Novos países da Ásia e do Pacífico aderem à iniciativa "Sementes sem Fronteiras"

Novos países da Ásia e do Pacífico aderem à iniciativa "Sementes sem Fronteiras"

   Durante o workshop de dois dias sobre “Sementes sem Fronteiras”, nove países da Ásia e do Pacífico assinaram um acordo para fortalecer o setor de sementes da região.

   O “Seeds Without Borders” é um acordo regional de política de sementes que acelera a distribuição de variedades modernas de arroz entre países da Ásia, particularmente no sul e sudeste da Ásia. Em 2014, o International Rice Research Institute (IRRI) facilitou o acordo assinado pela Índia, Bangladesh e Nepal. Até o momento, o acordo também inclui Butão, Camboja e Sri Lanka.

   Este ano, Filipinas, Vietnã e Fiji estão se juntando ao acordo. Fiji é o primeiro país insular do Pacífico a se juntar ao “Seeds Without Borders”, marcando a expansão do acordo do sul e sudeste da Ásia para as ilhas do Pacífico.

   Na terça-feira, altos funcionários agrícolas de Bangladesh, Butão, Camboja, Fiji, Índia, Nepal, Filipinas, Sri Lanka e Vietnã assinaram um acordo chamado “Protocolo de Discussão de Thimpu” que ajudaria a melhorar o processo de implementação dos acordos anteriores sob “Seeds Without Fronteiras”, como as que foram assinadas em Dhaka, Bangladesh (2013) e Katmandu, Nepal (2014), e Siem Reap, Camboja (2017).

   Entre os pontos de discussão discutidos em Thimphu está como cada país poderia trabalhar em conjunto com o IRRI, que atua como articulador do acordo. O último acordo também pretende adicionar raízes, tubérculos e frutíferas aos atuais abrangidos pelo acordo, como arroz e outros cereais, leguminosas, sementes oleaginosas, hortaliças, cana-de-açúcar e culturas de fibras.

   “O Butão está honrado em fazer parte do Seeds Without Borders, pois este acordo é fundamental para implementar os programas do país para alcançar a segurança alimentar e nutricional. Também ajudaria o sistema alimentar do Butão a se tornar autossuficiente, produtivo, diversificado, resiliente e sustentável”, disse H. E. Lyonpo Yeshey Penjor, Ministro do Governo Real do Ministério da Agricultura e Florestas do Butão. O Butão é um dos organizadores do workshop junto com o IRRI.

   “O IRRI atua como mediador deste acordo regional de compartilhamento de sementes há quase uma década e vimos como as políticas eficientes e eficazes de compartilhamento de sementes entre os países desempenham um papel importante na transformação de seus sistemas agroalimentares. O acesso a uma seleção diversificada de recursos genéticos, variedades de culturas melhoradas e inteligentes em relação ao clima permite que as nações enfrentem melhor os desafios em seus sistemas agroalimentares”, disse o diretor geral do IRRI, Jean Balié.

   Enquanto isso, a implementação dos Protocolos de Discussão de Thimphu teve início em 23 de novembro de 2022. Sempre que necessário, um país membro pode obter o endosso do respectivo governo. Em caso de circunstâncias imprevistas, os países membros reservam-se o direito de retirar-se com consentimento mútuo.

   Doadores como o Centro Australiano de Pesquisa Agrícola Internacional, Fundação Bill e Melinda Gates, Banco Mundial, Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, Fundação Syngenta, Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB), ADBi e o Fundo de Desenvolvimento SAARC participaram do workshop.

Subject:Sementes

Author:IRRI - Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz

Publication date:28/11/2022 12:40:49

Share