Basso foi recém nomeada em Rotterdam, na Holanda, durante o Congresso Mundial de Sementes, organizado pela ISF, que comemorou seus 100 anos. Ao longo da Assembleia Geral da organização, os planos para o ano de 2024 foram aprovados e novos líderes foram escolhidos.
A partir de agora, Arthur Santosh Attavar, da Índia, será o presidente, além da diretoria argentina. Felizmente, os tempos mudaram. Antigamente, havia poucas mulheres nos conselhos de administração. Basso afirmou que mais mulheres ocupam cargos importantes no setor hoje. “Ainda somos poucas, mas tenho confiança de que em um futuro próximo, serão mais”, afirmou.
E acrescentou: “Meu foco agora é conectar o nacional com o internacional, na integração da Argentina com a região, em como ajudar nosso país a partir desse outro lugar”.
Devido à linha de sucessão, Basso, se tornará a presidente da ISF em 2026, tornando-se a primeira mulher presidente na história de mais de um século da ISF.
Basso ocupou o cargo de presidente da Associação Argentina de Produtores de Sementes (ASA) de 2019 a 2023. Ela também dirige a “Basso Semillas” como CEO desde 2011, uma empresa familiar fundada em 1931 que produz e vende sementes de diversas espécies.