EMBRAPA lança livro em comemoração aos 50 anos de história

EMBRAPA lança livro em comemoração aos 50 anos de história

   Neste ano, a EMBRAPA completa 50 anos de história no Brasil. Com isso, o livro “Brasil em 50 alimentos” foi lançado para evidenciar o maravilhoso crescimento em produção e diversidade vegetal nas últimas 5 décadas. 

   A partir da criação da Embrapa, em 1973, a agricultura brasileira passou a ser movida à ciência, numa das mais fantásticas sagas transformadoras vividas no país. Tendo como personagem principal um agricultor ágil e empreendedor, criou-se um sistema robusto de inovação agropecuária, reunindo instituições públicas, associações, assistência técnica e extensão rural, cooperativas, empresas e o produtor rural. E foram milhares de soluções de todo tipo que foram surgindo ao longo dos anos.
   
   A produção agrícola aumentou 400% entre 1975 e 2020. Multiplicamos por nove a safra de grãos: de 30 milhões de toneladas, em 1973, para cerca de 271 milhões de toneladas na safra 2021/2022.

   Nestes últimos 50 anos, a Embrapa e seus parceiros desenvolveram sistemas produtivos, softwares, equipamentos, cultivares, processos agropecuários e agroindustriais e raças melhoradas.

   A maioria das tecnologias produzidas foram incorporadas a diferentes sistemas de produção, de variados tamanhos e tipos de propriedade, por todo o Brasil e em outras nações do cinturão tropical. Nessa trajetória, foram fundamentais a inclusão produtiva, o desenvolvimento, e a transferência e adoção por produtores dessas tecnologias, em diferentes níveis tecnológicos. Hoje, qualquer alimento consumido no país tem a ciência como ingrediente.

   Dentro do livro, os leitores encontrarão detalhes sobre 50 alimentos importantes para o brasileiro, abordando os detalhes nutricionais e produtivos desde o abacate até o vinho!

   Segundo o livro, “é possível destacar três grandes conjuntos de conhecimentos adotados para a mudança e que sintetizam a capacidade brasileira de inovação agropecuária: a transformação de grandes extensões de solos ácidos e de baixa fertilidade em solos férteis, particularmente nos Cerrados; a tropicalização e a adaptação de plantas e de animais originários de todas as partes do mundo aos biomas brasileiros; e o desenvolvimento de uma plataforma de práticas conservacionistas e sustentáveis inéditas que incluem os sistemas integrados e a fixação biológica de nitrogênio”.

Exemplo do Arroz
 
   A área cultivada com arroz no país diminuiu 2,89 vezes entre 1973 e 2022, passando de 4,79 milhões para 1,66 milhão de hectares. Contudo, nesse período, a produção aumentou 1,48 vez, saltando de 7,16 milhões de toneladas em 1973, para 10,63 milhões de toneladas na safra 2021/2022. Esse aumento de produtividade e resultado da adoção de tecnologias poupa-terra, ou seja, soluções que permitem o aumento da produção sem expansão da área cultivada.

Arroz 50 anos EMBRAPA.jpg 100.56 KB

Arroz 50 anos EMBRAPA 2.jpg 115.66 KB


   Celso Moretti, atual Presidente da EMBRAPA, conclui que “o mundo conta com o Brasil para garantir a segurança alimentar global. Nosso país tem na agropecuária um dos setores mais pujantes e inovadores da economia nacional. É fundamental estarmos preparados. Temos grande responsabilidade também com milhões de produtores que precisam de conhecimento e tecnologia!”

Subject:Linha Verde

Author:Equipe SEEDnews

Publication date:16/05/2023 19:10:02

Share