ISTA promoveu um workshop internacional sobre detecção de insetos em lotes de sementes na França
Nos dias 4 e 5 de março, o GEVES recebeu 30 participantes de vários países para discutir métodos de detecção de insetos em amostras de sementes. A relação entre pragas de insetos e sementes é um problema crescente, e os países estão impondo restrições cada vez mais rígidas à importação de lotes de sementes. Todos os anos, os laboratórios recebem solicitações para detectar insetos em amostras, refletindo uma necessidade real de encontrar métodos de detecção eficazes.
Este workshop internacional foi projetado para fornecer uma oportunidade para discussões construtivas sobre este problema comum. O 1º dia foi dedicado a uma série de palestras sobre as questões específicas de insetos-praga de sementes e sobre os resultados obtidos durante o projeto especial financiado pelo ISTA, com uma descrição dos diferentes métodos testados e suas vantagens.
O 2º dia foi dedicado a workshops práticos. Isso permitiu que os participantes praticassem diferentes métodos, como inspeção visual, peneiramento, uso de armadilhas e radiografia. Além disso, graças à presença de um especialista em entomologia, os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma introdução à identificação de insetos, como bruquídeos e gorgulhos.
Finalmente, o workshop terminou com uma mesa redonda para promover o debate sobre as necessidades, vantagens e desvantagens dos métodos e sua aplicabilidade.
Esses dois dias foram uma oportunidade real para explorar, questionar e descobrir um novo aspecto da qualidade das sementes. Um relatório completo das principais discussões será fornecido ao ISTA em breve. Ele deve ajudar a definir direções futuras para o desafio de detectar e identificar insetos em amostras de sementes.