![Nova aliança busca melhorar a produção de sementes certificadas no Peru Nova aliança busca melhorar a produção de sementes certificadas no Peru](https://painel.seednews.com.br/storage/n2OSRb2AJiWIhF5o8Kie4dOMGF6zj4dc5rWLzbUD.jpeg)
Nova aliança busca melhorar a produção de sementes certificadas no Peru
Com o objetivo de melhorar a qualidade das culturas e reforçar a segurança alimentar, a aliança entre três instituições do setor público e privado no Peru procura promover a utilização de sementes certificadas em seis regiões do país. Esta iniciativa centrar-se-á na transferência de tecnologia, na formação dos produtores e no desenvolvimento de novas variedades adaptadas aos desafios das mudanças climáticas.
A Universidade Nacional Agrária La Molina (Unalm), o Instituto Nacional de Inovação Agrária (INIA) e a Associação Peruana de Empresas Produtoras de Sementes (APESemillas) assinaram um acordo que permitirá aos agricultores de Cajamarca, Cusco, Lambayeque, Junín, San Martín e Lima ter acesso a sementes de alta qualidade, otimizando sua produção e melhorando a rentabilidade de seus cultivos. Entre as ações previstas estão oficinas de capacitação, pesquisas em melhoramento vegetais e divulgação de informações sobre os benefícios do uso de sementes certificadas na agricultura.
Durante a assinatura do acordo, o reitor da Unalm, Dr. Américo Guevara Pérez, destacou a importância desta aliança interinstitucional, destacando que representa um passo fundamental para a modernização do setor agrícola no Peru. Da mesma forma, o chefe do INIA, Eng. Jorge Ganoza Roncal, e o CEO da APESemillas, Sr. Julio Vivas, reafirmaram seu compromisso com o desenvolvimento de soluções inovadoras para aumentar a competitividade da agricultura peruana.
O evento contou com a presença de autoridades das três instituições, incluindo o vice-presidente da APESemillas, Sr. Gonzalo García, o diretor do Departamento Acadêmico de Horticultura da Unalm, M.S. Andrés Casas, e a diretora (e) do Gabinete de Gestão Interinstitucional da Unalm.
Com validade inicial de três anos, este acordo permitirá o desenvolvimento de atividades conjuntas de pesquisa e transferência de tecnologia, beneficiando diretamente os produtores e produtores de sementes do país.
*Esta notícia foi publicada por “Redagricola” e pode ser acessada em seu idioma original através de: https://redagricola.com/impulsaran-produccion-de-semillas-certificadas-en-seis-regiones-del-peru/
Subject:Negócios
Author:Redagricola
Publication date:11/02/2025 11:44:50