Pensamentos e Reflexões sobre Armazenamento de Sementes III

Edição IX | 05 - Set . 2005
James Delouche-JCDelouche@aol.com
    Sementes armazenadas são o ativo mais recorrente das empresas sementeiras. Elas representam o único meio para recuperar os custos da produção de sementes. Como enfatizado nas partes anteriores deste ensaio, os passos para garantir que a qualidade das sementes será mantida durante a comercialização e semeadura devem começar bem antes delas entrarem no armazém e canais de distribuição, preferivelmente com a seleção e contratação dos produtores de sementes.                
    Em meados dos anos 60, eu e meus colegas percebemos que, enquanto a informação essencial para uma base adequada de conhecimento sobre armazenagem de sementes estava disponível para nós e para outros pesquisadores e tecnólogos da academia, ela não estava disponível e tampouco bem compreendida pelos trabalhadores e supervisores na indústria sementeira, responsáveis pela garantia e controle de qualidade. Muito da informação sobre armazenagem de sementes estava amplamente espalhado em periódicos científicos, muito específicos. Começamos, portanto, a reunir informações sobre armazenagem de sementes que sentíamos poderem estar disponíveis para os técnicos. O resultado foi um pacote de conhecimento básico sobre longevidade e armazenagem de sementes, apresentado na forma de "Preceitos da Armazenagem de Sementes". O pacote original apresentado no final da década de 60 consistia de 10 preceitos com extensa documentação e comentários, porém uma revisão subsequente e final, em 1973, combinou dois deles, reduzindo seu número para nove.                
   Os Preceitos, foram bem recebidos pelos sementeiros nos EUA e outros países, e copiado em muitos manuais de controle de qualidade. Hoje, eles parecem bastante simples e óbvios, mas sinto que ainda são um pacote informacional importante, que precisa estar na base de conhecimento das pessoas envolvidas na produção e fornecimento de sementes.
    Os Preceitos são apresentados abaixo, com um breve comentário na parte final desse ensaio sobre a armazenagem de sementes.
                 
I. Longevidade é uma característica das espécies e/ou variedade               
   Longevidade é uma característica inerente. As sementes de soja têm vida inerentemente mais curta que as de arroz.  
II. Sementes de alta qualidade são melhor armazenadas que as de baixa qualidade                  
   O meio mais eficaz de prevenir problemas de armazenagem é produzir e embalar sementes de alta qualidade. Mesmo as melhores condições de armazenagem são incapazes de recuperar as perdas na qualidade.  
III. O grau de umidade e a temperatura da semente são os fatores mais importantes que influenciam a longevidade de tipos específicos de sementes na armazenagem                                                                    A taxa dos processos deteriorativos aumenta quando o teor de umidade e a temperatura da semente aumentam.               
IV. O grau de umidade da semente é uma função da umidade relativa e, numa escala menor, da temperatura              
   As sementes são higroscópicas. Elas absorvem a umidade da atmosfera ou perdem umidade para ela até atingir um equilíbrio. 
V. O grau de umidade da semente é mais importante que a temperatura              
   O grau de umidade e a temperatura são os dois fatores mais importantes na armazenagem de sementes. Dos dois, o grau de umidade tem a maior influência sobre a longevidade da semente.                

VI. Uma diminuição de 1% no grau de umidade ou 5,5°C na temperatura quase dobra a vida da semente na armazenagem                   
   Estas duas "leis" de Harrington para a armazenagem de sementes dramatizam e focam expressamente a importância crítica do grau de umidade e da temperatura da semente na armazenagem e na longevidade da semente.               

VII. Condições secas e frias são as melhores para a armazenagem de sementes              
   Esta prescrição geral para a armazenagem das sementes suscita duas questões: quão seco e quão frio? As respostas dependem do tipo de semente, qualidade fisiológica das sementes, e a extensão do segmento de sementes embaladas ou a granel do período de armazenagem.                

VIII. A armazenagem hermética eficaz das sementes requer que o grau de umidade das sementes seja substancialmente mais baixo do que para a armazenagem aberta ou não selada                   
   A umidade relativa e o teor da umidade em equilíbrio na armazenagem selada permanecem constantes, enquanto na armazenagem não selada eles flutuam e frequentemente são reduzidos.               

IX. Saneamento e limpeza são essenciais para a armazenagem de sucesso                  
   Insetos e roedores da armazenagem devem ser mantidos fora do depósito de armazenagem das sementes.
                   
    Os Preceitos são muito básicos e bem simplistas sem a documentação, explicações, implicações e aplicações extensivas que os acompanham. Entretanto, há muito descobri que uma simples reafirmação dos assuntos ou itens da informação que parecem óbvios é muito útil para refrescar o centro do conhecimento sobre sementes que quero manter. Meus pensamentos e reflexões sobre armazenamento de sementes foram agora exauridos. Eles serão voltados para outras questões sobre sementes no próximo ensaio.
Compartilhar