Consultas

Edição VII | 06 - Nov . 2003
Equipe SEEDnews-seednews@seednews.inf.br

    Esta seção da revista SEEDNews está sendo coordenada pela equipe da área de sementes da Universidade Federal de  Pelotas

 

    Seria possível explicar por que a semente de soja semeada à tarde, caso receba uma forte chuva à noite, não emerge?

    A semente de soja, quando colocada no solo, possui ao redor de 12% de umidade e com quatro ou cinco horas de embebição irá para 16-18%. Assim, caso seja exposta a uma forte chuva, a absorção de água será muito intensa, danificando as membranas internas da semente, o que provoca lixiviação de materiais essenciais à germinação e emergência. Semente de soja protegida com produto hidrófobo previne-a dos danos de embebição, pois esta será lenta, propiciando tempo para as membranas se organizarem.

 

    Tenho curiosidade em saber o motivo pelo qual a pipoca explode e o milho não?

    Na realidade, tanto o milho como a pipoca explodem. Ocorre que a pipoca, por sua composição do amido, possui uma capacidade de expansão maior, fazendo com que a explosão seja realmente grande. Ainda sobre materiais que explodem, existe um determinador de umidade para o arroz, que é chamado pipoqueiro, pois algumas sementes de arroz expostas a altas temperaturas também explodem.

 

    Por favor, comente as razões da utilização de semente de brachiária com 40% de pureza, já que existem sementes com pureza acima de 99%.

    A principal razão de se encontrar no comércio sementes com baixa pureza é devido ao fato de o consumidor não estar ciente do valor de uma semente de alta qualidade. E, como sempre é possível baixar o preço de um produto baixando-se sua qualidade, as sementes de brachiária não fogem à regra.

 

    Estão me oferecendo sementes de sorgo que sobraram da safra passada. Gostaria de saber que cuidados devo tomar?

    As sementes de sorgo possuem alto potencial de armazenamento. Caso sejam de alta qualidade e armazenadas adequadamente (baixa temperatura e umidade), podem manter sua qualidade após 18 meses de armazenamento. Sugere-se realizar um teste de germinação momentos antes da semeadura e, se possível, também um teste de emergência a campo.

 

    Tenho observado que o milho, quando vem da lavoura, já está afetado por ataque de gorgulhos e algumas sementes estão deterioradas. Como posso resolver isso?

    O milho atinge o ponto de maturidade fisiológica com 35% de umidade e, para secar até 13%, leva em média 45 dias. Assim, é normal detectar-se a baixa qualidade do milho quando seco na lavoura até os referidos 13%. A solução é colher o milho em espiga quando tiver entre 30-35% de umidade e secá-lo ao sol ou com secador. Consegue-se detectar que o milho alcançou a maturidade fisiológica quando a semente desenvolve uma capa preta em sua extremidade.

 

    Gostaria de saber quanto tempo uma semente de soja pode permanecer num solo seco antes de perder sua capacidade de emergência?

    Primeiro, caso o solo não tenha umidade, não é aconselhável semear. Entretanto, sabe-se que uma semente de soja tratada com fungicida pode permanecer até cinco dias em solo bem seco, aguardando o momento adequado para germinar e emergir.

 

    Entendi que o ataque de inseto numa lavoura para produção de sementes de soja é mais prejudicial na fase final da maturação. Poderiam comentar?

    O ataque de insetos nos estágios iniciais da formação da semente fará com que a mesma permaneça pequena e deformada, sendo relativamente fácil separá-la nos processos de pós-colheita. Por outro lado, ataque de inseto na fase final de maturação praticamente não alterará o tamanho e a forma da semente, sendo dificílimo separar esse material nas máquinas de beneficiamento. Assim, é aconselhável controlar o inseto no campo.

 




    Qual é o cálculo que se utiliza para determinar a taxa de multiplicação de sementes, por exemplo, da classe básica para a certificada?

    Em circunstâncias normais, para uma cultivar que já está há algum tempo no comércio, o cálculo é 1:20, ou seja, para cada quilograma de semente plantada aproveita se 20 quilogramas de semente para comercializar. Na realidade, a taxa de multiplicação é muito maior, mas as perdas de campo, de beneficiamento e de manuseio, fazem com que a taxa seja relativamente baixa. Os produtores de sementes que conseguem taxas maiores do que 1:20 obtêm maiores benefícios.

Compartilhar