O VII Curso de Identificação de Sementes e Propágulos para o Comércio no Brasil reúne participantes de seis estados brasileiros

O VII Curso de Identificação de Sementes e Propágulos para o Comércio no Brasil reúne participantes de seis estados brasileiros

   O VII Curso de Identificação de Sementes e Propágulos para o Comércio no Brasil foi realizado nos dias 5 e 6 de julho de 2025, no Instituto de Ciências Biológicas (UFG), Campus Samambaia (Goiânia), reunindo participantes de seis estados brasileiros: Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Ministrado pelo professor Edson Ferreira Duarte , o curso contou, entre os inscritos, com  a partição de estudantes, analistas de sementes, fiscais agropecuários, professores e pesquisadores, reforçando o caráter técnico e multidisciplinar da iniciativa.

   A realização do curso contou com o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG/ICB), por meio de seus estudantes e técnicos, além da parceria da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) e de seu Comitê Técnico de Sementes Florestais (CTSF), e da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE), que colaboraram para mais uma edição bem-sucedida do evento.

Avaliação positiva dos participantes

   De acordo com a avaliação dos participantes, o curso se destacou por três principais aspectos: a diversidade de canais pelos quais os participantes tomaram conhecimento do evento; o atendimento das expectativas, o que resultou em alta taxa de recomendação; e a abordagem sobre morfologia de sementes, considerada um diferencial que promove autonomia na identificação e busca por informações.

   Segundo o professor, o grau de compreensão dos temas abordados e o nível de satisfação geral foram considerados positivos, embora alguns analistas tenham demonstrado interesse mais específico em espécies daninhas nocivas toleradas e proibidas. No entanto, o curso possui uma abordagem mais ampla, com foco em sementes florestais, ornamentais, medicinais, de grandes culturas, entre outras aplicações.

Depoimentos

   Os participantes destacaram a importância do curso e ressaltaram que a experiência contribuiu significativamente para a identificação de diferentes sementes, colaborando tanto com as rotinas de análise laboratorial quanto com a atuação na docência do ensino superior.

2882.jpg 63.86 KB


   "Gostei bastante da atividade de identificação de sementes. Foi algo diferente e aprendi muito! O professor Edson explica tudo muito bem, com paciência e de um jeito que fica fácil de entender. Isso fez toda a diferença,"  Maria Rita Pedro Moratto, Agromen Sementes Agrícolas.

   "O curso foi para mim de grande importância, pois através dele consegui identificar diferentes sementes, vindo colaborar com minhas atividades diárias em análise de sementes e também na docência do ensino superior," Norma Schlickmann Lazaretti, Unise

   "Foi uma ótima experiência! O professor Edson tem muito conhecimento na área e tem uma ótima didática! Gostei da estrutura do curso, com bastante prática, toda a equipe muito atenciosa. Aprendi bastante,” Melissa Yurie Toguchi, MAPA/LASO/LFDA-GO

Subject:Eventos

Author:ABRATES

Publication date:11/07/2025 12:11:57

Share