Tamanho da letra A- A+


NIDERA

Rafael Carmona foi empossado como diretor comercial da empresa Nidera. A empresa possui forte inserção nos mercados do Brasil e do Paraguai com seus materiais de soja. Carmona, com sua formação e experiência profissional, certamente realizará um ótimo trabalho na empresa. O mercado é dinâmico e exige profissionais com uma boa visão de negócio e das tendência tecnológicas.

TRATAMENTO SEMENTES

Assumiu como gerente da Bayer SeedGrowth, Márcia Cristina Terzian Dobashi. Terá a função de promover o tratamento industrial de sementes (TIS) da empresa, com suporte aos produtores de sementes em relação a equipamento, produto e serviço. O TIS no Brasil já ultrapassa a 30% da semente comercializada de soja.

TRADIÇÃO

A Abrates, criada em 1979, foi considerada pelo governo como entidade sem fins lucrativos. Para isso, as atividades da entidade devem ser meticulosas e suas prestações de contas claras. Neste sentido, registra-se o trabalho do professor Manoel de Souza Maia, como presidente das assembleias gerais que a entidade realiza a cada dois anos para analisar e aprovar os relatórios. O docente presidiu as últimas 12 assembleias da entidade.

SEEDnews

Fazem 20 anos que a SEEDnews foi lançada no Congresso Brasileiro de Sementes. Na vigésima edição do evento, realizada recentemente, alguns exemplares foram distribuídos aos participantes. O importante foi constatar que os assuntos abordados na Edição Zero estavam ainda atualizados, como direito dos melhoristas, semente certificada, semente sintética e perdas na colheita. Foi emocionante verificar que os colaborados da SEEDnews nessa edição, Doris Groth, Antonio E. Loreiro da Silva, Elton Hammer, José Rozalvo Andrigueto e Ivo Carraro, estavam presentes no XX CBS de 2017. É importante ter objetivos claros e bem definidos para alcançar patamares mais altos e se manter em atividade.

LIVRO

Foi lançado recentemente o livro “Princípios da Pós-Colheita de Grãos e Sementes”, com autoria de Marcos Paulo Ludwig. A obra, escrita e ilustrada de forma bastante elucidativa, aborda aspectos de limpeza, classificação, transporte, secagem, aeração e armazenamento. Parabéns ao autor, que é professor do ensino superior. Contato: marcos.ludwig@ibiruba.ifrs.edu.br

CERTIFICAÇÃO DE SEMENTES

Tomou posse como diretor executivo da Fundação Pro-Sementes, o dr. Alexandre Levien. Ele terá a função de manter e aumentar o serviço de certificação que a entidade oferece aos produtores de sementes, entre outras atividades. A certificação de sementes por terceiros está aumentando no país, a partir da maior percepção do agricultor de que a qualidade da semente tem forte impacto na produtividade de sua lavoura. A SEEDnews deseja sucesso a seu antigo colaborador.

IDENTIFICAÇÃO DE SEMENTES

Foi com satisfação que a SEEDnews registrou o pôster da dra Doris Groth no XX CBS, no qual mostrava aos participantes o seu trabalho de identificação de sementes. Com vários trabalhos publicados, ela é considerada uma das maiores especialistas em morfologia de sementes. Foi bom verificar que continua contribuindo com a ciência e tecnologia do país.

APROSMAT

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) acaba de empossar como seu presidente Gutemberg Carvalho Silveira. O executivo é originário da área de sementes de forrageiras tropicais, sendo proprietário da empresa Sementes Boa Forma. Gutemberg é atuante no sistema de sementes e, com certeza, levará a entidade à inserção que merece. A Aprosmat faz parte do sistema Abrasem.

ABRATES

Os doutores Francisco Krzyzanowski e Fernando Hening foram reconduzidos, respectivamente, como presidente e vice-presidente da Abrates para o triênio 2017/20. A entidade edita a revista Seed Science and Tecnology e o boletim informativo, ambos em dia, como também realiza o Congresso Brasileiro de Sementes e vários cursos de atualização em sementes. A Abrates consolida-se cada vez mais e, com certeza, continuará assim nos anos vindouros.

BRÓCOLIS


A empresa Sakata Seed Sudamerica coordenou recentemente a 5a Edição da Brocoli Consumption Conference, em Atibaia-SP. A ênfase esteve voltada aos benefícios nutricionais e em toda versalidade de consumo de brócolis. A Sakata é líder de mercado de sementes de brócolis híbrido. O consumo de hortaliças está crescendo com a conscientização de sua importância na saúde.

PARAGUAI

A Associação Paraguaia dos Produtores de Sementes (Aprosemp) realizou, em agosto último, o seu 20º Congresso de Sementes, com a participação de toda cadeia de sementes. Os temas principais foram qualidade de semente e produtividade, direito dos melhoristas, e avanços tecnológicos. O Paraguai possuía até 2015 o melhor programa de sementes em nível mundial e agora, em 2017, mantém em negociação um acordo entre os atores da cadeia de sementes. A SEEDnews teve oportunidade de participar do evento.

RASTREABILIDADE

Em recente visita à SEEDnews, o dr. Alexandre Gazolla salientou que o processo de rastreabilidade está em crescente adoção entre os produtores de sementes no Brasil. Isto indica a profissionalização do setor, com uma mensagem de seriedade para o agricultor. Sem dúvida, o conhecimento traz em seu bojo confiança entre as partes.

ANÁLISE DE SEMENTES

O presidente da associação dos laboratórios de sementes dos Estados Unidos e Canadá, Randy Crowl, em sua participação no recente Congresso Brasileiro de Sementes, salientou que o Brasil é um dos países que mais adota as inovações tecnológicas, principalmente na área de fisiologia de sementes. Inclusive, há um livro editado nos Estados Unidos com sete autores, sendo três brasileiros.

PESSOAL

A empresa Limagrain acaba de contratar a dra Cristine Thomaz Saravia como responsável pela área de controle de qualidade de semente. Cristine possui larga experiência na área e com certeza irá corresponder aos anseios da empresa. A Limagrain, com origem do sistema cooperativo francês, atua no mercado de sementes de milho, soja e trigo, com programa de melhoramento próprio.

FORRAGEIRA

A Unipasto, através de seu diretor executivo Marcos Roveri José, aproveitou a vigésima edição do CBS para promover a sua mais recente cultivar de brachiaria: Ipypora. A Unipasto é uma parceria de sucesso entre produtores de sementes de forrageiras e a Embrapa, vários cultivares já foram lançadas nos últimos anos. O Brasil é um grande exportador de sementes de forrageiras tropicais.

PRODUTIVIDADE

A SEEDnews teve oportunidade de entrevistar o ganhador da produtividade da soja de 2016/17 do CESB, o eng. agrônomo Marcos Antônio Seitz e seu pai. Na competição, obteve 149sc/ha na parcela de avaliação, a qual foi conduzida com tudo que a cultura da soja requer. Entretanto, sua família cultiva 1100 ha de soja em escala comercial, na qual obteve 79sc/ha, praticamente 50% a mais do que a média nacional de 55 sc. Além da soja, também cultiva milho, cultura em que obteve uma produtividade de 13,5t/ha, praticamente o dobro da média nacional. Estes números indicam que a produtividade nacional, tanto de soja como milho, pode aumentar bastante. Parabéns ao Marcos Antônio.

publicidade



53 3225.2255 - seednews@seednews.inf.br