INASE implementa melhorias na rastreabilidade e controle da produção de sementes na Argentina

INASE implementa melhorias na rastreabilidade e controle da produção de sementes na Argentina

   O INASE implementa uma nova estrutura de dados denominada “Sistema de Avaliação da Produção” (Sistema Batch) para gerir a produção de sementes dos usuários do Registo Nacional de Comércio e Supervisão de Sementes (RNCyFS).

   Esta importante modificação do Sistema de Gestão é o resultado de um investimento substancial do INASE e foi desenvolvida após um árduo trabalho em conjunto com os diferentes elos da cadeia de produção de sementes, com o objetivo de gerar um sistema mais fiel ao processo de produção real, o que irá agilizar a autogestão e reforçar a supervisão, aumentando o valor intrínseco das sementes produzidas nesse sistema.

   Um Lote é definido como um conjunto de registos parciais ou totais de colheita (já avaliados por um agente do INASE) que apresentam as mesmas características de: Espécie, Cultivar, Campanha, Categoria de Colheita, Sistema e Unidade de Produção.

Esta nova estrutura permite:

- A criação unificada, para diferentes lotes com características semelhantes, de: Documentos de Autorização de Venda (DAV) ou Documentos de Autorização de Multiplicação (DAM).

- A declaração dos diferentes destinos da produção (descarte, transbordo, exportação, etc.).

- A transferência da produção.

- A unificação da produção com o sistema de “Administração de Empresas” através da declaração de atividades de estabelecimento.

- A gestão mais ordenada do restante da produção através da declaração de “Outros Destinos” ou “Carrie”.

   No futuro, a gestão correta e transparente das misturas varietais e espécies admitidas pela regulamentação.

   Esta implementação entrará em operação a partir de segunda-feira, 16 de dezembro de 2024 e, nesta fase inicial, funcionará para as espécies Trigo e Cevada para Malte. Nas semanas seguintes, serão escalonadas as adições das espécies de verão e, depois, as restantes, até que todas as espécies controladas estejam concluídas.

   Esta melhoria adapta a gestão documental à dinâmica real da produção, otimiza o sistema, simplifica os seus passos e a interação entre os utilizadores e o INASE, fortalecendo o controlo dos materiais de propagação das espécies controladas e acrescenta valor à semente.

   Da mesma forma, dá continuidade ao processo de substituição da documentação solicitada nas diferentes etapas do processo de fiscalização, por informação devidamente controlada e suportada, simplificando e otimizando as ações dos utilizadores.

Baixe o Manual do Usuário do Lote em: 

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/manual_batch-_inase.pdf

Subject:Sementes

Author:INASE

Publication date:17/12/2024 12:19:21

Share