Inovação tecnológica em sementes, o ponto de encontro entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Nação e a Associação de Produtores de Sementes da Argentina (ASA)
O encontro representa um compromisso de cooperação para produzir a melhor tecnologia genética em sementes e aproveitar os recursos naturais que a Argentina possui.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Nação (SAGyP), chefiado pelo secretário Fernando Vilella, e a Associação dos Produtores de Sementes Argentinos (ASA), realizaram uma reunião para aprofundar as transformações que o setor de sementes traz para a Argentina. O encontro contou com a presença de governantes e empresários da ASA, entidade que reúne mais de 80 empresas.
O secretário Fernando Vilella destacou o encontro com o setor e enfatizou a necessidade de transformação da realidade econômica do país juntamente com o setor agroindustrial como parte fundamental da solução. Destacou o papel estratégico da semente e sublinhou o reconhecimento da propriedade intelectual como catalisador do progresso econômico; daí a proposta de incorporar a adesão à UPOV 1991 (União Internacional para a Proteção de Novas Obtenções Vegetais) no projeto de lei geral. Vilella afirmou que duplicar as exportações implica uma mudança na matriz produtiva, onde o setor privado desempenha um papel crucial.
Pedro Vigneau, Subsecretário de Fortalecimento Produtivo e Sustentável, destacou a importância de “oferecer aos produtores a melhor tecnologia genética disponível para aproveitar os recursos naturais do país”.
Por seu lado, Cláudio Dunan, presidente do Instituto Nacional de Sementes (INASE), destacou a importância do Instituto no desenvolvimento da bioeconomia e sublinhou a necessidade de reforçar a sua capacidade de fiscalização para proteger os investimentos no desenvolvimento genético.
Nicolás Gear, presidente da ASA, expressou seu apoio à iniciativa do governo de inserir a Argentina na UPOV 1991, destacando a importância da inovação e da sustentabilidade no desenvolvimento agrícola. Ao mesmo tempo, destacou a necessidade de promover o crescimento do setor e dar especial ênfase às virtudes do produtor argentino.
Alfredo Paseyro, diretor executivo da ASA, destacou a necessidade de duplicar a produção através da inovação e do trabalho qualificado e insistiu na importância de promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental da agricultura argentina.
Também participaram em nome do SAGyP Pablo Nardone, Subsecretário de Bioeconomia e Inovação; Germán Di Bella, subsecretário de Agricultura; e Patricio Naveyra, diretor de Comunicação e Imprensa.
Como parte da delegação da ASA também estiveram presentes Juan Erdmann, Federico Garat, Horacio Oyhanarte (Bayer); Lysandro Galíndez (Syngenta); Alexander Fried (gênero); Julian Echazarreta (ACA); Mark Lawrence (Dom Mário); Inácio Rosasco (Stine); Magdalena Sosa Belaustegui (BASF); Victoria Serigos (Tribunal); Verônica Vallini (Limagrain); e Hugo Previgliano (RAGT).