Uma semente para a adversidade, uma para os pássaros e uma para produzir uma planta

Edição VIII | 03 - Mai . 2004
James Delouche-JCDelouche@aol.com
   Para o titulo da segunda parte do meu ensaio “A qualidade da semente não é sempre o problema, escolhi um velho ditado dos agricultores americanos. Este ditado lembrava aos agricultores que eles deveriam semear três sementes para cada planta desejada, porque havia uma grande probabilidade de que uma sucumbiria às condições climáticas adversas (o frio), uma outra sucumbiria aos perigos biológicos (os pássaros), enquanto se esperava que a terceira semente iria sobreviver, germinar, emergir e desenvolver-se em uma planta. Este antigo ditado reconhecia que muitos outros fatores, além da baixa qualidade das sementes, pode contribuir para os fracassos na emergência dos cultivos - que a qualidade das sementes não é sempre o problema.              
   Três das principais condições desfavoráveis encontradas no estabelecimento de estande de cultivos de importância econômica foram discutidos na primeira parte deste ensaio: temperaturas desfavoráveis do solo, umidade deficiente ou excessiva do solo e impedimento mecânico devido a formação de crostas. Existem diversos outros fatores desfavoráveis ao estabelecimento dos cultivos, que são discutidos a seguir.       
         
    Problemas bióticos               
   O solo onde as sementes são semeadas apresenta um grande e variável componente biológico, que consiste em fungos, bactérias, nematóides, insetos e mesmo alguns tipos de animais que, sob certas condições, atacam as sementes no solo e/ou as plântulas em emergência. Este ataque pode ser favorecido por temperaturas desfavoráveis e níveis de umidade que atrasem a germinação e emergência, assim como pela baixa qualidade física e fisiológica das sementes utilizadas.               
    Protetores químicos de sementes constituem-se na defesa mais comumente utilizada contra os microorganismos de solo que atacam sementes. O papel do dano mecânico na suscetibilidade das sementes ao ataque de microorganismos é importante, sendo sementes danificadas mais suscetíveis ao ataque deletério dos microorganismos do solo, assim como as sementes de baixo vigor e sementes deterioradas. Mesmo sementes de alta qualidade podem sucumbir ao ataque de microorganismos em solos que estejam frios ou quentes demais, assim como excessivamente secos ou úmidos.               
    Sistemas de produção visando a conservação do solo, como o preparo mínimo ou o plantio direto, têm sido recentemente desenvolvidos e adotados, parecendo aumentar o problema de estabelecimento da cultura. Primeiro, os sistemas de produção visando a conservação do solo não criam condições tão favoráveis para a germinação e emergência como os sistemas convencionais de preparo do solo, com lavração. Segundo, existem usualmente grandes diferenças nos componentes bióticos do ambiente do solo de um sistema de produção com lavração e outro sem lavração. Os microorganismos e insetos envolvidos na decomposição da matéria orgânica, por exemplo, são muito mais abundantes e ativos nos sistemas de preparo mínimo e de ausência de preparo do solo. Por estas razões, para algumas culturas como a soja, o uso de produtos químicos protetores e considerado de importância crítica nos sistemas de produção de conservação do solo.      
         
    Resíduos químicos               
    Uma variedade de produtos químicos são introduzidos no microambiente do solo onde estão as sementes para fornecer nutrientes, controlar plantas daninhas, controlar insetos e nematóides, alterar a acidez do solo, reduzir a salinidade, e um grande número de outros propósitos. Alguns desses produtos podem afetar adversamente a germinação quando colocados em contato com as sementes. Mais importantes, contudo, sao os efeitos diretos e residuais dos herbicidas. Uso impróprio de herbicidas, em termos de época de aplicação e semeadura, pode apresentar resultados desastrosos. A rotação de culturas pode expor sementes de culturas suscetíveis a atividade residual de um herbicida seletivo usado para o cultivo anterior.      
         
    Miscelânea de causas               
    Existem outras causas de problemas no estabelecimento das culturas que chamo de miscelânea, que não são tão freqüentes e são mais comumente o resultado de práticas agrícolas inadequadas. Uma emergência pobre pode resultar da semeadura muito profunda ou rasa demais, de atraso na irrigação quando a umidade é deficiente, de uma preparação de solo inadequada, e assim por diante. Um bom e atento gerenciamento é a principal defesa contra estes tipos de problemas de estabelecimento de estande. 
               
    Soluções             
   A estratégia para evitar os efeitos adversos das temperaturas desfavoráveis de solo é não plantar cedo demais ou tarde demais. A solução para a deficiência de umidade e a irrigação, se esta estiver disponível e for economicamente viável, enquanto a solução para o excesso de umidade e a melhoria da drenagem, que poderia ou não ser executável e economicamente viável. Além de um bom gerenciamento da propriedade agrícola, a mais técnica e financeiramente efetiva defesa contra os problemas no estabelecimento da lavoura é o uso de sementes de boa qualidade tratadas com um protetor químico recomendado na dosagem apropriada. Assim, a qualidade da semente não é sempre o problema, sendo quase sempre u m a parte da solução.
 
Compartilhar