IRRI investe em treinamento para a produção descentralizada de sementes de arroz na Índia

IRRI investe em treinamento para a produção descentralizada de sementes de arroz na Índia

   Os agricultores de Odisha estão sendo treinados para produzir sementes de arroz mais saudáveis ​​e nutritivas, como variedades ricas em zinco, proteínas e com baixo índice glicêmico, que podem aumentar a renda, fortalecer a nutrição e a segurança alimentar e abrir novas oportunidades de mercado.

   Para muitos agricultores do estado, o acesso a sementes certificadas e de alta qualidade ainda é limitado, especialmente para variedades novas para os atores da cadeia de sementes na região. O desafio é ainda maior para as variedades de arroz mais saudáveis, onde o conhecimento é baixo e a disponibilidade de sementes é escassa. Como resultado, a adoção e a expansão dessas variedades especiais de arroz permanecem lentas.

   Para ajudar a reduzir essa lacuna, o Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI) e o Departamento de Agricultura e Empoderamento dos Agricultores de Odisha (DAFE) realizaram dois programas de Treinamento de Formadores em Bhadrak e Balangir. Os participantes incluíram organizações de produtores rurais (OPRs), agricultores progressistas e funcionários agrícolas locais.

   Em Bhadrak, 25 membros de OPRs e 15 funcionários aprenderam sobre produção científica de sementes, padrões de certificação e manejo pós-colheita. Além disso, os participantes também receberam Super Sacolas do IRRI para um armazenamento mais seguro das sementes.

   “Sementes de qualidade são vitais não apenas para uma maior produtividade, mas também para garantir a segurança alimentar”, disse o Chefe do Departamento de Agricultura do Distrito, Dwijabar Sethy.

   Enquanto isso, em Bolangir, 35 agricultores e funcionários agrícolas locais receberam treinamento sobre variedades especiais de arroz, como CR Dhan 315, DRR Dhan 45, BRRI Dhan 69 e Telangana Sona (lançadas pelo Instituto Central de Pesquisa do Arroz (CRRI), pelo Instituto de Pesquisa do Arroz de Bangladesh (BRRI) - Sementes Sem Fronteiras do IRRI e pela Universidade Agrícola Professor Jayashankar Telangana (PJTSAU)) e sobre a produção de sementes. Especialistas do Krishi Vigyan Kendra (KVK), do Instituto Regional de Treinamento e Extensão (RITE) e do IRRI também forneceram orientações sobre manejo de pragas e nutrientes, desenvolvimento de empreendimentos e conexões com o mercado. Essas variedades são o resultado de rigorosos esforços de avaliação e ampliação no âmbito do Projeto de Arroz Especial, apoiado pelo DAFE, Odisha. Em um treinamento semelhante em Ganjam, outro distrito participante do projeto, 60 participantes, em sua maioria de cooperativas de agricultores, foram capacitados como instrutores mestres em produção de sementes de qualidade. Esses profissionais capacitados ampliarão ainda mais a capacidade dos agricultores de produzir sementes de qualidade das variedades especiais de arroz preferidas.

   Autoridades afirmaram que a produção local de sementes certificadas reduzirá a escassez de sementes de qualidade, ampliará o uso dessas novas e melhores variedades especiais e oferecerá oportunidades de subsistência por meio de empresas de sementes e conexões de mercado para essas genéticas de valor agregado. Essa iniciativa é um passo importante para ampliar a produção de arroz mais saudável com maior disponibilidade de sementes.

   “Sementes de qualidade são a base da resiliência, especialmente diante da crescente variabilidade climática enfrentada pelos agricultores”, enfatizou o diretor do RITE, Shri Sudhakar Nanda.

Subject:Linha Verde

Author:IRRI

Publication date:31/10/2025 12:46:57

Share