Consultas

Edição XIX | 06 - Nov . 2015
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Nesta seção procuramos atender aos questionamentos enviados pelos leitores. As eventuais dúvidas sobre temas veiculados pela SEEDnews ou mesmo outros pertinentes à atividade agrícola, podem ser encaminhadas para redacao@seednews.inf.br 


    Sei que existe relação entre o volume da semente e seu peso. Neste sentido, gostaria de saber qual é o peso de 20m3 de milho.

    Realmente, há uma estreita relação entre peso e volume de sementes. Assim, no caso de milho a granel, 20m3 pesam ao redor de 15t. Por outro lado, caso o milho esteja em espiga, o peso será de 9,0t.  Há um grande espaço entre as espigas, fazendo com que o peso volumétrico seja menor, quando comparado com as sementes a granel.


    Tenho dificuldade em entender porque tenho que pagar algum valor para quem criou e desenvolveu uma variedade, mesmo quando uso meu próprio grão de soja como semente, pois já pago a taxa tecnológica referente a patente da soja RR2Bt. Poderiam comentar?

    Esta situação envolve basicamente dois aspectos: o primeiro é legal, pois existe, além da lei de patentes (industrial), a lei de proteção de cultivares, segundo a qual, para uma semente ser utilizada deve ter a licença de quem criou  a cultivar; e o segundo, talvez o mais importante, é que com o dinheiro arrecadado com a contribuição de quem utilizou a semente (ou o grão como semente) de uma variedade protegida, o melhorista pode continuar investindo na criação de mais e melhores cultivares. O que é patenteado, no caso da soja, são os processos envolvendo eventos biotecnológicos, enquanto a proteção refere-se ao germoplasma. Duas coisas diferentes. 



    Comprei um lote de sementes com no mínimo 80% de germinação, conforme consta na embalagem; qual o significado desta informação, pois isto não é suficiente para a gente ajustar a densidade de semeadura?

    Este padrão mínimo é estabelecido pelas normas de comercialização para proteger o agricultor, entretanto a real germinação do lote de sementes é verificada no boletim de análise de sementes ou no termo de conformidade que acompanha o lote. Em geral, as sementes são colocadas à venda com germinação bem superior ao padrão mínimo. Felizmente para o agricultor.




    Em sementes de milho, observo que algumas sementes são chatas e outras tendem a ser redondas. Qual a razão para isso, são de híbridos ou variedades diferentes?

    No processo de formação das sementes de milho, em uma espiga bem formada, com 300 a 600 sementes/espiga, vamos encontrar sementes chatas ao redor do centro da espiga, onde as sementes encontram-se espremidas umas às outras, enquanto, nas extremidades da espiga, pela pouca pressão entre elas, encontraremos sementes arredondadas. Sementes chatas e arredondadas possuem a mesma carga genética.



    Tenho observado que são vários os produtos indicados para o tratamento de sementes. Qual a função de cada um?

    De fato, o processo de tratamento das sementes pode envolver vários produtos. Alguns são para proteger as sementes (inseticidas, fungicidas, nematicidas), outros para aumentar seu desempenho, como fisiológicos e nutricionais e produtos para que a calda cubra bem a semente e minimize o problema de pó (polímeros). Estes produtos vieram para ajudar a semente a desempenhar melhor sua função.

Compartilhar