Tamanho da letra A- A+


TREINAMENTO

A empresa SLC Agrícola, com forte atuação no ramo de soja e algodão, entrou recentemente na produção e comercialização de sementes de soja. Neste sentido, programou um conjunto de cursos sobre vários aspectos da produção e tecnologia de sementes. O primeiro curso foi sobre produção de sementes abordando aspectos de qualidade, implantação de campos, inspeção, proteção, maturação e colheita. Num mercado competitivo como da semente de soja, a qualidade e quantidade são essenciais para o sucesso.

NOVA SEDE

Com a presença de diversas autoridades e representantes do setor sementeiro de Santa Catarina, a APROSESC inaugurou sua nova sede em Campos Novos. A região foi escolhida por ser a maior produtora de sementes do estado. Durante o evento, foi apresentada a nova campanha institucional, intitulada “A força do campo nasce da semente”. O objetivo é engajar os produtores de sementes de SC em um movimento de conscientização dos agricultores sobre as consequências negativas do uso de sementes ilegais.

INVESTIMENTO

A empresa Biotrigo, com sede em Passo Fundo-RS, líder na criação de desenvolvimento de novas cultivares de trigo, acaba de aumentar suas instalações físicas para melhor atender as demandas de pesquisa. É evidente que o sucesso da pesquisa possui uma estreita relação com a habilidade profissional dos melhoristas, entretanto adequadas estruturas físicas ajudam a acelerar o processo de criação e desenvolvimento. Os irmãos André Rosa e Otoni Rosa Filho estão prestando um grande serviço ao país na criação de novas cultivares de trigo.

EXPORTAÇÃO

A empresa LS, dedicada a equipamentos para tratamento de sementes, acaba de firmar uma parceria com a Syngenta Rússia para a exportação de unidades móveis de TIS. Com esta aliança, a LS inicia sua participação no competitivo mercado europeu e asiático.

TRATAMENTO DE SEMENTES

A Syngenta acaba de promover mudanças em seu Seedcare Institute (SCI) - Brasil, promovendo Leandro Trafane a Gerente Geral do SCI – Guadalajara - México. Para Substituir Trafane, o SCI está trazendo, da área comercial, Adhemar de Oliveira Junior, que será o Gerente de Aplicação e Qualidade de Tratamento de Sementes em Holambra- SP. Ambos os profissionais possuem larga experiência profissional, com mestrado na área de sementes, e com certeza desempenharão exitosamente suas funções dentro da empresa.

GERMOPLASMA DE SOJA

A SEEDnews teve oportunidade de visitar o centro de pesquisa da Embrapa/Soja, em dezembro último. Entre os vários locais visitados, destaca-se o banco de germoplasma, com mais de 50.000 acessos, oriundos do Brasil e do exterior, principalmente do centro de origem na Ásia. Estes acessos, constituídos de poucas sementes e armazenados a uma temperatura abaixo de 0oC, estão disponíveis aos programas nacionais de melhoramento vegetal.

TRADIÇÃO

A empresa Sementes Germinex, de Costa Rica – MS, acaba de completar 40 anos no mercado de sementes de soja, com continuo crescimento em qualidade e quantidade de sementes. Possui licenciamento de 05 obtentores para comercializar suas sementes, que de acordo com o sócio administrador Emmanuel Six, é adequado para atender as necessidades de seus clientes. Foto: Emmanuel Six em dia de campo.

PROPRIEDADE INTELECTUAL

A Seed Association of the Americas (SAA) acaba de nomear Christian Pflug, da Dow AgroScience, como líder do comitê de propriedade intelectual. A SAA possui uma ação proativa no sentido de reconhecer a propriedade intelectual de quem cria e desenvolve novas e melhores cultivares. Na região, é um assunto bastante discutido, sendo que vários países estão no processo de aperfeiçoar suas leis referentes a matéria. Nestes tempos em que o melhoramento vegetal é conduzido, em sua maioria, pela iniciativa privada, é essencial um retorno pecuniário para quem investiu.

