Consultas

Edição X | 06 - Nov . 2006
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br
    Esta seção da revista SEEDnews está sendo coordenada pela equipe da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas, objetivando esclarecer as inúmeras dúvidas enviadas pelos leitores.
 
    Escutei que o estado do Rio Grande do Sul tem apenas 70% da demanda de semente necessária para o plantio da soja na safra 2006/07. Neste sentido, gostaria de saber o que significa demanda de semente?
    O Rio Grande do Sul (RS) cultiva quatro milhões de ha de soja, o que, considerando uma densidade de semeadura de 60kg/ha, equivale a uma demanda potencial de 240.000t de sementes de soja. Entretanto, há um percentual de agricultores que utilizam suas próprias sementes. No caso do RS, nos últimos 20 anos, o valor mínimo foi de 35%. Este percentual, para sementes de variedades autógamas como soja, trigo e arroz, é normal, pois por tradição ou outro fator, alguns agricultores utilizam suas sementes salvas. Assim, o que interessa para a programação da produção de sementes é a demanda real que considera a densidade de  semeadura e a taxa de utilização comercial de sementes, que em nosso caso seria de 65% (100-35) no máximo, ou 156.000 t de sementes. Resumindo, o estado do RS possui semente suficiente para atender a demanda real de sementes de soja para a safra 2006/07.

 
 
    Por favor, comentem sobre algumas dicas de como minimizar o problema de danificação mecânica em sementes, pois perdi muitos lotes de sementes após alguns meses de armazenamento e, segundo estive me informando, uma das causas pode ter sido a danificação mecânica.
    Toda semente possui três partes essenciais: o embrião, para originar a nova planta, um tecido de reserva para alimentação, e a proteção física, comumente conhecida como casca. Qualquer parte que não funcionar acarretará sérios problemas à semente. No caso da danificação mecânica, a proteção natural das sementes é rompida e, dependendo da grandeza, a semente pode morrer imediatamente ou acelerar o processo de deterioração, de tal forma que em poucas semanas perderá sua capacidade de originar uma nova planta. O

seu caso, provavelmente, seja o último.
 
 

 
 
 
 
    Tenho colhido soja com temperaturas da semente superior a 30°C e isso me está causando preocupação, pois sei que a temperatura é um dos fatores que mais afeta a qualidade fisiológica das sementes. Gostaria de saber o que posso fazer para minimizar os efeitos negativos da alta temperatura das sementes.
    A alta temperatura é, realmente, um dos fatores que mais afeta a qualidade das sementes, e de acordo com uma regra prática, para cada 5°C que se aumenta a temperatura das sementes diminui-se a metade do potencial de armazenamento das sementes. Como as sementes de soja possuem um baixo potencial de armazenamento (oito meses) em condições normais, devemos diminuir a temperatura da que em seu caso deverá ser realizado no máximo dentro de uma semana.

 
 
    A pirataria de sementes é algo universal e que causa vários danos ao negócio sementes. Poderiam comentar sobre os principais problemas?
    De fato, a pirataria está globalizada e temos de usar ferramentas para minimizá-la. O principal problema é que afeta diretamente os programas de melhoramento para obtenção e desenvolvimento de novas e melhores variedades. Como é sabido desde o tempo de nossos avós, o sucesso de um cultivo agrícola esta centralizado no uso de variedades adaptadas. Muitos outros inconvenientes poderiam ser citados, como falta de garantia da qualidade das sementes e disseminação de pragas.

 
 
    Utilizo campos de produção de sementes que estão a mais de 100 km da Unidade de Beneficiamento (UBS) de Sementes e, neste ano, colhi trigo com um pouco de umidade e parece que algumas cargas aqueceram. Seria possível algum comentário a respeito?
    Sementes úmidas devem ser secas o mais rápido possível. No caso de trigo com 18% de umidade, a espera para a secagem não pode ser superior a 24 horas. Em seu caso, em que as sementes de trigo aqueceram, a umidade das sementes estava acima de 15% e o tempo

de espera, provavelmente, foi longo devido a distância da UBS ou algum outro problema como falta de energia, feriado, greve etc.

 
 
    É verdade que possuir um laboratório de sementes não é suficiente para começar a realizar serviços de avaliação da qualidade?
    Ter estrutura física e os equipamentos mínimos necessários, verdadeiramente não é suficiente para começar a operar comercialmente um laboratório de análise de sementes. O laboratório também necessita credenciar-se a um órgão ou entidade para mostrar sua competência técnica e que adota um sistema de qualidade reconhecido .

Compartilhar