Tamanho da letra A- A+


DOUTORADO

Tratamento de sementes de milho com inseticidas foi o tema defendido por Nevio Pasin, profissional de sementes da empresa Dow AgroScience, dedicado à área de milho, em sua tese de Doutorado. Ele identificou em seu trabalho o efeito benéfico do vigor no armazenamento das sementes tratadas. Há uma crescente conscientização dos diretores de empresas sementeiras de que a formação pode fazer uma grande diferença na empresa, principalmente nestes dias em que o agricultor está solicitando cada vez mais sementes de alta qualidade.

INFORMAÇÃO

A Associação Paulista dos Produtores de Sementes (APPS) registra, há mais de duas décadas, o comércio de sementes de milho das empresas. As informações são referentes ao tipo milho que é comercializado (híbrido simples, triplo e duplo ou variedade) local, safra-safrinha, quantidade e empresa. As informações são de responsabilidade das empresas, enquanto o geral é organizado por Cassio Camargo (único com acesso ao todo), secretário executivo da APPS.

CAPACITAÇÃO

Defendeu tese de mestrado profissional Edson Carlos Page, responsável pela produção de sementes da Cooperativa C.Vale. O tema da tese versou sobre o histórico da produção de sementes de soja na Cooperativa, relacionando a participação dos diversos obtentores. Num prazo de dez anos, alguns que possuíam mais de 20% de participação possuem atualmente menos de 1%. Já as cultivares, que eram de ciclo médio-longo, atualmente são, na grande maioria, de ciclo precoce.

MONTANDO EQUIPE


Com a compra da divisão de sementes de soja e algodão da Bayer relacionada com a tecnologia LibertyLink, a BASF deu um grande impulso em seu negócio de sementes no país. A empresa já possuía um bom programa de sementes de arroz e em soja e mantém parceria com Embrapa. A iniciativa vai requerer a montagem de uma boa equipe de profissionais, a fim de proporcionar ao agricultor materiais à altura do renome da empresa.

EVENTO

A Aprosmat, mantendo sua tradição de buscar novidades para o setor de sementes de soja, participou, em dezembro último, da reunião anual da ASTA (American Seed Trade Association). Neste ano, o destaque foi as novas tecnologias para soja e milho que estão sendo lançadas nos EUA. A piramidação com cinco eventos por cultivar/híbrido já é uma realidade para o mercado norte americano. A informação permite uma melhor preparação para o recebimento das novas tecnologias.

PROFISSIONALISMO

Testemunhando a evolução da empresa e com grande contribuição para o seu sucesso, Andréa Abelaira de Castro acaba de completar 20 anos de serviços prestados à SEEDnews. Ela realiza vários trabalhos importantes, entretanto sua fortaleza está na comunicação, a qual realiza com naturalidade. Os parceiros que visitam a SEEDnews ratificam esta percepção. As empresas necessitam de bons colaboradores para evoluírem. (Foto com a revista de novembro de 1997).

SEMENTE DE SOJA

A Embrapa-Soja acaba de realizar o tradicional curso sobre produção de sementes de soja para mais de 100 profissionais que atuam no setor. Com o cultivo da soja em mais de 34 milhões de hectares, a produção e o comércio de sementes são importantes processos, nos quais a qualidade é elemento de diferenciação entre os produtores de sementes. Atualizações são importantes para acompanhar a evolução das tecnologias.

REESTRUTURAÇÃO

A empresa RiceTec, dedicada à criação e comercialização de sementes de arroz híbrido, acaba de realizar duas grandes modificações, uma referente a produção de sementes – que será realizada somente com três linhas, devido às mudanças climáticas que afetam a produção de sementes com duas linhas –, e a outra concernente à área gerencial, que deixará de ter um diretor geral. À frente destas mudanças esteve Ricardo Bendzius, reconhecido profissional na área.

LP SEMENTES

Este é o nome da empresa resultante da compra da divisão de sementes de milho da Dow Agroscience pelas chinesas Long Ping e Citic Agrifund. Para facilitar a operação, vários profissionais da antiga empresa foram contratados, como é o caso de Vitor Cunha, com larga experiência na área. Esta operação irá colocar no mercado de sementes de milho um novo player com capacidade de investimento, no qual são essenciais profissionais de reconhecido conhecimento.