CAPACITAÇÃO

Willian José Darounch, responsável técnico da empresa de sementes Uniggel, acaba de defender sua dissertação de mestrado profissional na UFPel, sobre esfriamento de sementes de soja. Os resultados ratificaram outras pesquisas, em que sementes esfriadas permanecem por longo espaço de tempo com seu processo de deterioração minimizado. Por outro lado, sementes armazenadas no sistema convencional perdem sua qualidade em pouco meses.

MESTRADO PROFISSIONAL

Ivanir Maia da Silva, secretário-executivo da Aprosem, esteve recentemente na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a fim de acompanhar o andamento do processo de implementação do curso de mestrado profissional, via convênio com sua entidade. Os trâmites estão nos estágios finais, estimando-se a implementação do primeiro curso para agosto de 2018. A demanda para este tipo de capacitação é enorme, pois possibilita que profissionais aprofundem seus conhecimentos sem perder o vínculo empregatício. Foto: Ivanir Maia da Silva, Dirceu Agostineto (diretor da FAEM) e Geri Meneghello (professor do curso).

LOGÍSTICA

Uma das grandes evoluções no comércio de sementes de soja no Brasil está sendo o uso de “big bag” com capacidade de 1000 kg ou cinco milhões de sementes. Estima-se que a adoção seja superior a 50% da demanda. Considerando uma taxa de utilização de sementes de 65% e uma densidade de semeadura de 50kg/ha, de uma área total de 34 milhões de hectares, a demanda total para este tipo de embalagem é superior a um milhão de unidades/ano.

FEIJÃO

A Embrapa Arroz e Feijão acaba de lançar o feijão BRS FC 104, posicionado como sendo super precoce com ciclo de 65 dias e do tipo Carioca. A Embrapa é a principal entidade de pesquisa para feijão, cuja importância pode ser mensurada seu pelo cultivo no país ultrapassando a três milhões de hectares por ano, com um consumo por pessoa superior a 15kg/ano. Há produtores de sementes licenciados pela Embrapa para comerciar as sementes nos estados do PR, GO, MG, BA, MT e DF.

COORDENAÇÃO

A Abrasem acaba de constituir o comitê dos secretários executivos das associações estaduais de sementes, cuja coordenação está na pessoa de Andreia Bernabé, da Aprosmat. As associações estaduais de sementes realizam um importante trabalho junto aos produtores de sementes e aos demais atores da cadeia de sementes, como obtentores, pesquisadores e os agricultores. Promovem o uso de mais e melhores sementes. Andreia, com sua larga experiência, proatividade e capacidade de trabalho, com certeza fará um grande trabalho frente ao comitê.

BIOTECNOLOGIA

A doutoranda Leticia Winke Dias, a qual colabora com as notícias de Biotecnologia da SEEDnews há quatro anos, acaba de iniciar uma bolsa de doutorado sanduiche na França, no INRA de Avignon. Irá pesquisar os efeitos do estresse por alagamento na qualidade fisiológica das sementes. Experiência internacional com exposição a diferentes sistemas de trabalho, enfoque, cultura e costumes traz grandes benefícios a quem se expõe.

CONTROLE DE QUALIDADE

O dr. Nevio Pasin assume como líder de qualidade de sementes de soja da Dow AgroScience/Pioneer, cujo laboratório central fica em Planaltina-DF. O controle de qualidade envolve vários aspectos científicos e tecnológicos, assim como de gestão e logística. Profissionais qualificados são essenciais para liderar este processo. Sucesso a Nevio Pasin nesta importante função.

SORGO

A empresa Agropastoril Jotabasso, dedicada à produção e comercialização de sementes de soja, milho e sorgo, acaba de firmar parceria com a empresa Innovative Seed Solution para produzir e comercializar sementes de sorgo. O produtor de sementes necessita estar atualizado sobre as tendências de mercado, para melhor atender aos seus clientes (agricultores). Estima-se que o mercado de sementes de sorgo (híbrido) seja superior a dois milhões de hectares.

publicidade



53 3225.2255 - seednews@seednews.inf.br