FAO e Universidade de Wageningen na Holanda celebram novo acordo de colaboração

FAO e Universidade de Wageningen na Holanda celebram novo acordo de colaboração

   As instituições têm um longo histórico de compartilhamento de conhecimento e aproveitamento da ciência e inovação para a transformação dos sistemas agroalimentares.

   A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) lançou hoje formalmente um novo memorando de entendimento (MoU) com a Wageningen University and Research (WUR) na Holanda, com o objetivo de desenvolver e compartilhar conhecimento e aproveitar a ciência, as tecnologias e a inovação para transformar sistemas agroalimentares.

   Colaborando desde a década de 1970, as duas instituições fortaleceram a parceria por meio do desenvolvimento de um novo “MoU”, concluído em dezembro de 2021.

   “Esta cooperação dinâmica oferece uma oportunidade única de alavancar nossas vantagens comparativas coletivas e acelerar nossos esforços conjuntos para alcançar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”, disse o diretor-geral da FAO, QU Dongyu, em comentários no evento.

   “O WUR, com seu amplo foco multilateral, espera se juntar à FAO em uma interface concertada e inclusiva, onde o entendimento científico possa ser verificado e compartilhado antes da tradução em políticas, legislação e alcance público a todas as partes interessadas”, disse o presidente da Wageningen University and Research Diretoria Executiva, Professora Louise O. Fresco
 
   Também participaram do evento o Representante Permanente da Holanda na FAO, o Embaixador Marcel Beukeboom e o Cientista Chefe da FAO Ismahane Elouafi.

Oito áreas de cooperação técnica

   O novo acordo estabelece oito áreas de cooperação técnica: melhoria da economia agroalimentar; produção e saúde animal sustentável; impactos das mudanças climáticas, biodiversidade e meio ambiente; pesca e aquicultura sustentáveis; melhoria da segurança alimentar e nutricional; sistemas agroalimentares reforçados e segurança alimentar; silvicultura sustentável; e reforço da parceria. 

   O “MoU” surge no momento em que a FAO está engajada no desenvolvimento de sua primeira Estratégia de Ciência e Inovação. A Estratégia abrangerá todos os setores e áreas dos sistemas agroalimentares, incluindo cultivo, pecuária, silvicultura, pesca e aquicultura – desde a gestão de recursos naturais até a produção, consumo e perda e desperdício de alimentos.

   “No futuro, a FAO deve fortalecer sua posição como fonte de informações científicas confiáveis ​​e uma plataforma neutra no centro de um debate importante”, disse o cientista-chefe da FAO, Ismahane Elouafi. “Envolver-se em questões controversas e que apresentaram desafios de comunicação é, portanto, imperativo.”

   A Estratégia de Ciência e Inovação será uma ferramenta fundamental para a implementação do Quadro Estratégico da FAO na próxima década, alimentando muitas das iniciativas emblemáticas da Organização, que agora estão dando frutos, como a Iniciativa “Mão a Mão” para acelerar a transformação agrícola e desenvolvimento rural sustentável, a iniciativa “Mil Aldeias Digitais” para ajudar a fechar a divisão digital rural-urbana e a iniciativa Um País, Um Produto Prioritário para desenvolver cadeias de valor verdes e sustentáveis ​​para produtos agrícolas especiais. Como anfitriã do Centro de Coordenação de Sistemas Alimentares, a FAO desempenhará um papel fundamental no apoio às ações de acompanhamento da Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU dos Membros por meio de seus caminhos nacionais, inclusive por meio de seu trabalho em ciência e inovação.

   A FAO também hospeda órgãos internacionais de definição de padrões, como a plataforma global de padrões de segurança e qualidade de alimentos Codex Alimentarius e a Convenção Internacional de Proteção de Plantas (IPPC), e também fornece uma gama de bens públicos globais, incluindo o Sistema Global de Informação e Alerta Antecipado sobre Alimentos e Agricultura (GIEWS) e a Academia de e-Learning da FAO.

   A parceria FAO-WUR se concentra no desenvolvimento e compartilhamento de conhecimento e experiência e no aproveitamento das mais recentes tecnologias e inovações para sistemas agroalimentares, com base em ciência e evidências robustas, disse o Diretor-Geral da FAO, acrescentando: “Vamos continuar a trabalhar juntos em uma forma eficiente, eficaz e coerente para um mundo livre da fome”.

Subject:Linha Verde

Author:FAO

Publication date:11/04/2022 12:02:17

Share