O papel das mídias sociais nas visões da Geração Z sobre comida

O papel das mídias sociais nas visões da Geração Z sobre comida

   Nascidos entre 1997 e 2012, a Geração Z é o consumidor varejista do futuro. Exploramos nossa percepção de saúde ao fazer escolhas alimentares, principalmente em torno de carne vermelha e laticínios. Mas de onde a Geração Z está obtendo suas informações?

A mídia social tem a maior influência sobre a Geração Z

   Cerca de dois terços dos jovens de 10 a 22 anos afirmam ouvir falar frequentemente sobre comida e bebida nas mídias sociais.

   Tiktok e “reels” do Instagram têm a maior influência sobre o que eu cozinho, afirmam mulheres. “A maior influência quando estou cozinhando é ver as pessoas fazendo pratos de comida online e querer refazê-los.” Mulher, 16-22 (IGD, 2023)

   Frequentemente vista como aceleradora de tendências alimentares na população em geral, a mídia social tem uma forte influência entre os jovens de 16 a 34 anos (Atitudes da Mintel em relação à alimentação saudável – Reino Unido – Relatório de 2024). A Mintel também relatou que 75% dos entrevistados entre 16 e 34 anos consideram o conteúdo de mídia, como mídia social e artigos, que promovem uma alimentação saudável como algo aspiracional.

   No rastreador anual Trust and Traceability mais recente, executado pela AHDB, a pesquisa mostrou que a mídia social tem uma forte influência na Geração Z, com 55% relatando que usam o TikTok para obter informações sobre alimentos, 12 pontos percentuais a mais do que a população em geral (AHDB/Blue Marble Trust Survey, idades de 18 a 26, 2024).

   A pesquisa também descobriu que 70% da Geração Z relatam usar mídia social como o TikTok para inspiração, em comparação com apenas 53% da população em geral (AHDB/Blue Marble, 2024).

   Portanto, há uma oportunidade de utilizar vídeos de mídia social de formato curto ou fotografia de pratos saborosos e modernos para ajudar a capturar a atenção dos consumidores da Geração Z e ajudar a aumentar a positividade e o engajamento de longo prazo com carne vermelha e laticínios nas dietas da Geração Z.

Carne e laticínios nas mídias sociais


   Ao analisar onde a Geração Z tem mais probabilidade de ouvir sobre carne vermelha e laticínios, não é surpresa que as mídias sociais tenham a pontuação mais alta (AHDB/YouGov, idades de 18 a 27, agosto de 2024).

   Embora a mídia social também seja classificada como a principal fonte para ouvir algo sobre carne vermelha ou laticínios para a população em geral, quando comparada a pessoas de 18 a 27 anos, é ligeiramente menos provável que seja usada para laticínios, porém significativamente menor para carne vermelha (-27 ppt). O tipo e a frequência do uso da mídia social também variam entre as gerações.

   Da mesma forma, formatos mais tradicionais como TV (+8 ppt para laticínios, +19 ppt para carne vermelha), no rádio (+5 ppt para laticínios, +1 ppt para carne vermelha) ou em jornais ou revistas (+4 ppt para laticínios) têm mais probabilidade de serem usados ​​como fonte de informação para a população em geral em comparação com os consumidores da Geração Z (AHDB/ YouGov, agosto de 2024).

   Portanto, é importante entender claramente qual grupo demográfico está sendo alvo de anúncios ou informações e usar uma abordagem estratégica para os tipos de formato de mídia usados ​​para diferentes campanhas, principalmente quando se trata de consumidores da Geração Z.

Uma geração de consumidores engajados

   É evidente que grupos demográficos mais jovens são mais propensos a adotar uma abordagem ativa para aprender sobre alimentação saudável, com quase um quinto dos jovens de 16 a 34 anos tendo obtido informações de quatro ou mais fontes, em comparação com apenas 4% para aqueles com mais de 55 anos (Atitudes da Mintel em relação à alimentação saudável – Reino Unido – Relatório de 2024).

   Embora esse grupo demográfico mais jovem seja mais inclinado a pesquisar sobre alimentação saudável, isso pode ser em parte devido ao desejo de garantir que as informações que estão usando sejam precisas, em vez de um desejo subjacente de mais informações.

   Pode-se argumentar que os consumidores mais velhos confiam mais nas informações que encontram devido à confiança que depositam nas fontes que usam. Isso traz à discussão o impacto que a mídia social sendo usada como fonte principal de informação pode ter sobre os consumidores mais jovens, e talvez que a indústria deva adotar uma abordagem mais ativa para garantir que haja informações precisas sobre alimentos e agricultura nas mídias sociais para dissipar a desinformação e melhorar a confiança.

Principais recomendações

   - Envolva-se com a mídia social para fornecer uma fonte confiável de informações sobre tópicos como saúde.

   - Desenvolva pratos usando carne vermelha e laticínios que possam se encaixar em diferentes tendências alimentares ou procure desenvolver novas tendências.

   - Entenda os principais públicos para anúncios ou informações e direcione o formato usado para garantir que o maior número desse grupo demográfico provavelmente verá ou se envolverá com eles.

*Esta notícia foi escrita pela “Agriculture and Horticulture Development Board” do Reino Unido e pode ser acessada em seu idioma original através de: https://ahdb.org.uk/cereals-oilseeds

Subject:Linha Verde

Author:Conselho de Desenvolvimento Agrícola e Hortícola do Reino Unido

Publication date:22/11/2024 13:15:16

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