Os indutores haploides tropicais de segunda geração do CIMMYT já alcançam 50 organizações em 18 países
O desenvolvimento de linhagens endogâmicas de elite é um pilar fundamental do melhoramento genético de milho híbrido, mas, tradicionalmente, é um processo lento e que demanda muitos recursos. Os métodos convencionais exigem de 6 a 8 ciclos de cultivo (30 a 40 meses), atrasando a entrega de variedades melhoradas aos agricultores.
A tecnologia de duplo haploide (DH) transformou esse processo, reduzindo o tempo para apenas dois ciclos de cultivo (cerca de 10 a 12 meses). Além de economizar tempo, as linhagens DH agilizam as operações de melhoramento genético e são ideais para abordagens avançadas, como a seleção genômica.
No cerne da tecnologia DH está a geração de haploides: plantas com apenas um conjunto de cromossomos. Isso é possível graças aos indutores haploides, genótipos especiais que desencadeiam a formação de haploides. No entanto, até 2012, nenhum indutor haploide adaptado a ambientes tropicais estava disponível ao público.
Para preencher essa lacuna, o CIMMYT, em parceria com a Universidade de Hohenheim, lançou a primeira geração de indutores haploides tropicalizados em 2012. Estes foram rapidamente adotados por programas de melhoramento genético públicos e privados em todo o mundo.
Com base nesse sucesso, o CIMMYT lançou uma segunda geração de indutores haploides tropicais em 2017. Essas linhagens aprimoradas oferecem maiores taxas de indução haploide e melhor desempenho agronômico. Desde o seu lançamento, elas foram acessadas por 50 organizações — 28 públicas e 22 privadas — em 18 países, impulsionando significativamente a adoção de DH em regiões tropicais e fortalecendo o melhoramento genético global de milho.
Atualmente, os indutores haploides tropicais de segunda geração do CIMMYT continuam sendo as linhagens de melhor desempenho disponíveis em domínio público. Eles são livremente acessíveis a qualquer organização por meio de um Acordo de Transferência de Material (MTA).
Para consultas específicas, entre em contato com o Dr. Vijay Chaikam através de: V.Chaikam@cgiar.org