A próxima safra de soja do Paraguai terá maior disponibilidade de sementes certificadas

A próxima safra de soja do Paraguai terá maior disponibilidade de sementes certificadas

   A Associação Paraguaia de Produtores de Sementes (Aprosem) indicou que haverá maior disponibilidade de sementes para a próxima safra de plantio de soja. O setor projeta uma produção que abrange 80 mil hectares e comercializará todo o volume através de cerca de 35 empresas.

   A estimativa da área plantada representa um aumento significativo em relação aos anos anteriores e o crescimento reflete o compromisso do setor em aumentar a qualidade e a quantidade de sementes disponíveis aos produtores nacionais, segundo a gerente geral do sindicato, Dólia Garcete, no relatório da União dos Sindicato de Produção (UGP).

   Nos últimos anos, a produção de sementes abrangeu cerca de 70 mil hectares no Paraguai, gerando cerca de 1.700.000 sacos de soja, pelo que a expectativa para esta época será superar esse valor. Na safra 2022/2023, um total de 36 empresas produziram 70 mil toneladas da oleaginosa, cobrindo apenas 40% da área de plantio do país.

Sementes de origem legal

   Garcete afirmou que ainda existe uma lacuna significativa entre a quantidade de sementes produzidas e a quantidade de sementes certificadas disponíveis. “Não sabemos a origem das sementes utilizadas em 60% da área plantada”, disse, sublinhando a importância de os produtores conhecerem os benefícios da utilização de sementes de origem legal, que passaram por controles de organismos e por um processo de rastreabilidade.

   Da mesma forma, disse que apesar do crescimento esperado, o setor necessita de maiores controles por parte das autoridades para combater a comercialização de grãos que não possuem certificação, nem são controlados pelo Serviço Nacional de Qualidade e Fitossanidade (Senave). Da mesma forma, falta maior divulgação sobre as vantagens desta produção que conta com controles de campo e laboratório que garantem alta densidade de plantio.

*Esta notícia foi publicada pela “La Nación” e pode ser acessada em seu idioma original através de: https://www.lanacion.com.py/negocios/2024/08/18/nueva-campana-sojera-tendra-mayor-disponibilidad-de-semillas-certificadas/

Subject:Sementes

Author:La Nación

Publication date:19/08/2024 11:47:29

Share