Equipe desvenda ainda mais o papel das vagens de soja na fotossíntese
Uma equipe da Universidade de Illinois determinou que as vagens de soja desempenham um papel vital no processo fotossintético da planta e contribuem significativamente para o rendimento da soja.
Imagine isto: você está saboreando uma tigela de edamame verde. Mas você já parou para se perguntar por que essas vagens são verdes? Afinal, muitas vezes associamos a clorofila, pigmento responsável por sua cor, à fotossíntese nas folhas. Bem, segure seu edamame porque a pesquisa conduzida por uma equipe da Universidade de Illinois revelou uma resposta surpreendente. Acontece que a clorofila nas vagens da soja desempenha um papel vital no processo fotossintético da planta e contribui significativamente para o rendimento da soja.
Muitas pessoas estudam a fotossíntese nas folhas das plantas, mas como as vagens e sementes imaturas (edamame) das plantas de soja também são verdes, elas estão recebendo clorofila e também devem ser estudadas.
"Meu projeto foi originalmente focado em otimizar a eficiência fotossintética reduzindo os níveis de clorofila foliar, que excedem a capacidade de produção das folhas", disse Young Cho, principal autor e pesquisador de pós-doutorado do Projeto Realizando Maior Eficiência Fotossintética (RIPE). “Observei as vagens verdes da soja e me perguntei sobre seu papel, mas tínhamos dúvidas sobre a extensão da contribuição das vagens devido à sua localização abaixo do dossel superior.”
Ao contrário das vagens de soja, os grãos de cevada e os grãos de trigo estão no topo de suas respectivas plantas, portanto, estudos anteriores mostrando que eles têm um efeito significativo no rendimento não foram surpreendentes. O que Cho e a equipe do Ort Lab descobriram, e recentemente publicado na Plant Physiology, foi que a fotossíntese de vagens e sementes responde por notáveis 13% do peso final da semente (rendimento) e nove por cento da fotossíntese geral que ocorre no dossel da soja.
“Vagens e sementes que contribuem para o processo de fotossíntese, mesmo sob o dossel nas atuais condições agrícolas, é uma descoberta substancial”, disse Cho. “Esta pesquisa abre novos caminhos para a compreensão da importância das vagens de soja nos processos fotossintéticos, desafiando as noções convencionais e oferecendo novos insights para otimizar a produtividade da planta.”
Este trabalho faz parte do Realizing Added Photosynthetic Efficiency (RIPE), um projeto de pesquisa internacional que visa aumentar a produção global de alimentos por meio do desenvolvimento de culturas alimentares que transformam a energia do sol em alimentos de forma mais eficiente com o apoio da Fundação Bill & Melinda Gates, Foundation for Food & Agriculture Research, U.K. Foreign, Commonwealth & Development Office, e Bill & Melinda Gates Agricultural Innovations.
O próximo passo da equipe para o trabalho é examinar até que ponto as vagens da soja absorvem dióxido de carbono (CO2) e liberam oxigênio, principalmente em comparação com as folhas da planta.
REFERÊNCIA:
Impact of pod and seed photosynthesis on seed filling and canopy carbon gain in soybean