Produtores de sementes argentinos visitam o Brasil

Produtores de sementes argentinos visitam o Brasil

   No período de 7 a 11 de outubro, 25 produtores de sementes de soja argentinos estiveram no Paraná para se aprimorarem em técnicas de produção de sementes de soja. Esse grupo foi organizado pela doutora Maria Victória Francomano, do Laboratório de Análise de Sementes Francomano & Picardi, localizado na cidade de Buenos Aires.

   Historicamente, esse é o 24º Grupo Técnico organizado por Maria Victória que visita o Brasil. O primeiro esteve no Brasil em 1998, com 10 participantes. Durante os 27 anos, desde a primeira visita, 444 produtores de sementes de soja visitaram o Brasil.

IMG_7590 site.jpg 232.45 KB


   Nas visitas, são apresentadas palestras sobre técnicas de produção de sementes de soja, além de serem abordados os tópicos de patologia e do tratamento de sementes de soja. Também, como parte da programação, são visitadas instituições de pesquisa, como a Embrapa Soja, empresas produtoras de sementes, seus laboratórios e as unidades de beneficiamento (UBS) e de armazenagem de sementes.

   Apesar de estarem localizados em regiões cujo clima é bem mais propício à produção de sementes de soja de elevada qualidade, os produtores argentinos vêm ao Brasil conhecer as técnicas mais modernas nas áreas de produção e de análise de sementes de soja. Durante as visitas técnicas, são apresentadas palestras sobre os temas que abordam as técnicas de produção de sementes de soja nas mais diversas fases: campo, colheita, recepção, secagem, beneficiamento, armazenagem e tratamento de sementes. 

   A Embrapa Soja é uma das instituições de pesquisa onde os diversos grupos foram recepcionados. Lá, além de serem brindados com palestras sobre o negócio da soja, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a infraestrutura de pesquisa que faz parte de tão renomada instituição.

   Como parte da programação, também são apresentados aos participantes os trabalhos prestados pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates), cuja sede é em Londrina (PR.) O doutor Fernando Augusto Henning, atual presidente da Associação, juntamente com os ex-presidentes, doutores Francisco Carlos Krzyzanowski e José de Barros França-Neto explanam sobre a Abrates, estimulando os participantes a se associarem, bem como a participarem de seus eventos, cursos e workshops. Como exemplo destaca-se o 23º Congresso Brasileiro de Sementes, que ocorrerá no período de 25 a 28 de agosto de 2026, no Rafain Palace Hotel Convention Center, na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

   A doutora Maria Victória é uma entusiasta sobre o tema qualidade de sementes. O seu laboratório, que tem mais de 45 anos de experiência em controle de qualidade de sementes, está credenciado junto ao Instituto Nacional de Sementes da Argentina (Inase) e presta serviços a produtores, cooperativas e empresas do setor agrícola, seguindo normas nacionais e internacionais de análise de sementes. Entre os principais serviços prestados, destacam-se os seguintes ensaios: pureza física e varietal; poder germinativo; vigor e viabilidade; sanidade de sementes; e identificação de espécies pelas sementes. O laboratório mantém seu compromisso com a inovação, a precisão científica e confiabilidade dos resultados, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva agrícola e para a sustentabilidade do setor sementeiro na Argentina.

IMG_7601 site.jpg 216.26 KB


   É com muita satisfação que podemos destacar essa nobre missão do setor sementeiro brasileiro, de, constantemente, poder levar os mais modernos conhecimentos técnicos aos produtores de sementes argentinos e de tantos outros países. Pois não há dúvidas que o Brasil detém os mais avançados conhecimentos técnicos em Ciência e Tecnologia de Sementes dentre os países das Américas do Sul e Central.

Subject:Linha Verde

Author:EMBRAPA

Publication date:10/10/2025 13:28:21

Share