Grupo Matsuda expande fábrica de Minas Gerais com tecnologia de ponta
Ao completar 75 anos, o Grupo Matsuda inaugura a expansão de sua unidade fabril de Minas Gerais, em São Sebastião do Paraíso, dentro do conceito de “indústria 4.0”, que representa a convergência da automação industrial, incluindo inteligência artificial, internet das coisas, robótica, entre outras. Em essência, a “indústria 4.0” emprega soluções tecnológicas inteligentes no ambiente fabril, com o principal objetivo de promover melhoria contínua nos processos, visando à obtenção de maior produtividade, sempre em paralelo com a qualidade e segurança alimentar de animais e de pessoas.
A nova planta do Grupo é uma planta 2 em 1, pois consta da mesma estrutura física uma planta de suplementos minerais independente e outra de núcleos e premixes. Integra o projeto uma torre de última geração, projetada e construída para otimizar a produção. O projeto, desenvolvido sob medida, foi especificamente adaptado às necessidades de formulação e produção do Grupo Matsuda, com a capacidade de 400 toneladas por turno/dia.
A nova planta conta ainda com moinho de alta produtividade e baixo ruído, equipado com sistema de filtros que permitem o controle de fluxo e temperatura de moagem ideais, essenciais para preparação da matéria prima de maneira eficiente. Elevadores e redlers autolimpantes trabalham conduzindo a matéria prima e insumos em conjunto, com válvulas borboleta para manter o fluxo de matéria prima da produção com precisão, sem interrupções e sem contaminação cruzada.
Um elevador monta-cargas, construído de forma robusta, facilita o transporte e abastecimento de insumos e produtos de forma eficaz e segura.
Em conformidade com as normas de segurança e boas práticas, escadas, guarda corpos, corrimãos e plataformas garantem acesso a um ambiente de trabalho seguro. Com uma abordagem eficiente de projeto, uma construção robusta e a implementação de tecnologia elétrica e de automação de ponta, essa instalação está perfeitamente preparada para impulsionar tanto a produção quanto a qualidade dos produtos Matsuda.
As ensacadeiras da linha nutrição e da linha de premixes são de boca aberta e possuem capacidade de ensaque de 14 sacos por minuto, com pesos precisos. Ambas também contam com regulagem automática de peso, relatórios de produção com média de peso, produtividade/hora e ajustes por fórmulas. O sistema também possui equipamento de costura automático e conta com datador automático de embalagens com capacidade de datar 40 sacos por minuto.
O empaletamento robotizado é todo automatizado e conta com vira e tomba saco, esteira com rolo quadrado, mesa pressora e magazine de pallet automático. A célula de carga kuka contêm duas garras, que fazem o empaletamento perfeito das linhas de nutrição e de núcleos e premixes.
Todos esses sistemas são de última geração e, na nova planta, foram usados equipamentos de ponta controlando produção e níveis automaticamente.
Essa é somente a fase 1 do projeto de expansão da Matsuda Minas. As novas fases, que virão nos próximos meses, englobam a nova linha de Alimento PET, assim como novas instalações de Sementes e Laboratório. Tudo com o objetivo de entregar a melhor qualidade ao cliente.
Subject:Negócios
Author:Grupo Matsuda
Publication date:13/11/2023 11:55:24