Agentes do Instituto Nacional de Sementes realizaram fiscalizações em lotes da espécie algodoeira a partir de denúncias recebidas na Argentina

Agentes do Instituto Nacional de Sementes realizaram fiscalizações em lotes da espécie algodoeira a partir de denúncias recebidas na Argentina

   Como órgão responsável pelo cumprimento da Lei Nacional de Sementes e melhoramento Fitogenético 20.247, o INASE realiza periodicamente inspeções de controle comercial para detectar possíveis irregularidades. Estas ações são programadas com base na análise de dados das declarações juramentadas dos produtores e dos fluxos de comercialização dos diferentes materiais de propagação de cada espécie. Por sua vez, controles e operações especiais podem ser acionados a partir de reclamações feitas pelos usuários por meio dos canais disponibilizados para esse fim.

   Nesta ocasião, foram tomadas medidas a partir de uma denúncia recebida e realizada uma operação de fiscalização em 7 casos de possíveis irregularidades nas lavouras de algodão ocorridas na Província do Chaco, durante a atual campanha.

   As irregularidades denunciadas residem no uso de sementes com tecnologia não autorizada na Argentina.

   Agentes da Direção de Fiscalização e dos Gabinetes Regionais do INASE, com o consentimento dos proprietários dos lotes a fiscalizar, procederam à amostragem aleatória de folhas, analisando a documentação, e realizaram testes rápidos para determinar a existência de eventos não biotecnológicos presentes em variedades comerciais, com tecnologia QuickStix, chegando ao resultado preliminar de 6 possíveis irregularidades.

cuerpo-de-pagina-web-inase-cc-algodon.jpg 247.57 KB


   Como continuidade do processo, os resultados dos testes preliminares obtidos no campo serão submetidos a testes no Laboratório Central de Análise de Sementes do INASE, a fim de os confirmar ou retificar. Se os resultados preliminares se confirmarem, o órgão jurídico do INASE procederá à execução das sanções correspondentes que podem incluir desde multas severas até a fiscalização do destino final do material colhido. 

Subject:Linha Verde

Author:INASE

Publication date:18/04/2024 12:46:03

Share