APROSMAT promove o primeiro Workshop de Laboratórios de Sementes do Cerrado
A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) realizou o primeiro Workshop Laboratórios de Sementes do Cerrado, com o objetivo principal de promover o alinhamento de protocolos e procedimentos para os Laboratórios de Análise de Sementes (LAS). E contou com a participação de Responsáveis Técnicos dos laboratórios de sementes que atuam na região do Cerrado.
A instrutora convidada para o workshop foi a Dra. Fátima Zorato, bióloga pela UEL, com mestrado em Fitopatologia (UEL), doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPel), que tratou sobre os protocolos, metodologias, rotinas de trabalho e dificuldades encontradas nas análises. A ideia, segundo Zorato, é trazer ao debate ações de melhorias nos laboratórios, entrega de bons resultados e um alinhamento entre os laboratórios do cerrado para que busque uma harmonia nos protocolos e metodologias aplicadas por este setor.
O workshop contou também com a presença da presidente da Comissão de Sementes e Mudas do Estado de Mato Grosso (CSM-MT), Tanismare de Almeida, dirigentes de associações de produtores de sementes de outros estados e associados da APROSMAT. Os laboratórios de sementes que atuam na região do Cerrado compreendem os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rondônia, São Paulo, além de áreas dos estados da Bahia, Ceará e Maranhão.