Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja do CESB volta a romper patamares

Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja do CESB volta a romper patamares

   Realizado anualmente pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), o Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja visa reconhecer os melhores sojicultores do país nos sistemas: irrigado e sequeiro. Equipes técnicas do CESB auditam e analisam lavouras de todo o país, as quais tem a Missão de produzir mais no mesmo espaço.

   Ano a ano, os produtores têm rompido patamares de produtividade do Desafio CESB, buscando alavancar a média da produção nacional, a qual se apresenta atualmente, entre 50 sacas por hectare.

   O décimo sexto Fórum Nacional de Máxima Produtividade de Soja contou com mais de seis mil inscritos em, aproximadamente, 1.100 municípios de 20 estados.

   “O concurso abrangeu 3,9 milhões de hectares, com mais de 980 áreas auditadas, sendo que 481 produziram mais de 90 sacas por hectare”, ressalta o presidente do Cesb, Marcelo Habe.

   O título desta edição foi para o produtor Karl Milla e o consultor Rafael Managó, da Fazenda Mariedda, em Candói, no Paraná. Eles alcançaram a impressionante marca de 138,95 sacas por hectare na área auditada.

Karl Milla.jpg 126.36 KB


   A propriedade conta com 5.681 hectares, dos quais 1.509 são dedicados à soja. Nesta safra, a média produtiva de toda a área cultivada com a oleaginosa foi igualmente impressionante: 93,75 sacas.

   De acordo com o produtor, os diferenciais para a conquista foram a rotação de culturas, a escolha da cultivar e semeadura na época ideal, a qualidade físico-química do solo, além do monitoramento constante e o suporte e assistência técnica.

   O número de produtividade campeã deste ano é 3,3% superior ao progresso na 15ª edição do Fórum Nacional de Máxima Produtividade de Soja, quando o campeão atingiu 134,46 sacas de soja por hectare.

   Já o Campeão Nacional em Categoria Irrigada foi do produtor Silvio Maluta e do consultor Robson Diogo Ribeiro dos Santos, os quais alcançaram 133,79 sacas de soja por hectare na Fazenda Fratelli em São Paulo (Itapeva).

Silvio Maluta.jpg 111.04 KB


Subject:Linha Verde

Author:Equipe SEEDnews

Publication date:26/07/2024 12:36:54

Share