Arequipa sediará o Primeiro Congresso Peruano de Sementes
Nos dias 21 e 22 de agosto deste ano, a cidade de Arequipa sediará o Primeiro Congresso Peruano de Sementes, organizado pelo Instituto Nacional de Inovação Agrária (INIA) e pela Universidade Católica de Santa María de Arequipa. O objetivo é fortalecer e transferir tecnologias que melhorem a produtividade agrícola na região.
O evento acadêmico, que será liderado por especialistas do INIA em Arequipa, busca criar um espaço para a troca de experiências e o fortalecimento das capacidades de produtores, pesquisadores, comerciantes, reguladores, entre outros; bem como promover o desenvolvimento de atividades de pesquisa e inovação, produção e comercialização de sementes genéticas de qualidade.
A conferência reunirá pesquisadores peruanos especialistas que abordarão temas como o uso de sementes de qualidade, o uso de novas tecnologias no melhoramento de plantas, a produção e exportação de sementes híbridas de entressafra e a conservação de sementes e material genético, entre outros tópicos de importância para o setor agrícola.
Atualmente, o índice de utilização de sementes certificadas no Peru é de 15%. Por isso, o INIA vem realizando pesquisas para melhorar a qualidade das sementes para garantir melhores safras, bem como estratégias para fortalecer um marco regulatório para o uso de sementes de alto valor.
O Peru vem produzindo e exportando sementes de qualidade, gerando quase US$ 91,5 milhões em valor FOB, alcançando mercados internacionais como Holanda, Estados Unidos, Espanha, Itália e outros. O desenvolvimento desta atividade permitiu que pequenos produtores de sementes ingressassem na cadeia produtiva.
O Primeiro Congresso Peruano de Sementes conta com o apoio estratégico da Universidade Católica de Santa María de Arequipa, da Associação Peruana de Sementes e do Serviço Nacional de Sanidade Agrária (Senasa). É dirigido a agricultores, estudantes, pesquisadores, especialistas e funcionários de entidades públicas e privadas ligadas à atividade agropecuária.