O INIAF gerou e registrou mais de 80 variedades em 15 anos na Bolívia

O INIAF gerou e registrou mais de 80 variedades em 15 anos na Bolívia

   O Instituto Nacional de Inovação Agrícola e Florestal (INIAF) gerou e registrou 82 variedades de sementes para diferentes culturas entre 2011 e 2025 para contribuir para a segurança alimentar, informou o Ministro do Desenvolvimento Rural e Terras, Yamil Flores.

   "Estas são as variedades que o INIAF gerou; são mais de 82 variedades para diferentes culturas", explicou o governante na quinta-feira, após a apresentação do novo site do Observatório Agroambiental e Produtivo (OAP), em La Paz.

   Segundo o ministro, durante o governo do presidente Luis Arce, o INIAF gerou e registrou 32 variedades de sementes alimentares com o objetivo de garantir a segurança alimentar.

   Novas variedades de culturas foram registradas para leguminosas, hortaliças, grãos andinos, frutas tropicais, cereais e tubérculos. Estas se destacam por seu alto potencial produtivo, tolerância a fatores bióticos e abióticos e qualidade do produto.

   Sob a tutela do Ministério do Desenvolvimento Rural e Terras, o INIAF trabalha com inovação e tecnologia para melhorar constantemente as variedades dos diferentes tipos de culturas cultivadas no país.

*Esta notícia foi escrita pela “Agência Boliviana de Informação”, e pode ser acessada em seu idioma original através de: https://abi.bo/index.php/component/content/article/36-notas/noticias/economia/70104-iniaf-genero-y-registro-mas-de-80-variedades-de-semillas-de-alimentos-en-15-anos?Itemid=101

Subject:Linha Verde

Author:Agência Boliviana de Informação

Publication date:27/10/2025 11:53:58

Share