Consultas

Edição IX | 05 - Set . 2005
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Esta seção da revista SEEDnews está sendo coordenada pela equipe da área de sementes da Universidade Federal de Pelotas, objetivando esclarecer as inúmeras dúvidas enviadas pelos seus leitores.

 

    Apreciei bastante o artigo central da última edição da revista SEEDnews sobre dormência de sementes, mas gostaria de saber se todas as sementes possuem o mesmo tipo de dormência.

    A dormência é um mecanismo de sobrevivência das espécies; assim, dependendo das espécies, há vários tipos de dormência, algumas físicas outras fisiológicas. A dormência física mais comum é a impermeabilidade do tegumento à entrada de água, o que conhecemos por sementes duras (comum em sementes de soja, algodão, alfafa e trevos), enquanto a fisiológica é a causada por algum inibidor.

 


    Como podemos superar a dormência das sementes, pois necessitamos maximizar a germinação e a emergência?

    Em casos de dormência física, o mais comum é submeter as sementes a uma escarificação com ácido sulfúrico (sementes de brachiária) ou com lixa (sementes de trevos). No caso de dormência fisiológica, o mais comum é submeter as sementes a frio (sementes de azevém) ou a calor (sementes de arroz). Salienta-se que o armazenamento das sementes tende a superar a dormência. Em geral, três a quatro meses após a colheita, a dormência é praticamente nula.

 

 

 

 

    Observei nas sementes de trigo que estavam na camada superior do silo, que muitas estavam germinadas. Tenho certeza que as sementes foram armazenadas com 13% de umidade. O que deve ter ocorrido para as sementes germinarem?

    Conforme seus dados, o silo possui uma capacidade de 300 m3, que no caso de trigo, com um peso volumétrico de 0,78t/m3, corresponde a 234 toneladas de sementes. Isso quer dizer que a quantidade de sementes no silo é alta. Nesse caso, há movimentação de ar na massa de sementes, a qual, se estiver com temperatura alta e ocorrer uma frente fria, poderá ocasionar condensação nas paredes do silo, principalmente no topo. Essa condensação fará com que haja gotejamento, umedecendo as sementes da camada superior do silo, e com isso desencadeando o processo de germinação. Para evitar a condensação, deve-se realizar o processo de aeração, uniformizando a temperatura e esfriando as sementes. Resumindo, você provavelmente não aerou as sementes.

 


    Tenho lido e escutado com frequência que os secadores intermitentes ou de fluxo contínuo com secagem intermitente permitem secar três a quatro cargas de sementes por dia ou remover entre 1,5 a 2,0 pontos percentuais de umidade por hora. Como tenho esse tipo de secador e o desempenho é bem inferior, gostaria de saber o que deve estar ocorrendo?

    A velocidade de secagem é função principalmente do fluxo de ar e da umidade relativa do ar. Para isso, os secadores já vêm com os ventiladores dimensionadas para fornecerem um adequado fluxo de ar, e, para uma baixa umidade relativa, aumenta-se a temperatura do ar de secagem. O que deve estar ocorrendo é a utilização de uma baixa temperatura do ar de secagem. Para estes tipos de secadores a temperatura do ar, em geral, pode ser aumentada até 60-70 graus centígrados, pois a semente irá aquecer no máximo até 40 graus centígrados. Caso não seja temperatura do ar, examine se não está ocorrendo estrangulamento do ar de secagem com a diminuição do fluxo.

 


    Estamos sendo bombardeados com informações sobre negociações entre produtores de sementes e donos de eventos patenteados que cobram uma taxa tecnológica para uso de sua invenção. Creio que o processo como um todo se justifica, entretanto, gostaria que comentassem como ficará num futuro próximo, em que haverá muitos eventos incorporados em uma só variedade?

    Atualmente, tem-se os royaties cobrados pelos obtentores de variedades, que situam-se ao redor de 5% do valor da sementes e a taxa tecnológica, que é superior pelos benefícios que proporciona. Como há poucos eventos patenteados, a taxa tecnológica ainda é superior aos royalties, porém, com a incorporação massiva de eventos patenteados em uma só variedade, a tendência é a redução da taxa tecnológica, desde quando os benefícios forem menor do que o custo. Devemos sempre ter em conta que as coisas não são obtidas de mão beijada. Caso queiramos usufruir de benefícios, estes terão um custo. Se não for assim, haverá uma distorção do sistema e todos perderão.

 


    Tenho vários lotes de sementes de soja com uma percentagem de sementes esverdeadas. Poderiam informar até que ponto devo preocupar-me com a situação?

    Sabe-se que as sementes esverdeadas possuem uma qualidade fisiológica inferior, manifestada principalmente pelo baixo potencial de armazenamento. Desta maneira, caso seus lotes apresentem mais de 10% dessas sementes, você deverá considerar o descarte desses lotes.

Compartilhar