KWS vende negócio de milho na América do Sul para a GDM
A especialista internacional em sementes KWS vende suas atividades comerciais de milho no Brasil e na Argentina para a empresa argentina de genética vegetal GDM. Ambas as empresas assinaram hoje um acordo vinculativo.
Com este passo, a KWS segue os seus objetivos estratégicos relacionados com a diversidade e independência das culturas.
A transação inclui todas as atividades de melhoramento e venda de milho na América do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai), bem como todos os locais de produção de milho na Argentina e no Brasil.
“O crescimento rentável a longo prazo e a tomada de decisões independente são os pré-requisitos para o nosso sucesso empresarial. Com base nisto, definimos um foco estratégico claro que apoia as necessidades futuras da agricultura e a nossa ambição de sustentabilidade. Isto inclui a possibilidade de uma diversificação contínua do nosso portfólio de culturas, o desenvolvimento de uma forte presença no mercado global de vegetais e o fornecimento de uma procura crescente de alimentos à base de plantas”, explica Nicolás Wielandt, membro do Conselho Executivo responsável pelo negócio do milho.
“Na América do Sul conquistamos uma posição forte no mercado de milho, algo que nos orgulha muito. Com uma participação de mercado de 10% no Brasil como o maior mercado de milho da região, alcançamos uma posição entre os principais players em termos de vendas em apenas doze anos”, continua Wielandt. “No entanto, para implementar nossos objetivos estratégicos - principalmente relacionados ao mercado de alimentos vegetais - com total força e foco, decidimos que este é o momento certo de maturidade empresarial para sair do negócio de sementes de milho geneticamente modificadas (GM) na América do Sul. A transação amplia a flexibilidade da KWS em termos de perseguir os nossos objetivos de independência e rentabilidade a longo prazo em todo o grupo.”
O negócio será adquirido pela GDM, uma empresa familiar com sede na Argentina e fornecedora líder de genética vegetal com operações em todo o mundo.
“A combinação da experiência e liderança em melhoramento de plantas da KWS em milho com a liderança da GDM em genética de plantas e nosso foco em soja e trigo cria uma sinergia e força únicas para nossa posição de mercado e o avanço contínuo de nossa empresa”, disse Ignacio Bartolomé, CEO e representante da família da GDM “Continuaremos trabalhando em estreita colaboração com toda a cadeia agrícola, continuando a oferecer os mais recentes avanços em tecnologia genética de plantas, tendo o produtor como foco principal e o rendimento como objetivo central”, acrescenta Bartolomé.
Todas as atividades para vegetais, beterraba sacarina e os programas de melhoramento contra-sazonal para o portfólio europeu de milho e beterraba sacarina no Brasil, Chile e Peru permanecerão com a KWS. O negócio europeu do milho não será afetado pela transação. A KWS aposta fortemente na relevância da posição da empresa nesta Unidade de Negócio Europeia, incluindo a liderança de mercado de milho para silagem. Em relação ao negócio norte-americano de milho, a KWS avalia diversas opções estratégicas.
A transação gerará receitas de vendas na faixa de três dígitos de milhões de euros. A transação está sujeita a certas condições de fechamento e aprovação regulatória pelas autoridades competentes. Espera-se que a transação seja concluída no segundo trimestre de 2024 e terá um impacto positivo significativo nos principais números financeiros da KWS.
Subject:Negócios
Author:KWS
Publication date:26/03/2024 11:47:18