar sete operações em 2025.

Do ponto de vista geográfico, o Sudeste concentra 52,94% das transações realizadas no acumulado do ano. Somente o estado de São Paulo respondeu por 45% das operações, registrando aumento de 3 pontos percentuais em relação ao mês de outubro.

   Para o fechamento de 2025, projeta-se que o total de operações de fusões e aquisições no agronegócio cresça 40% em comparação a 2024. Esse nível de atividade aproxima-se do observado em 2021.

Assunto:Negócios

Autor:PwC Brasil

Data de publição:09/01/2026 11:35:30

Compartilhar