
Os cientistas estão mais perto de desenvolver culturas que aproveitam as bactérias fixadoras de nitrogênio
O nitrogênio é essencial para as plantas, mas as plantas só podem absorvê-lo em algumas de suas formas químicas. Algumas dessas formas são encontradas naturalmente nos solos, mas não nas quantidades necessárias para obter rendimentos adequados das culturas. O nitrogênio é abundante no ar, mas em uma forma que as plantas não podem usar. Algumas bactérias que vivem no solo convertem o nitrogênio atmosférico em uma forma que as plantas podem usar em um processo chamado fixação de nitrogênio. Algumas leguminosas desenvolveram nódulos radiculares que atraem e abrigam essas bactérias. Esses nódulos permitem que a planta absorva nitrogênio que as bactérias fixam e, em troca, as bactérias obtêm açúcares da planta.
Cientistas do Instituto de Ciências Alimentares e Agrícolas da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, estão um passo mais perto de desenvolver plantas com a capacidade de aproveitar as bactérias fixadoras de nitrogênio. Para entender o processo, eles se concentraram em entender como as leguminosas são capazes de entrar em contato com micróbios fixadores de nitrogênio. Para fazer isso, a equipe de pesquisa usou uma técnica que causa fluorescência na presença de citocinina. Isso permitiu que eles conhecessem todos os movimentos do hormônio e descobriram que a atividade da citocinina ocorre em duas etapas. Durante o primeiro estágio, a citocinina é produzida na camada externa da raiz e se move para dentro. No segundo estágio, essa parte interna da raiz se projeta como um balão, formando o nódulo.
Os pesquisadores também descobriram que o segundo estágio da atividade da citocinina é controlado por um gene chamado IPT3. Isso foi confirmado pela técnica de fluorescência e pela observação de plantas sem o gene IPT3. Nas plantas que não possuíam o gene, a formação de nódulos não ocorreu, o que indica aos pesquisadores que esse gene desempenha um papel fundamental no processo.
Subject:Linha Verde
Author:Fundação Antama
Publication date:14/03/2022 13:02:45