ESPECIALIZAÇÃO

O curso de Especialização por tutoria à distância em Sementes, oferecido pela UFPel desde 1985, acaba de realizar o primeiro encontro do curso de 2017/18. Esse curso é indicado para profissionais que atuam na área de sementes e que possuem dificuldades em se ausentar de seus locais de trabalho por período superior a uma semana. Atualmente, o curso é executado totalmente pela Universidade.

NOVA DIRETORIA

o empresário da Sementes Oilema, Celito Missio, assumiu no início deste ano a presidência da Associação dos Produtores de Sementes de Soja dos Estados do Matopiba (APROSEM). A entidade atua na representação do setor em cinco estados do Norte/Nordeste, tendo um representante de cada estado na nova diretoria. Celito atua no negócio sementes desde a década de 1980 e é um dos fundadores da ABRASS. A SEEDnews deseja-lhe sucesso.

RIGRANTEC

Em novembro último, a Rigrantec esteve presente no 3º Congresso Mundial de Bioestimulantes, em Miami-EUA, como patrocinadora. Em seu estande foram recebidos clientes, fornecedores e muitos interessados em negócios com o Brasil e com a empresa, pioneira nos produtos e derivados à base de algas, aminoácidos e ácidos húmicos, produzidos e comercializados desde 1999. A Rigrantec se fez representar pelo diretor Nelson Azambuja e pelo gerente de Negócios Vinicius Py Camargo.

COAMO

A SEEDnews teve oportunidade de visitar a cooperativa Coamo e de participar de uma reunião com o grupo técnico da cooperativa. A Coamo é a maior cooperativa agropecuária na América Latina, com mais de 25.000 associados e faturamento anual superior a 10 bilhões de reais. Na oportunidade, realizamos visita ao laboratório de sementes, no qual mais de 10.000 amostras são analisadas anualmente, com destaque para o teste de vigor que será realizado em todas as amostras de soja a partir de 2018, como também à UBS, com capacidade para 400.000 sacos de sementes. Foto - Francisco Ayala (Cool seed), José Aroldo Gallassini (presidente da Coamo), Silmar Teichert Peske(SEEDnews) e Aquiles Dias (Coamo)

LABORATÓRIO DE SEMENTES

Em janeiro de 2011, a SEEDnews visitou a Embrapa-Soja onde uma área havia sido reservada para construção de um laboratório de sementes. Em dezembro de 2017, a SEEDnews teve oportunidade de novamente visitar a entidade e, com satisfação, constatou que o laboratório de sementes foi realmente construído e aparelhado, realizando trabalhos de patologia, fisiologia e tecnologia de sementes, além de realizar um intenso programa de treinamento de pessoal. As atividades sementeiras da Embrapa-Soja são uma referência nacional.

TREINAMENTO

As empresas Castrolanda, Lagoa Bonita Sementes e Sementes Cerrado de Cima acabam de realizar um treinamento conjunto em sementes para seus operadores de UBS na cidade de Itaberá-SP. As tecnologias de secagem, beneficiamento e armazenamento de sementes evoluíram bastante nos últimos tempos e, aliado à rotatividade de pessoal, o treinamento torna-se indispensável.

PESSOAL

Gloverson Moro, professional com formação de melhorista, desenvolvendo suas funções na empresa Syngenta e representante da ABRASEM junto ao comitê de melhoramento da International Seed Federation, acaba de se transferir para Mineapolis- USA, para desempenhar, , na Syngenta, a importante função de responsável pela área de desenvolvimento de sementes para a América do Norte. Gloverson, foi um dos pesquisadores com forte atuação nos estágios iniciais da liberação dos OGM no Brasil com seus conhecimentos científicos sobre o assunto. A SEEDnews deseja-lhe sucesso em seus novos desafios.

publicidade



53 3225.2255 - seednews@seednews.inf.br