Brasil aprova uso comercial de novo evento transgênico em milho
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Brasil (CTNBio), aprovou o uso comercial de um novo milho transgênico com resistência a diversos insetos, denominado EH913.
O evento EH913 foi alcançado com a ajuda da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt), que confere à planta um pesticida natural muito eficaz contra as duas pragas que mais afetam a cultura do milho: a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) e a broca da cana-de-açúcar (Diatraea saccharalis ).
Segundo nota da CTNBio, o evento EH913 apresentou desempenho comparável às melhores tecnologias Bt disponíveis no mercado.
No entanto, ao contrário das variedades comercialmente disponíveis, o evento EH913 mostrou-se eficaz mesmo em populações de lagartas resistentes às proteínas Bt.
Sendo uma nova tecnologia, este novo milho transgênico no Brasil vem como uma peça chave no manejo de pragas neste país.
A principal diferença é que esse empreendimento é fruto de uma parceria público-privada entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a empresa Helix do grupo Agroceres.
Trigo transgênico feito no Brasil
De fato, durante a 252ª reunião ordinária da CTNBio, o presidente Paulo Barroso afirmou que “o desenvolvimento deste evento, bem como todo o processo de avaliação de segurança, foi feito integralmente no país. É um marco para a ciência brasileira, que já havia produzido organismos geneticamente modificados a partir de soja, feijão, eucalipto e, agora, um de milho”.
Como menciona Barroso, o Brasil vem se posicionando há anos como uma potência mundial em biotecnologia, onde há vários anos os cultivos com variedades de milho transgênico superaram os cultivos convencionais.
Além disso, o país avançou na regulamentação e adoção de desenvolvimentos importantes no futuro, como o trigo HB4 com tolerância à seca.
Sobre o evento EH913, o gerente geral da Embrapa Milho e Sorgo disse: “A construção do conhecimento disruptivo, na parceria público-privada, é um processo estratégico de cocriação e codesenvolvimento inteligente e altamente oportuno para aumentar a relevância no setor . produtivo. A troca de conhecimento – técnico-científico, gerencial e empresarial – é relevante para impactar o setor produtivo e, neste momento, a aprovação do evento EH913 para uso comercial no Brasil coloca o país e seus parceiros em um caminho de alta contribuição na o interesse do agricultor e a promoção do desenvolvimento da agricultura brasileira”.
Embora ainda não tenha sido definida uma data para o início da comercialização do novo milho Bt transgênico, a empresa Helix anunciou que está em processo de lançamento comercial em outros países.