Consultas

Edição XI | 04 - Jul . 2007
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br
    Esta seção da revista SEEDnews está sendo coordenada pela equipe da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas, objetivando esclarecer as inúmeras dúvidas enviadas pelos leitores. Mande sua dúvida para redacao@seednews.inf.br

 
    “Sabemos que as sementes atingem o máximo de qualidade no ponto de maturidade fisiológica, que no caso de milho é quando as sementes estão com 35% de umidade e a soja com 50%. Assim, gostaria de saber se as sementes germinam antes de alcançarem este ponto.”
    Antes do ponto de maturidade fisiológica, as sementes já conseguem  desencadear seu processo de germinação, como é o caso de milho e soja. Entretanto, para outras espécies como arroz e trigo, entre outras, as sementes apresentam mecanismo de dormência, só superado artificialmente ou após algum tempo de armazenamento pós-colheita. Os programas de melhoramento costumam colher as sementes antes do ponto de maturidade fisiológica, para completarem as gerações em menor espaço de tempo.
 






    “Tenho escutado que as sementes de milho são avaliadas pelo teste de germinação e pelo teste de frio, entre outros. Neste sentido, gostaria de saber em que consiste o teste de frio.”
    Realmente, as empresas de milho avaliam a qualidade das sementes por uma bateria de testes, entre eles o de frio. Esse teste avalia o vigor das sementes, expondo-as a condições adversas de temperatura. Consiste em colocar as sementes em um substrato úmido (areia, papel ou solo de campo de milho) a uma temperatura de 10°C por uma semana. Após este período, as sementes são levadas a condições adequadas para germinação, e aquelas que germinam são consideradas de alto vigor. Lotes de sementes de milho com mais de 80% no teste frio são considerados de alto vigor.
 


    “Entendo que no beneficiamento os materiais indesejáveis são separados do meio do lote de sementes através de alguns princípios físicos. Por favor, poderiam explicar como isto ocorre?”
    Para separar os materiais indesejáveis do meio do lote de sementes, deverá haver uma diferença física entre a semente e o contaminante. As principais propriedades físicas utilizadas são largura, espessura, comprimento, peso, peso especíco, forma, cor e textura superficial. A máquina básica, em que praticamente todos os lotes de sementes são beneficiados, é a máquina de ar e peneiras que utiliza a largura, espessura e o peso para separar os materiais indesejáveis. Dependendo dos contaminantes, outras máquinas são também utilizadas.
 
 
    “Este ano tive a má sorte de colher apenas sabugo de uma lavoura de milho de 10 ha. Isto nunca havia ocorrido antes, nos meus mais de 20 anos de agricultor. Poderiam explicar-me o que aconteceu?”
    A produção de sementes de milho híbrido pode ser realizada praticamente de duas maneiras, uma tirando o pendão da linha de planta, que servirá como mãe, e outra utilizando a macho-esterilidade também na linha fêmea. O processo de tirar o pendão é caro, pois deve-se entrar na lavoura várias vezes (mesmo com clima adverso), assim algumas empresas utilizam a macho-esterelidade. Nesse caso, deve-se ter o cuidado de utilizar-se uma linhagem que restaure a fertilidade, pois se isso não ocorrer o híbrido produzirá apenas sabugo. No seu caso, a empresa deve ter-se equivocado na ocasião da semeadura, utilizando a linhagem errada. Tudo leva a crer que o técnico responsável pela produção de sementes desta empresa perdeu o emprego, pois trata-se de uma falta grave.

 


    “Ouço falar que, a exemplo de outros produtos, também ocorre a pirataria de sementes, o que é ruim para a agricultura, principalmente num país em que o agronegócio representa ao redor de 30% do produto interno bruto (PIB). Poderiam comentar como a pirataria ocorre?”
    A pirataria em sementes é o comércio de uma variedade sem a permissão de seu obtentor. Muitos artifícios são utilizados para mascarar  tal comércio. Também é considerado pirataria o uso de material patenteado, como a soja RR, Algodão BT, arroz Clearfield, entre outros, sem o recolhimento da taxa tecnológica.
 


    “Prezados senhores, tenho um secador intermitente que utilizamos para sementes de soja e, este ano, recebemos sementes com umidade de até 19%. Secamos e obtivemos
ótimos resultados em termos de qualidade fisiológica, entretanto a velocidade de secagem foi baixa, não passando de 0,8pp/hora. Como podemos aumentar esta velocidade de secagem?”

    Colhendo as sementes de soja com alta umidade evita-se a deterioração de campo, entretanto, para isso, devemos secar as sementes artificialmente. Ficamos contentes que seus resultados ratificam as nossas recomendações. Para aumentar a velocidade de secagem utilize apenas uma volta no secador, com temperatura de 40-45°C e, após, aumente para 60-65°C. Com essa temperatura, a massa de sementes não alcançará 40°C (valor este considerado máximo para sementes de soja).
Compartilhar