EMBRAPA lança livro em comemoração aos 50 anos de história
Neste ano, a EMBRAPA completa 50 anos de história no Brasil. Com isso, o livro “Brasil em 50 alimentos” foi lançado para evidenciar o maravilhoso crescimento em produção e diversidade vegetal nas últimas 5 décadas.
A partir da criação da Embrapa, em 1973, a agricultura brasileira passou a ser movida à ciência, numa das mais fantásticas sagas transformadoras vividas no país. Tendo como personagem principal um agricultor ágil e empreendedor, criou-se um sistema robusto de inovação agropecuária, reunindo instituições públicas, associações, assistência técnica e extensão rural, cooperativas, empresas e o produtor rural. E foram milhares de soluções de todo tipo que foram surgindo ao longo dos anos.
A produção agrícola aumentou 400% entre 1975 e 2020. Multiplicamos por nove a safra de grãos: de 30 milhões de toneladas, em 1973, para cerca de 271 milhões de toneladas na safra 2021/2022.
Nestes últimos 50 anos, a Embrapa e seus parceiros desenvolveram sistemas produtivos, softwares, equipamentos, cultivares, processos agropecuários e agroindustriais e raças melhoradas.
A maioria das tecnologias produzidas foram incorporadas a diferentes sistemas de produção, de variados tamanhos e tipos de propriedade, por todo o Brasil e em outras nações do cinturão tropical. Nessa trajetória, foram fundamentais a inclusão produtiva, o desenvolvimento, e a transferência e adoção por produtores dessas tecnologias, em diferentes níveis tecnológicos. Hoje, qualquer alimento consumido no país tem a ciência como ingrediente.
Dentro do livro, os leitores encontrarão detalhes sobre 50 alimentos importantes para o brasileiro, abordando os detalhes nutricionais e produtivos desde o abacate até o vinho!
Segundo o livro, “é possível destacar três grandes conjuntos de conhecimentos adotados para a mudança e que sintetizam a capacidade brasileira de inovação agropecuária: a transformação de grandes extensões de solos ácidos e de baixa fertilidade em solos férteis, particularmente nos Cerrados; a tropicalização e a adaptação de plantas e de animais originários de todas as partes do mundo aos biomas brasileiros; e o desenvolvimento de uma plataforma de práticas conservacionistas e sustentáveis inéditas que incluem os sistemas integrados e a fixação biológica de nitrogênio”.
Exemplo do Arroz
A área cultivada com arroz no país diminuiu 2,89 vezes entre 1973 e 2022, passando de 4,79 milhões para 1,66 milhão de hectares. Contudo, nesse período, a produção aumentou 1,48 vez, saltando de 7,16 milhões de toneladas em 1973, para 10,63 milhões de toneladas na safra 2021/2022. Esse aumento de produtividade e resultado da adoção de tecnologias poupa-terra, ou seja, soluções que permitem o aumento da produção sem expansão da área cultivada.
Celso Moretti, atual Presidente da EMBRAPA, conclui que “o mundo conta com o Brasil para garantir a segurança alimentar global. Nosso país tem na agropecuária um dos setores mais pujantes e inovadores da economia nacional. É fundamental estarmos preparados. Temos grande responsabilidade também com milhões de produtores que precisam de conhecimento e tecnologia!”
Subject:Linha Verde
Author:Equipe SEEDnews
Publication date:16/05/2023 19:10:02