FAO anuncia decisão de apoiar Cuba na produção de sementes

FAO anuncia decisão de apoiar Cuba na produção de sementes

   A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) anunciou a sua intenção de apoiar Cuba na produção de sementes através de um projeto implementado pelo Ministério da Agricultura em oito municípios do país.

   Em comunicado enviado à Agência Cubana de Notícias, informa que, juntamente com a União Europeia, apoiará o fortalecimento das instituições e unidades produtivas ligadas à sua produção e certificação.

   Modelos pilotos horizontais de gestão do conhecimento e transferência de tecnologia em Agroecologia é o nome da sua iniciativa, segundo o texto da agência global.

   O projeto tem trabalhado no desenvolvimento, fortalecimento e implementação de um sistema integrado de gestão do conhecimento no setor agrícola, para aumentar a produção alimentar com benefícios diretos para 7.200 pessoas e 14 instituições beneficiárias desde 2022.

   Para isso, o país é apoiado na aquisição de tratores, semeadoras automáticas, crivos, contadores e classificadores de sementes, medidores de humidade para grãos, balanças digitais e contentores para conservação de sementes, entre outros equipamentos.

   O seu objetivo, é fortalecer instituições e unidades produtivas ligadas à produção e certificação de sementes, como os institutos de pesquisa fundamental Alejandro de Humboldt (Inifat, Havana), e o instituto nacional de Ciências Agrárias (INCA, Mayabeque), respectivamente, o Cooperativa de crédito e serviços Pedro González e a Estação de Grãos do município especial de Isla de la Juventud.

   Estima-se que o apoio financeiro seja de 2,5 milhões de euros com vista à produção e certificação de sementes para diversas culturas, a fim de promover a colaboração com o Inifat e o INCA em matéria de sementes genéticas e básicas para grãos e vegetais, enquanto a Estação Cereal Isla de la Juventud focará suas ações na contribuição de sementes registradas e certificadas.

   Em geral, oito municípios participam do projeto: San Antonio del Sur (Guantánamo), Santiago de Cuba (na província de mesmo nome), Venezuela (Ciego de Ávila), Abreus (Cienfuegos), Martí (Matanzas), Güines ( Mayabeque), Güira de Melena (Artemisa) e a Isla de la Juventud Especial.

   A FAO afirma que se trata de promover a aplicação dos resultados científicos na prática produtiva a nível local e as ligações entre instituições acadêmicas e entidades produtoras de alimentos.

    Esta, inclui a troca de experiências bem-sucedidas de organizações e instituições de pesquisa do país, para promover relações entre inovação, cadeias produtivas, resiliência às mudanças climáticas e boas práticas em nível local.

*Esta notícia foi escrita pelo “periódico26” e pode ser acessada em seu idioma original através de: https://www.periodico26.cu/index.php/es/de-cuba-2/17617-anuncia-fao-decision-de-apoyar-a-cuba-en-produccion-de-semillas

Subject:Linha Verde

Author:Periodico26

Publication date:22/04/2024 12:13:44

Share